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Plano de aula > Matemática > 8º ano > Números

Plano de aula - Da fração para o decimal exato

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º do Fundamental sobre

Plano 01 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rodrigo Rios Nascimento,

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Rodrigo Rios Nascimento

Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF08MA05 Reconhecer e utilizar procedimentos para a obtenção de uma fração geratriz para uma dízima periódica.

Objetivos específicos

Revisar números fracionários e sua transformação em decimal.

Conceito-chave

Transformação de fração em um decimal exato.

Recursos necessário

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente o objetivo da aula

Propósito: Apresentar o objetivo da aula aos alunos

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Caso necessário, retome as ideias dos números inteiros com a turma ou ainda dos conjuntos numéricos.

Propósito: Recordar sobre as frações.

Discuta com a turma:

  • Quais a característica dos números naturais? E dos inteiros?
  • O que muda no conjunto dos racionais?
  • Um número inteiro pode ser também um número racional?
  • Todos os racionais são inteiros?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Caso a turma não consiga perceber essa relação, provoque-a mais um pouco até que consigam construir um texto equivalente à “Todo número inteiro pode ser escrito na forma de uma fração com denominador 1”.

Propósito: Recordar sobre as frações.

Discuta com a turma:

  • Quais a característica dos números naturais? E dos inteiros?
  • O que muda no conjunto dos racionais?
  • Um número inteiro pode ser também um número racional?
  • Todos os racionais são inteiros?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Leia as frações com o intuito de recordar a leitura.

Propósito: Recordar sobre as frações.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Convide alguns alunos para realizar esta divisão pelo método da chave no quadro, aproveitando a oportunidade para retomar o algoritmo da divisão. É possível também utilizar uma calculadora para efetuar essa divisão, faça um diagnóstico com a classe para saber o que é mais conveniente.

Propósito: Recordar sobre as frações.

Discuta com a turma:

  • Qual das duas frações é menor que 1?
  • E qual é a menor que 1? Como você confirma isso?
  • Daria para saber se o número representado em fração é maior ou menor que 1 sem precisar transformar em decimal? Converse com um colega sobre isso.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: A atividade principal será dividida em dois momentos, o primeiro em que os alunos respondem individualmente o enunciado proposto e em seguida em duplas, seguindo a sugestão exposta no próximo slide. Professor, ao realizarem a fração de cada sobrinho, alguns alunos podem escrever a forma simplificada de 170/4 (85/2), aproveite a situação para discutir as frações equivalentes, caso sinta necessidade.

Propósito: Passear pelas diferentes representações dos racionais.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Inicie a aula com os alunos organizados em duplas. Explique antecipadamente que o primeiro enunciado deve ser respondido de forma individual e, na sequência, realizarão a atividade principal em dupla. Cada integrante da dupla cria um enunciado, resolve o do colega e em seguida volta para corrigir o enunciado entregue anteriormente ao colega. Estimule os alunos para que eles mesmos possam argumentar as justificativas do acerto ou erro no momento da discussão das soluções.

Propósito: Passear pelas diferentes representações dos racionais.

Discuta com a turma:

  • Quais situações reais vocês podem utilizar para criar novos enunciados?
  • O resultado pode ser um número decimal maior que 1? E maior que 100?
  • O resultado pode ser um número decimal entre zero e um?
  • O resultado pode ser um número decimal menor que -1?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado. Você pode enriquecer a aula mostrando a representação visual.

Propósito: Discutir as respostas apresentadas.

Discuta com a turma:

- Será que, ao transformarmos as frações em decimais, sempre encontraremos um decimal com uma quantidade finita de casas decimais?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Este é o momento de finalizar a aula, apresente esse texto como uma finalização da aula que antecede o Raio X. Atente-se para as dúvidas da classe antes de iniciar o Raio-X.

Propósito: Sistematizar o conceito da aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Leia a atividade com os alunos, converse com eles sobre o enunciado para que não haja dúvidas. Se possível, amplie esta atividade para outras frações e outras medidas.

Propósito: Aplicar o conceito da aula

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente o objetivo da aula

Propósito: Apresentar o objetivo da aula aos alunos


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Rodrigo Rios Nascimento

Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF08MA05 Reconhecer e utilizar procedimentos para a obtenção de uma fração geratriz para uma dízima periódica.

Objetivos específicos

Revisar números fracionários e sua transformação em decimal.

Conceito-chave

Transformação de fração em um decimal exato.

Recursos necessário

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Caso necessário, retome as ideias dos números inteiros com a turma ou ainda dos conjuntos numéricos.

Propósito: Recordar sobre as frações.

Discuta com a turma:

  • Quais a característica dos números naturais? E dos inteiros?
  • O que muda no conjunto dos racionais?
  • Um número inteiro pode ser também um número racional?
  • Todos os racionais são inteiros?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Caso a turma não consiga perceber essa relação, provoque-a mais um pouco até que consigam construir um texto equivalente à “Todo número inteiro pode ser escrito na forma de uma fração com denominador 1”.

Propósito: Recordar sobre as frações.

Discuta com a turma:

  • Quais a característica dos números naturais? E dos inteiros?
  • O que muda no conjunto dos racionais?
  • Um número inteiro pode ser também um número racional?
  • Todos os racionais são inteiros?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Leia as frações com o intuito de recordar a leitura.

Propósito: Recordar sobre as frações.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Convide alguns alunos para realizar esta divisão pelo método da chave no quadro, aproveitando a oportunidade para retomar o algoritmo da divisão. É possível também utilizar uma calculadora para efetuar essa divisão, faça um diagnóstico com a classe para saber o que é mais conveniente.

Propósito: Recordar sobre as frações.

Discuta com a turma:

  • Qual das duas frações é menor que 1?
  • E qual é a menor que 1? Como você confirma isso?
  • Daria para saber se o número representado em fração é maior ou menor que 1 sem precisar transformar em decimal? Converse com um colega sobre isso.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: A atividade principal será dividida em dois momentos, o primeiro em que os alunos respondem individualmente o enunciado proposto e em seguida em duplas, seguindo a sugestão exposta no próximo slide. Professor, ao realizarem a fração de cada sobrinho, alguns alunos podem escrever a forma simplificada de 170/4 (85/2), aproveite a situação para discutir as frações equivalentes, caso sinta necessidade.

Propósito: Passear pelas diferentes representações dos racionais.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Inicie a aula com os alunos organizados em duplas. Explique antecipadamente que o primeiro enunciado deve ser respondido de forma individual e, na sequência, realizarão a atividade principal em dupla. Cada integrante da dupla cria um enunciado, resolve o do colega e em seguida volta para corrigir o enunciado entregue anteriormente ao colega. Estimule os alunos para que eles mesmos possam argumentar as justificativas do acerto ou erro no momento da discussão das soluções.

Propósito: Passear pelas diferentes representações dos racionais.

Discuta com a turma:

  • Quais situações reais vocês podem utilizar para criar novos enunciados?
  • O resultado pode ser um número decimal maior que 1? E maior que 100?
  • O resultado pode ser um número decimal entre zero e um?
  • O resultado pode ser um número decimal menor que -1?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado. Você pode enriquecer a aula mostrando a representação visual.

Propósito: Discutir as respostas apresentadas.

Discuta com a turma:

- Será que, ao transformarmos as frações em decimais, sempre encontraremos um decimal com uma quantidade finita de casas decimais?

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Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Este é o momento de finalizar a aula, apresente esse texto como uma finalização da aula que antecede o Raio X. Atente-se para as dúvidas da classe antes de iniciar o Raio-X.

Propósito: Sistematizar o conceito da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Leia a atividade com os alunos, converse com eles sobre o enunciado para que não haja dúvidas. Se possível, amplie esta atividade para outras frações e outras medidas.

Propósito: Aplicar o conceito da aula

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

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