13638
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Pré Escola - Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Atividade - Conhecendo a música indígena

Apresente o instumento Maracá às crianças e introduza músicas de povos originários do Brasil.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Cristiane Martins Soares

Conhecendo a música indígena

Apresente a proposta
Grave um vídeo, se possível ao som de um maracá, cantando a brincadeira:

“Já vou embora
vou deixar meu maracá,
Para Dona Maria
ele vai ficar”.

Fale para as famílias um pouco mais sobre o maracá (a história dele, como ele é feito e quando é usado). Envie por Whatsapp ou outra plataforma de comunicação com as famílias e faça o convite:
- Que tal conhecermos mais sobre este instrumento e sobre a música indígena?

Adaptações necessárias
Convide as famílias a conhecerem e apreciarem a música indígena e, se possível, acompanharem ritmos e melodias com o maracá. Envie imagens de diferentes maracás, alguns áudios e informações de músicas indígenas, como Daro Wihã – Canto de iniciação Wapté – Xavante (MT) (disponível aqui) e Ñande Mbaraete´i Katu – Guarani Mbya – Kyringue Arandu Miri (SP) (disponível aqui).

Sugira às famílias
Proponha que as famílias conheçam um pouco mais da música indígena através dos materiais que você compartilhou e por pesquisas que possam fazer na internet, se possível. Sugira que vejam as imagens do Maracá e conversem sobre o instrumento com as crianças. Se alguma família tiver o instrumento, pode explorá-lo com as crianças numa roda de música. Convide-as a apreciarem as músicas indígenas, chamando a atenção da criança para a percepção sonora de ritmos, instrumentos e vozes, percebendo se os acompanham com movimentos corporais, se reagem aos sons produzidos e como expressam as descobertas. A depender da sua região, você pode sugerir que as famílias produzam um maracá com cabaças e sementes, que é a forma original dele (sugestão aqui). A confecção de maracás é uma atividade que agrada a todas as faixas etárias, principalmente crianças pequenas que, em geral, gostam muito de construir os próprios instrumentos. Nesse caso, proponha aos adultos ajudar a criança no processo de furar a cabaça, mas, a escolha do tipo de semente e da quantia necessária, deve ser feita em conjunto com a criança, aproveitando para desenvolver a curiosidade sonora e a percepção auditiva dela. Não sendo possível, você pode sugerir a confecção com garrafas pet e grãos. Proponha que realizem essa exploração de acordo com a realidade das famílias, ressaltando que o mais importante é que a criança possa ter experiências com a música indígena, conhecendo ela e se expressando de forma prazerosa na apreciação e na exploração da música, inclusive com gestos e dança.

Para compartilhar com o grupo
Convide as famílias a compartilharem com você pequenos vídeos do momento de apreciação com as crianças. É possível compartilhá-los com todo o grupo por Whatsapp, de modo que as outras famílias possam se inspirar nas vivências do grupo. É esperado que, conforme você compartilhar essas ações, mais famílias se sintam estimuladas a realizarem a atividade. Por isso continue recebendo e encaminhando os resultados para o restante do grupo.

Sugestão Enviada Por: Nilcileni Brambilla


Código: EDI3_14UND01

(EI03TS03) Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre), utilizando-as em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.

(EI03EF02) Inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, aliterações e ritmos.

(EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses):

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas