13649
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Carta de leitor: Descobrindo o gênero

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Fundamental sobre o gênero carta ao leitor

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mirian Carla Neiva Borges da Silva

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Mirian Carla Neiva
Mentor: Priscila Almeida
Especialista: Heloísa Jordão


Título da aula:
Carta de leitor: Descobrindo o gênero

Finalidade da aula: Conhecer o gênero textual Carta do leitor bem como sua função social.

Ano: 3º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Carta do leitor

Objetos do conhecimento: Reconstrução das condições de produção e recepção de textos /estratégias de leitura

Prática de linguagem: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Habilidade da BNCC:EF15LP01, EF15LP02 

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero carta do leitor e no campo de atuação vida pública.
A aula faz parte do módulo de Leitura/escuta (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários: Equipamento necessário para projeção ou papel para cartaz, caso não houver disponibilidade para projeção dos slides.

Dificuldades antecipadas: Reconhecer características semelhantes nos textos analisados.

Referências sobre o assunto: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1156-4.pdf

http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/PRODUCAO_ESCRITA-prof.pdf

https://www.youtube.com/watch?v=OVpi0qCRXGU

MACIEL, Débora Amorim G. da Costa. A palavra é sua leitor! Carta do leitor. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008.p. 147 – 158.

Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf


Código: LPO3_06SQA01

(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 3º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas