13648
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 8º ano > Leitura

Plano de aula - Análise de textos: leitura e comparação de notícias I

Plano de aula de Inglês com atividades para 8o ano do EF sobre Análise de textos: leitura e comparação de notícias I

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Nathália Gasparini

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google Meet;
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Drive.

Opcionais:
- Google Maps.

Context
Antes do encontro síncrono, compartilhe a atividade e as orientações para realizá-la no ambiente virtual de aprendizagem ou no WhatsApp. Solicite, ainda, que os estudantes encontrem no Google Maps os lugares citados. No encontro, faça a correção com a turma e peça que compartilhem o que descobriram sobre esses lugares.

Input
Ainda no encontro, exiba o slide com a manchete e as imagens do texto, e faça as perguntas de leitura e contextualização, pedindo que os estudantes verbalizem suas hipóteses a partir dessa primeira leitura e das palavras utilizadas na atividade anterior.

Faça a leitura do texto completo, fazendo pausas para formular as perguntas de leitura com a turma, de acordo com as orientações.

Encaminhe o texto completo e divida a turma em dois grupos: um grupo de alunos receberá as perguntas relacionadas aos parágrafos 1, 2 e 3, enquanto o outro receberá as relacionadas aos parágrafos 4, 5 e 6. Solicite que escrevam as respostas no caderno e, antes do próximo encontro síncrono, procurem colegas do mesmo grupo (síncrona ou assincronamente) para comparar suas respostas e, se necessário, ajustá-las.

No encontro seguinte, retome as perguntas e solicite que os integrantes de cada grupo leiam suas respostas. Faça a correção solicitando que os estudantes apontem, no texto, palavras, trechos e expressões que os ajudaram na formulação das respostas. Saliente que, para a próxima atividade, é importante que ambos os grupos de alunos tenham compreendido as respostas dos colegas.

Output
Exiba o slide. Os estudantes podem fazer a atividade no caderno ou em um Google Docs criado para isso, individualmente, antes do próximo encontro.

Feedback
No encontro síncrono, corrija a atividade e proceda à retomada das aprendizagens de acordo com as orientações.

Convite às famílias
Os familiares podem ser convidados a compartilhar o que sabem sobre os lugares citados no texto e a auxiliar os estudantes na identificação da localização através do Google Maps.

Sugestão Enviada Por: Nathália Gasparini


Código: ING8_02UND11

(EF08LI08) Analisar, criticamente, o conteúdo de textos, comparando diferentes perspectivas apresentadas sobre um mesmo assunto.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura do 8º ano:

MAIS AULAS DE Inglês do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas