Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Renata da Silva Gonçalves
Mentor: Sidecleia Anjos
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Ler textos científicos para conhecer um tema
Finalidade da aula: Ler texto científico, comparando informações de textos diferentes sobre um mesmo tema.
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Relato e protocolos de experimentos científicos
Objeto(s) do conhecimento: Estratégia de leitura / Compreensão em leitura / Pesquisa
Prática de linguagem: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP02, EF15LP03, EF35LP04,EF35LP17, EF03LP24
Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Relato e protocolos de experimentos científicos, e no campo de atuação Estudo e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma).
Materiais necessários: Cópias dos textos estudados.
Dificuldades antecipadas: O texto científico possui características e organização estrutural e sintática típicas, portanto dificuldades principalmente de vocabulário podem ser detectadas durante a leitura.
Referência:
BARBOSA, Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo. Práticas de leitura no ensino fundamental. Belo Horizonte : Autêntica, 2006. 144 p. Disponível em: <http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora>.
Código: LPO3_05SQA03
(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF03LP24) Ler/ouvir e compreender, com autonomia, relatos de observações e de pesquisas em fontes de informações, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF35LP17) Buscar e selecionar, com o apoio do professor, informações de interesse sobre fenômenos sociais e naturais, em textos que circulam em meios impressos ou digitais.
AULA 01
AULA 02
AULA 10
AULA 11
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes