13639
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Ler textos científicos para conhecer um tema

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Fundamental sobre textos científicos

Plano 03 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata da Silva Gonçalves

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Relato e protocolos de experimentos científicos, e no campo de atuação Estudo e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários: Cópias dos textos estudados.

Dificuldades antecipadas: O texto científico possui características e organização estrutural e sintática típicas, portanto dificuldades principalmente de vocabulário podem ser detectadas durante a leitura.

Referência:

BARBOSA, Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo. Práticas de leitura no ensino fundamental. Belo Horizonte : Autêntica, 2006. 144 p. Disponível em: .

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Anuncie o tema e converse com os alunos sobre o que eles podem esperar da aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Projete o texto.
  • Distribua o texto impresso para a leitura. Para a impressão clique aqui.
  • Levante as expectativas dos alunos em relação ao texto. E antecipe conhecimentos.
  • Pergunte:
  • O que vocês já sabem sobre as minhocas? (Anote no quadro as informações)
  • O que vocês gostariam de saber sobre elas? (Anote no quadro as informações)
  • Faça as antecipações de leitura: título, autor, suporte e data de publicação.
  • Faça a leitura em voz alta do texto.
  • Questione:
  • O que vocês acham da estrutura do texto?
  • Onde encontramos esse tipo de texto? Para que ele serve?
  • Será que este texto dará conta de explicitar todas as características das minhocas?
  • Converse com os alunos destacando a linguagem científica que o texto aborda e que muitas vezes causa certa estranheza durante a leitura.
  • Ressalte que o vocabulário científico é uma das característica desse gênero e os termos podem não ser totalmente compreendidos durante a leitura, tendo que muitas vezes recorrer a enciclopédias científicas para consulta.

Materiais complementares:

PEREIRA, Valquiria. A importância da leitura em sala de aula para a fluência leitora. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/136/a-importancia-da-leitura-em-sala-de-aula-para-a-fluencia-leitora>.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Antes de oferecer o texto do slide para os alunos, levante questões que os ajudarão na habilidade de localizar, inferir, buscar e selecionar informações do texto. Pergunte:
  • Existe outro nome para as minhocas? Por quê? ( espera-se que o aluno responda que existe o nome científico, que é usado pelos cientistas para universalizar o nome do bicho).
  • Como vivem as minhocas?
  • Qual o tamanho das minhocas? ( os alunos não encontrarão esta resposta na ficha técnica)
  • Diga aos alunos que para responder a pergunta anterior necessitamos da leitura de outro tipo de texto.
  • Peça que os alunos leiam autonomamente o texto 2.
  • Questione:
  • Agora é possível responder, qual o tamanho das minhocas? Localize e grife no texto onde está essa informação.
  • Esse texto trouxe mais informações sobre as minhocas? Quais vocês destacam?
  • Foi um texto fácil de ler e compreender?
  • Destaque no texto as características referente ao seu corpo.
  • Clique aqui para imprimir o texto.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Recupere oralmente as informações trazidas pela ficha técnica.
  • Discuta com os alunos sobre os textos. Pergunte:
  • Para saber mais sobre as minhocas, qual dos textos você recorreria? A ficha técnica ou o texto informativo?
  • Para que os cientistas utilizam a ficha técnica?
  • Coletivamente preencha o quadro comparativo.
  • Peça aos alunos que escrevam no caderno o que eles aprenderam sobre as minhocas.

Materiais complementares: Para imprimir a atividade clique aqui. Para acessar as respostas da atividade, clique aqui.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Relato e protocolos de experimentos científicos, e no campo de atuação Estudo e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários: Cópias dos textos estudados.

Dificuldades antecipadas: O texto científico possui características e organização estrutural e sintática típicas, portanto dificuldades principalmente de vocabulário podem ser detectadas durante a leitura.

Referência:

BARBOSA, Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo. Práticas de leitura no ensino fundamental. Belo Horizonte : Autêntica, 2006. 144 p. Disponível em: .

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Anuncie o tema e converse com os alunos sobre o que eles podem esperar da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Projete o texto.
  • Distribua o texto impresso para a leitura. Para a impressão clique aqui.
  • Levante as expectativas dos alunos em relação ao texto. E antecipe conhecimentos.
  • Pergunte:
  • O que vocês já sabem sobre as minhocas? (Anote no quadro as informações)
  • O que vocês gostariam de saber sobre elas? (Anote no quadro as informações)
  • Faça as antecipações de leitura: título, autor, suporte e data de publicação.
  • Faça a leitura em voz alta do texto.
  • Questione:
  • O que vocês acham da estrutura do texto?
  • Onde encontramos esse tipo de texto? Para que ele serve?
  • Será que este texto dará conta de explicitar todas as características das minhocas?
  • Converse com os alunos destacando a linguagem científica que o texto aborda e que muitas vezes causa certa estranheza durante a leitura.
  • Ressalte que o vocabulário científico é uma das característica desse gênero e os termos podem não ser totalmente compreendidos durante a leitura, tendo que muitas vezes recorrer a enciclopédias científicas para consulta.

Materiais complementares:

PEREIRA, Valquiria. A importância da leitura em sala de aula para a fluência leitora. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/136/a-importancia-da-leitura-em-sala-de-aula-para-a-fluencia-leitora>.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Antes de oferecer o texto do slide para os alunos, levante questões que os ajudarão na habilidade de localizar, inferir, buscar e selecionar informações do texto. Pergunte:
  • Existe outro nome para as minhocas? Por quê? ( espera-se que o aluno responda que existe o nome científico, que é usado pelos cientistas para universalizar o nome do bicho).
  • Como vivem as minhocas?
  • Qual o tamanho das minhocas? ( os alunos não encontrarão esta resposta na ficha técnica)
  • Diga aos alunos que para responder a pergunta anterior necessitamos da leitura de outro tipo de texto.
  • Peça que os alunos leiam autonomamente o texto 2.
  • Questione:
  • Agora é possível responder, qual o tamanho das minhocas? Localize e grife no texto onde está essa informação.
  • Esse texto trouxe mais informações sobre as minhocas? Quais vocês destacam?
  • Foi um texto fácil de ler e compreender?
  • Destaque no texto as características referente ao seu corpo.
  • Clique aqui para imprimir o texto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Recupere oralmente as informações trazidas pela ficha técnica.
  • Discuta com os alunos sobre os textos. Pergunte:
  • Para saber mais sobre as minhocas, qual dos textos você recorreria? A ficha técnica ou o texto informativo?
  • Para que os cientistas utilizam a ficha técnica?
  • Coletivamente preencha o quadro comparativo.
  • Peça aos alunos que escrevam no caderno o que eles aprenderam sobre as minhocas.

Materiais complementares: Para imprimir a atividade clique aqui. Para acessar as respostas da atividade, clique aqui.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 3º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP04 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP02 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP03 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03LP24 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP17 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano