Objetivos
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Fernanda Machado Pinheiro
Mentor: Carla Simone de Albuquerque
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
Reconhecer o padrão de uma sequência numérica ou figurativa e expressá-lo usando escrita corrente ou uma representação simbólica.
Objetivos específicos
Investigar o padrão de uma sequência, para determinar o termo faltante na sua continuidade e expressar um termo qualquer, verbalmente e por escrito, utilizando escrita não algébrica.
Conceito-chave
Sequências e padrões.
Recursos necessários
- Caderno, lápis e borracha;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia os objetivos para a turma.
Propósito: Compartilhar os objetivos da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Faça a proposta da atividade para a turma em clima de brincadeira, motivando-os e envolvendo a todos. Leia o enunciado da atividade, certificando-se de que todos entenderam o comando. Projete a primeira sequência para a turma ou apresente a sequência em um cartaz. Peça para que levantem a mão quando terminarem. Observe a resposta de todos. Peça a um aluno que compartilhe sua resposta na lousa dizendo que quem escreveu a mesma letra marcou um ponto. Registre nas suas anotações pessoais, os nomes de quem não escreveu corretamente e também o que escreveu como resposta. Se possível, pergunte como pensou para chegar nesta resposta.
Propósito: Perceber que uma sequência é formada por termos a partir de um padrão.
Discuta com a turma:
- As letras apresentadas estão numa sequência?
- Quais são os termos da sequência?
- Qual é o padrão de formação desta sequência?
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Leia o enunciado da atividade para turma, mantendo o clima de brincadeira. Projete a segunda sequência para a turma, ou apresente a sequência em um cartaz. Peça que levantem a mão quando terminarem. Observe a resposta de todos. Peça a um aluno que compartilhe sua resposta na lousa dizendo que quem escreveu os mesmos números marcou um ponto. Registre os nomes de quem não escreveu os números corretos e também o que escreveu como resposta. Se possível, pergunte como pensou para chegar nesta resposta.
Propósito: Perceber que uma sequência é formada por termos a partir de um padrão.
Discuta com a turma:
- Os números apresentados estão numa sequência?
- Quais são os termos da sequência?
- Qual é o padrão de formação desta sequência?
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Leia o enunciado da atividade para turma, mantendo o clima de brincadeira. Projete a terceira sequência para a turma ou apresente a sequência em um cartaz. Peça para que levantem a mão quando terminarem. Observe a resposta de todos. Peça a um aluno que compartilhe seu desenho na lousa dizendo que quem fez o mesmo desenho marcou um ponto. Registre os nomes de quem não escreveu os números corretos e também o que escreveu como resposta. Se possível, pergunte como pensou para chegar nesta resposta.
Encerre a brincadeira perguntando quem marcou 3 pontos, e depois 2, e depois 1, e quem não marcou pontos. Não constranja aqueles que não quiserem se manifestar, mas peça à turma aplausos para todos que participaram da atividade.
Propósito: Perceber que uma sequência é formada por termos a partir de um padrão.
Discuta com a turma:
- As figuras apresentadas estão numa sequência?
- Quais são os termos da sequência?
- Qual é o padrão de formação desta sequência?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Para realização desta atividade, sugerimos que os alunos estejam em duplas. Organize as duplas e peça que respondam individualmente a primeira pergunta e discutam na dupla a partir da segunda pergunta e, assim, resolvam a Parte A da atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução.
Propósito: Investigar o padrão de uma sequência para determinar o termo faltante na sua continuidade, expressando-o por meio de escrita não algébrica.
Discuta com a turma:
- As figuras apresentadas estão numa sequência?
- Quais são os termos da sequência?
- Qual é o padrão de formação desta sequência?
Materiais complementares
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Ainda em duplas, peça que leiam e resolvam a Parte B da atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução.
Propósito: Investigar o padrão de uma sequência numérica para determinar o termo faltante na sua continuidade, expressando-o por meio de escrita não algébrica.
Discuta com a turma:
- Como são os termos da sequência?
- Qual é o padrão de formação desta sequência?
- É possível descobrir quais termos desta sequência?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Concluindo esta atividade, é importante que os alunos pensem em como expressar o termo de uma sequência a partir do padrão de formação identificado mesmo que por meio de linguagem não algébrica. A discussão pode iniciar nas duplas e continuar numa roda de conversa onde uma frase seja construída coletivamente, expressando uma síntese da turma. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução.
Propósito: Investigar o padrão de uma sequência para determinar o termo faltante na sua continuidade, expressando-o por meio de escrita não algébrica.
Discuta com a turma:
- O que seu colega (e você também, é claro), precisa saber para calcular qualquer termo desta sequência?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Os alunos discutiram a solução nas duplas, mas neste momento é importante compartilhar com a turma todas as diferentes estratégias utilizadas para encontrar a solução, mesmo aquelas que tenham fracassado em algum momento. Neste e nos próximos slides, apresentamos uma possibilidade, talvez a mais recorrente, mas sugerimos que utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos outras formas e possibilidades de resolução. Apresentar estes slides para os alunos é uma possibilidade, mas será muito mais produtivo discutir as soluções apresentadas pelos próprios alunos.
Lembre-se de que, nesta atividade, os alunos deverão reconhecer a organização das figuras numa sequência e investigar o seu padrão de formação, para então desenhar a figura faltante na continuidade da sequência. Com este propósito, uma possibilidade é comparar as duas primeiras figuras, depois a segunda e a terceira, e assim por diante, investigando um padrão que possibilite também a formação das demais figuras, incluindo o desenho da Figura 5.
Propósito: Compartilhar diferentes estratégias utilizadas para a solução do problema e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Como você pensou para descobrir o padrão de formação da sequência e assim desenhar o termo faltante?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Os alunos discutiram a solução nas duplas, mas neste momento é importante compartilhar com a turma todas as diferentes estratégias utilizadas para encontrar a solução, mesmo aquelas que tenham fracassado em algum momento. Neste e nos próximos slides, apresentamos uma possibilidade, talvez a mais recorrente, mas sugerimos que utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos outras formas e possibilidades de resolução. Apresentar estes slides para os alunos é uma possibilidade, mas será muito mais produtivo discutir as soluções apresentadas pelos próprios alunos.
Lembre-se de que, nesta atividade, os alunos deverão reconhecer a organização das figuras numa sequência e investigar o seu padrão de formação, para então desenhar a figura faltante na continuidade da sequência. Com este propósito, uma possibilidade é comparar as duas primeiras figuras, depois a segunda e a terceira, e assim por diante, investigando um padrão que possibilite também a formação das demais figuras, incluindo o desenho da Figura 5.
Propósito: Compartilhar diferentes estratégias utilizadas para a solução do problema e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Como você pensou para descobrir o padrão de formação da sequência e assim desenhar o termo faltante?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Os alunos discutiram a solução nas duplas, mas neste momento é importante compartilhar com a turma todas as diferentes estratégias utilizadas para encontrar a solução, mesmo aquelas que tenham fracassado em algum momento. Neste e nos próximos slides, apresentamos uma possibilidade, talvez a mais recorrente, mas sugerimos que utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos outras formas e possibilidades de resolução. Apresentar estes slides para os alunos é uma possibilidade, mas será muito mais produtivo discutir as soluções apresentadas pelos próprios alunos.
Lembre-se de que, nesta atividade, os alunos deverão reconhecer a organização das figuras numa sequência e investigar o seu padrão de formação, para então desenhar a figura faltante na continuidade da sequência. Com este propósito, uma possibilidade é comparar as duas primeiras figuras, depois a segunda e a terceira, e assim por diante, investigando um padrão que possibilite também a formação das demais figuras, incluindo o desenho da Figura 5.
Propósito: Compartilhar diferentes estratégias utilizadas para a solução do problema e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Como você pensou para descobrir o padrão de formação da sequência e assim desenhar o termo faltante?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Os alunos discutiram a solução nas duplas, mas neste momento é importante compartilhar com a turma todas as diferentes estratégias utilizadas para encontrar a solução, mesmo aquelas que tenham fracassado em algum momento. Neste e nos próximos slides, apresentamos uma possibilidade, talvez a mais recorrente, mas sugerimos que utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos outras formas e possibilidades de resolução. Apresentar estes slides para os alunos é uma possibilidade, mas será muito mais produtivo discutir as soluções apresentadas pelos próprios alunos.
Lembre-se de que, nesta atividade, os alunos deverão reconhecer a organização das figuras numa sequência e investigar o seu padrão de formação, para então desenhar a figura faltante na continuidade da sequência. Com este propósito, uma possibilidade é comparar as duas primeiras figuras, depois a segunda e a terceira, e assim por diante, investigando um padrão que possibilite também a formação das demais figuras, incluindo o desenho da Figura 5.
Propósito: Compartilhar diferentes estratégias utilizadas para a solução do problema e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Como você pensou para descobrir o padrão de formação da sequência e assim desenhar o termo faltante?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Os alunos discutiram a solução nas duplas, mas neste momento é importante compartilhar com a turma todas as diferentes estratégias utilizadas para encontrar a solução, mesmo aquelas que tenham fracassado em algum momento. Neste e nos próximos slides, apresentamos uma possibilidade, talvez a mais recorrente, mas sugerimos que utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos outras formas e possibilidades de resolução. Apresentar estes slides para os alunos é uma possibilidade, mas será muito mais produtivo discutir as soluções apresentadas pelos próprios alunos.
Lembre-se de que, nesta atividade, os alunos deverão reconhecer a organização dos números numa sequência e investigar o seu padrão de formação, para então descobrir os termos sorteados para cada um. Com este propósito, uma possibilidade é comparar os dois primeiros números, depois o segundo e o terceiro, e assim por diante, investigando um padrão que possibilite também escrever os demais números, incluindo o 5º termo.
Propósito: Compartilhar diferentes estratégias utilizadas para a solução do problema e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Como você pensou para descobrir o padrão de formação da sequência e assim escrever o termo faltante?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Os alunos discutiram a solução nas duplas, mas neste momento é importante compartilhar com a turma todas as diferentes estratégias utilizadas para encontrar a solução, mesmo aquelas que tenham fracassado em algum momento. Neste e nos próximos slides, apresentamos uma possibilidade, talvez a mais recorrente, mas sugerimos que utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos outras formas e possibilidades de resolução. Apresentar estes slides para os alunos é uma possibilidade, mas será muito mais produtivo discutir as soluções apresentadas pelos próprios alunos.
Lembre-se de que, nesta atividade, os alunos deverão reconhecer a organização dos números numa sequência e investigar o seu padrão de formação, para então descobrir os termos sorteados para cada um. Com este propósito, uma possibilidade é comparar os dois primeiros números, depois o segundo e o terceiro, e assim por diante, investigando um padrão que possibilite também escrever os demais números, incluindo o 5º termo.
Propósito: Compartilhar diferentes estratégias utilizadas para a solução do problema e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Como você pensou para descobrir o padrão de formação da sequência e assim escrever o termo faltante?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientação: Projete ou leia o texto do slide para a turma, sistematizando a ideia de que é o padrão de formação que caracteriza a sequência. E, ainda, dado o padrão de formação de uma sequência, é possível identificar qualquer um de seus termos. Se for preciso, apoie sua fala nas imagens da atividade principal.
Propósito: Sistematizar os conceitos estudados na atividade.
Encerramento
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientação: Projete ou leia o texto do slide para a turma, retomando com a turma os objetivos propostos para esta aula.
Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula.
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Quando terminarem, faça a correção coletiva.
Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para seus alunos aqui.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução.
Propósito: Avaliar a investigação do padrão de uma sequência para determinar o termo faltante na sua continuidade, expressando-o por meio de escrita não algébrica.
Materiais complementares: