Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Documentos (tutorial disponível aqui).
- Material para a atividade:
Texto: Introdução, disponível aqui.
- Opcionais: Google Formulários (tutorial disponível aqui);
Google Meet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Compartilhe os dois textos em um documento do Google. Oriente os alunos, pelo WhatsApp, a colocarem suas opiniões através de comentários, levantando hipóteses sobre o gênero. Siga as orientações do plano.
Desenvolvimento
Crie dois formulários: um com os textos e as perguntas principais, sugeridas nas orientações do plano, e outro com o quadro proposto na atividade. Oriente-os em áudio pelo WhatsApp quanto ao preenchimento do quadro, seguindo as orientações do plano. Se preferir, organize uma videochamada via Meet ou Zoom para fazer essa atividade coletivamente. Compartilhe os textos através de sua tela e faça as perguntas propostas nas orientações. Em seguida, apresente o quadro e faça o preenchimento coletivamente, compartilhando sua tela, apresentando o quadro e registrando nele as respostas dos alunos.
Fechamento
Compartilhe o quadro proposto no slide de fechamento do plano com as orientações em um documento do Google, para que cada aluno tenha um espaço determinado para acrescentar suas opiniões. Se preferir, envie as orientações por áudio, através do WhatsApp.
Convite às famílias
Convide os familiares a participarem do estudo do gênero compartilhando como eles usavam as cartas pessoais e qual a importância delas.
Sugestão Enviada Por: Priscila Almeida
Código: LPO3_06SQA01
(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes