13641
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Bebês

Atividade - Brincando com as expressões

Organize o ambiente para que as crianças observem e imitem caretas

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Nataly Gomes Ovando

Exploração de argila com bebês

Apresente a proposta
Grave um pequeno vídeo onde você modela a argila em diversos formatos e coloca para secar, ou busque por imagens desse processo na internet, de forma que capte as expressões durante esse momento. Envie o material por Whatsapp ou outra plataforma de comunicação com as famílias. Veja ideias e sugestões com argila em casa (disponível aqui). Fale que você planeja uma exposição virtual com as esculturas produzidas e convide a turma, de forma animada:
- Que tal preparar esculturas, explorando as possibilidades da argila aí em casa, e enviar uma foto para a nossa exposição?

Adaptações necessárias
Convide os familiares a explorarem a argila com os bebês, hidratando previamente, como orientado no plano. Se não for possível usarem argila, esteja disponível a recomendar uma substituição a partir de outra massa (acesse aqui um guia com várias receitas).

Reforce a recomendação de acompanharem os bebês durante toda proposta, para a segurança deles. Sendo assim, sugira que uma pessoa registre enquanto outras interagem. Sugira fotos não somente da produção final, mas também que captem as expressões dos bebês durante a exploração da argila.

Sugira às famílias
Oriente as famílias a deixarem os bebês livres para explorarem as possibilidades da interação com a argila, estimulando que sintam o cheiro, a textura e a temperatura, sendo parceiros de descobertas, compartilhando e narrando as experiências. Oriente que estejam atentos no sentido de validarem as iniciativas dos bebês, para assim conhecerem quais são as preferências deles. Sugira que nomeiem as ações, reações e manifestações, registrando quando possível.

Proponha momentos investigativos ao modelarem algo e perguntarem aos bebês o que eles acham que seja aqui, fazendo sons para instigar a curiosidade, despertar o interesse e favorecer a associação de ideias. Por exemplo: fazer bolinhas e uma cobrinha, juntar e fazer “au, au”, revelando ao final que é um cachorro, fazer coceguinhas na barriga. Através de expressões convidativas, os bebês percebem que pode ser divertido brincar com a argila. Assim, esse tempo ficará marcado na memória afetiva, envolvendo o grupo familiar e fortalecendo os laços que os unem.

Para compartilhar com o grupo
Peça para os familiares enviarem os registros para você. Socialize alguns deles com as demais famílias, para que se sintam estimuladas a fazerem a atividade também. Envie pela plataforma que sua rede esteja utilizando para se comunicar no momento.

Reúna os registros de forma seqüenciada e acrescente legendas descrevendo a importância da exploração desse material. Para isso, pode usar o Apresentações Google (disponível aqui) para fazer esse arquivo digital.

Quando retornarem às aulas presenciais, planeje uma exposição para a comunidade da forma que costumam fazer na sua escola. Converse com as famílias sobre as impressões ao visualizarem a exposição. Convide-as a escreverem uma palavra deixando-a exposta em um cartaz ou mural junto à exposição. Isso fortalece a conexão família-escola através do senso de pertencimento, o que favorece a reinserção no ambiente escolar quando o isolamento social terminar.

Sugestão Enviada Por: Keli Patricia Luca


Código: EDI1_31UND02

(EI01ET02) Explorar relações de causa e efeito (transbordar, tingir, misturar, mover e remover etc.) na interação com o mundo físico.

(EI01EO02) Perceber as possibilidades e os limites de seu corpo nas brincadeiras e interações das quais participa.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês:

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas