Guia de intervenções
Plano de Aula
Plano de aula: Padrões e sequências
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Investigando padrões em sequencias
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Fernanda Machado Pinheiro
Mentor: Carla Simone de Albuquerque
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
Reconhecer o padrão de uma sequência numérica ou figurativa e expressá-lo usando escrita corrente ou uma representação simbólica.
Objetivos específicos
Investigar o padrão de uma sequência, para determinar o termo faltante na sua continuidade e expressar um termo qualquer, verbalmente e por escrito, utilizando escrita não algébrica.
Conceito-chave
Sequências e padrões.
Recursos necessários
- Caderno, lápis e borracha;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Investigar o padrão de uma sequência, para determinar o termo faltante na sua continuidade e expressar um termo qualquer, verbalmente e por escrito, utilizando escrita não algébrica.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivos
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia os objetivos para a turma.
Propósito: Compartilhar os objetivos da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Faça a proposta da atividade para a turma em clima de brincadeira, motivando-os e envolvendo a todos. Leia o enunciado da atividade, certificando-se de que todos entenderam o comando. Projete a primeira sequência para a turma ou apresente a sequência em um cartaz. Peça para que levantem a mão quando terminarem. Observe a resposta de todos. Peça a um aluno que compartilhe sua resposta na lousa dizendo que quem escreveu a mesma letra marcou um ponto. Registre nas suas anotações pessoais, os nomes de quem não escreveu corretamente e também o que escreveu como resposta. Se possível, pergunte como pensou para chegar nesta resposta.
Propósito: Perceber que uma sequência é formada por termos a partir de um padrão.
Discuta com a turma:
- As letras apresentadas estão numa sequência?
- Quais são os termos da sequência?
- Qual é o padrão de formação desta sequência?
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Leia o enunciado da atividade para turma, mantendo o clima de brincadeira. Projete a segunda sequência para a turma, ou apresente a sequência em um cartaz. Peça que levantem a mão quando terminarem. Observe a resposta de todos. Peça a um aluno que compartilhe sua resposta na lousa dizendo que quem escreveu os mesmos números marcou um ponto. Registre os nomes de quem não escreveu os números corretos e também o que escreveu como resposta. Se possível, pergunte como pensou para chegar nesta resposta.
Propósito: Perceber que uma sequência é formada por termos a partir de um padrão.
Discuta com a turma:
- Os números apresentados estão numa sequência?
- Quais são os termos da sequência?
- Qual é o padrão de formação desta sequência?
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Leia o enunciado da atividade para turma, mantendo o clima de brincadeira. Projete a terceira sequência para a turma ou apresente a sequência em um cartaz. Peça para que levantem a mão quando terminarem. Observe a resposta de todos. Peça a um aluno que compartilhe seu desenho na lousa dizendo que quem fez o mesmo desenho marcou um ponto. Registre os nomes de quem não escreveu os números corretos e também o que escreveu como resposta. Se possível, pergunte como pensou para chegar nesta resposta.
Encerre a brincadeira perguntando quem marcou 3 pontos, e depois 2, e depois 1, e quem não marcou pontos. Não constranja aqueles que não quiserem se manifestar, mas peça à turma aplausos para todos que participaram da atividade.
Propósito: Perceber que uma sequência é formada por termos a partir de um padrão.
Discuta com a turma:
- As figuras apresentadas estão numa sequência?
- Quais são os termos da sequência?
- Qual é o padrão de formação desta sequência?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Para realização desta atividade, sugerimos que os alunos estejam em duplas. Organize as duplas e peça que respondam individualmente a primeira pergunta e discutam na dupla a partir da segunda pergunta e, assim, resolvam a Parte A da atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução.
Propósito: Investigar o padrão de uma sequência para determinar o termo faltante na sua continuidade, expressando-o por meio de escrita não algébrica.
Discuta com a turma:
- As figuras apresentadas estão numa sequência?
- Quais são os termos da sequência?
- Qual é o padrão de formação desta sequência?
Materiais complementares
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Ainda em duplas, peça que leiam e resolvam a Parte B da atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução.
Propósito: Investigar o padrão de uma sequência numérica para determinar o termo faltante na sua continuidade, expressando-o por meio de escrita não algébrica.
Discuta com a turma:
- Como são os termos da sequência?
- Qual é o padrão de formação desta sequência?
- É possível descobrir quais termos desta sequência?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Concluindo esta atividade, é importante que os alunos pensem em como expressar o termo de uma sequência a partir do padrão de formação identificado mesmo que por meio de linguagem não algébrica. A discussão pode iniciar nas duplas e continuar numa roda de conversa onde uma frase seja construída coletivamente, expressando uma síntese da turma. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução.
Propósito: Investigar o padrão de uma sequência para determinar o termo faltante na sua continuidade, expressando-o por meio de escrita não algébrica.
Discuta com a turma:
- O que seu colega (e você também, é claro), precisa saber para calcular qualquer termo desta sequência?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Os alunos discutiram a solução nas duplas, mas neste momento é importante compartilhar com a turma todas as diferentes estratégias utilizadas para encontrar a solução, mesmo aquelas que tenham fracassado em algum momento. Neste e nos próximos slides, apresentamos uma possibilidade, talvez a mais recorrente, mas sugerimos que utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos outras formas e possibilidades de resolução. Apresentar estes slides para os alunos é uma possibilidade, mas será muito mais produtivo discutir as soluções apresentadas pelos próprios alunos.
Lembre-se de que, nesta atividade, os alunos deverão reconhecer a organização das figuras numa sequência e investigar o seu padrão de formação, para então desenhar a figura faltante na continuidade da sequência. Com este propósito, uma possibilidade é comparar as duas primeiras figuras, depois a segunda e a terceira, e assim por diante, investigando um padrão que possibilite também a formação das demais figuras, incluindo o desenho da Figura 5.
Propósito: Compartilhar diferentes estratégias utilizadas para a solução do problema e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Como você pensou para descobrir o padrão de formação da sequência e assim desenhar o termo faltante?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Os alunos discutiram a solução nas duplas, mas neste momento é importante compartilhar com a turma todas as diferentes estratégias utilizadas para encontrar a solução, mesmo aquelas que tenham fracassado em algum momento. Neste e nos próximos slides, apresentamos uma possibilidade, talvez a mais recorrente, mas sugerimos que utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos outras formas e possibilidades de resolução. Apresentar estes slides para os alunos é uma possibilidade, mas será muito mais produtivo discutir as soluções apresentadas pelos próprios alunos.
Lembre-se de que, nesta atividade, os alunos deverão reconhecer a organização das figuras numa sequência e investigar o seu padrão de formação, para então desenhar a figura faltante na continuidade da sequência. Com este propósito, uma possibilidade é comparar as duas primeiras figuras, depois a segunda e a terceira, e assim por diante, investigando um padrão que possibilite também a formação das demais figuras, incluindo o desenho da Figura 5.
Propósito: Compartilhar diferentes estratégias utilizadas para a solução do problema e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Como você pensou para descobrir o padrão de formação da sequência e assim desenhar o termo faltante?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Os alunos discutiram a solução nas duplas, mas neste momento é importante compartilhar com a turma todas as diferentes estratégias utilizadas para encontrar a solução, mesmo aquelas que tenham fracassado em algum momento. Neste e nos próximos slides, apresentamos uma possibilidade, talvez a mais recorrente, mas sugerimos que utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos outras formas e possibilidades de resolução. Apresentar estes slides para os alunos é uma possibilidade, mas será muito mais produtivo discutir as soluções apresentadas pelos próprios alunos.
Lembre-se de que, nesta atividade, os alunos deverão reconhecer a organização das figuras numa sequência e investigar o seu padrão de formação, para então desenhar a figura faltante na continuidade da sequência. Com este propósito, uma possibilidade é comparar as duas primeiras figuras, depois a segunda e a terceira, e assim por diante, investigando um padrão que possibilite também a formação das demais figuras, incluindo o desenho da Figura 5.
Propósito: Compartilhar diferentes estratégias utilizadas para a solução do problema e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Como você pensou para descobrir o padrão de formação da sequência e assim desenhar o termo faltante?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Os alunos discutiram a solução nas duplas, mas neste momento é importante compartilhar com a turma todas as diferentes estratégias utilizadas para encontrar a solução, mesmo aquelas que tenham fracassado em algum momento. Neste e nos próximos slides, apresentamos uma possibilidade, talvez a mais recorrente, mas sugerimos que utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos outras formas e possibilidades de resolução. Apresentar estes slides para os alunos é uma possibilidade, mas será muito mais produtivo discutir as soluções apresentadas pelos próprios alunos.
Lembre-se de que, nesta atividade, os alunos deverão reconhecer a organização das figuras numa sequência e investigar o seu padrão de formação, para então desenhar a figura faltante na continuidade da sequência. Com este propósito, uma possibilidade é comparar as duas primeiras figuras, depois a segunda e a terceira, e assim por diante, investigando um padrão que possibilite também a formação das demais figuras, incluindo o desenho da Figura 5.
Propósito: Compartilhar diferentes estratégias utilizadas para a solução do problema e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Como você pensou para descobrir o padrão de formação da sequência e assim desenhar o termo faltante?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Os alunos discutiram a solução nas duplas, mas neste momento é importante compartilhar com a turma todas as diferentes estratégias utilizadas para encontrar a solução, mesmo aquelas que tenham fracassado em algum momento. Neste e nos próximos slides, apresentamos uma possibilidade, talvez a mais recorrente, mas sugerimos que utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos outras formas e possibilidades de resolução. Apresentar estes slides para os alunos é uma possibilidade, mas será muito mais produtivo discutir as soluções apresentadas pelos próprios alunos.
Lembre-se de que, nesta atividade, os alunos deverão reconhecer a organização dos números numa sequência e investigar o seu padrão de formação, para então descobrir os termos sorteados para cada um. Com este propósito, uma possibilidade é comparar os dois primeiros números, depois o segundo e o terceiro, e assim por diante, investigando um padrão que possibilite também escrever os demais números, incluindo o 5º termo.
Propósito: Compartilhar diferentes estratégias utilizadas para a solução do problema e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Como você pensou para descobrir o padrão de formação da sequência e assim escrever o termo faltante?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Os alunos discutiram a solução nas duplas, mas neste momento é importante compartilhar com a turma todas as diferentes estratégias utilizadas para encontrar a solução, mesmo aquelas que tenham fracassado em algum momento. Neste e nos próximos slides, apresentamos uma possibilidade, talvez a mais recorrente, mas sugerimos que utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos outras formas e possibilidades de resolução. Apresentar estes slides para os alunos é uma possibilidade, mas será muito mais produtivo discutir as soluções apresentadas pelos próprios alunos.
Lembre-se de que, nesta atividade, os alunos deverão reconhecer a organização dos números numa sequência e investigar o seu padrão de formação, para então descobrir os termos sorteados para cada um. Com este propósito, uma possibilidade é comparar os dois primeiros números, depois o segundo e o terceiro, e assim por diante, investigando um padrão que possibilite também escrever os demais números, incluindo o 5º termo.
Propósito: Compartilhar diferentes estratégias utilizadas para a solução do problema e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Como você pensou para descobrir o padrão de formação da sequência e assim escrever o termo faltante?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientação: Projete ou leia o texto do slide para a turma, sistematizando a ideia de que é o padrão de formação que caracteriza a sequência. E, ainda, dado o padrão de formação de uma sequência, é possível identificar qualquer um de seus termos. Se for preciso, apoie sua fala nas imagens da atividade principal.
Propósito: Sistematizar os conceitos estudados na atividade.
Encerramento
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientação: Projete ou leia o texto do slide para a turma, retomando com a turma os objetivos propostos para esta aula.
Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula.
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Quando terminarem, faça a correção coletiva.
Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para seus alunos aqui.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução.
Propósito: Avaliar a investigação do padrão de uma sequência para determinar o termo faltante na sua continuidade, expressando-o por meio de escrita não algébrica.
Materiais complementares:
Para o professor
Para o aluno
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT6_11ALG01
Recursos
- Necessários: Papel, lápis, caderno
- Opcionais: Meet, Hangout, WhatsApp, plataforma da Khan Academy
Vídeo: https://pt.khanacademy.org/math/algebra2/sequences-and-series/alg2-sequences-review/v/equations-of-sequence-patterns
Acessado em 28 de junho de 2020
Para este plano, foque na etapa: Atividade Principal
Aquecimento
Você pode disponibilizar aos alunos (via WhatsApp) o slide do Aquecimento que é uma preparação para Atividade Principal.
Atividade principal
Compartilhe o slide da “Atividade Principal” – Parte A - para os estudantes. Você pode fazer isso usando o whatsapp, Meet ou outro meio de comunicação combinado com eles. Oriente-os a observar a sequência de figuras. Peça que eles a reproduzam em seu caderno. Faça o “Discuta com a turma” com eles. Se você observar que eles estão tendo dificuldade de encontrar o próximo desenho, de descobrir o padrão existente, retome o aquecimento e relembre as ideias do que é uma sequência e que ela pode ser formada seguindo um padrão. Caso contrário, segue sua aula com as possíveis respostas dos alunos. Peça que eles enviem por WhatsApp seus desenhos e compartilhe na sua tela e abra o áudio para que eles digam como pensaram nos próximos desenhos e na generalização da sequência. A forma como pensaram precisa ser compartilhada entre eles. É um momento bem importante da aula. Valorize as diferentes ideias.
O vídeo da Khan Academy a seguir pode ser usado para ampliar compreensões acerca do entendimento dessas representações, para alunos que possuem acesso à internet:
https://pt.khanacademy.org/math/algebra2/sequences-and-series/alg2-sequences-review/v/equations-of-sequence-patterns -
Se sua aula fora assíncrona você pode deixar impressa na escola ou enviar pelo grupo de WhatsApp e combinar um retorno com eles para uma devolutiva. Nesse retorno, você
pode enviar um áudio, registros de outros alunos para que eles comparem com suas estratégias e colem no seu caderno como repertório de soluções.
Raio X
O Raio X pode ser usado como tarefa ou como forma de ampliação das aprendizagens na mesma aula.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos podem estar ocupados com outras funções em casa ou mesmo trabalhando. Uma sugestão que sempre é bem vinda é que os familiares podem perguntar o que estão aprendendo, como está sendo as aulas, se eles estão tendo alguma dificuldade ou algo ao qual eles possam se sentir acolhidos Uma sugestão aqui seria os familiares assistirem com os alunos o vídeo mencionado acima: https://pt.khanacademy.org/math/algebra2/sequences-and-series/alg2-sequences-review/v/equations-of-sequence-patterns e deixar que o estudante conte o que aprendeu nessa aula! Fica a dica!
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Fernanda Machado Pinheiro
Mentor: Carla Simone de Albuquerque
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
Reconhecer o padrão de uma sequência numérica ou figurativa e expressá-lo usando escrita corrente ou uma representação simbólica.
Objetivos específicos
Investigar o padrão de uma sequência, para determinar o termo faltante na sua continuidade e expressar um termo qualquer, verbalmente e por escrito, utilizando escrita não algébrica.
Conceito-chave
Sequências e padrões.
Recursos necessários
- Caderno, lápis e borracha;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.