13649
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Carta de leitor: Descobrindo o gênero

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Fundamental sobre o gênero carta ao leitor

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mirian Carla Neiva Borges da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Documentos (tutorial disponível aqui).

- Material para a atividade:
Texto: Introdução, disponível aqui.

- Opcionais: Google Formulários (tutorial disponível aqui);
Google Meet (tutorial disponível aqui).

Introdução
Compartilhe os dois textos em um documento do Google. Oriente os alunos, pelo WhatsApp, a colocarem suas opiniões através de comentários, levantando hipóteses sobre o gênero. Siga as orientações do plano.

Desenvolvimento
Crie dois formulários: um com os textos e as perguntas principais, sugeridas nas orientações do plano, e outro com o quadro proposto na atividade. Oriente-os em áudio pelo WhatsApp quanto ao preenchimento do quadro, seguindo as orientações do plano. Se preferir, organize uma videochamada via Meet ou Zoom para fazer essa atividade coletivamente. Compartilhe os textos através de sua tela e faça as perguntas propostas nas orientações. Em seguida, apresente o quadro e faça o preenchimento coletivamente, compartilhando sua tela, apresentando o quadro e registrando nele as respostas dos alunos.

Fechamento
Compartilhe o quadro proposto no slide de fechamento do plano com as orientações em um documento do Google, para que cada aluno tenha um espaço determinado para acrescentar suas opiniões. Se preferir, envie as orientações por áudio, através do WhatsApp.

Convite às famílias
Convide os familiares a participarem do estudo do gênero compartilhando como eles usavam as cartas pessoais e qual a importância delas.

Sugestão Enviada Por: Priscila Almeida


Código: LPO3_06SQA01

(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 3º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas