Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Rodrigo Rios Nascimento
Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF08MA05 Reconhecer e utilizar procedimentos para a obtenção de uma fração geratriz para uma dízima periódica.
Objetivos específicos
Revisar números fracionários e sua transformação em decimal.
Conceito-chave
Transformação de fração em um decimal exato.
Recursos necessário
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Apresente o objetivo da aula
Propósito: Apresentar o objetivo da aula aos alunos
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Caso necessário, retome as ideias dos números inteiros com a turma ou ainda dos conjuntos numéricos.
Propósito: Recordar sobre as frações.
Discuta com a turma:
- Quais a característica dos números naturais? E dos inteiros?
- O que muda no conjunto dos racionais?
- Um número inteiro pode ser também um número racional?
- Todos os racionais são inteiros?
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Caso a turma não consiga perceber essa relação, provoque-a mais um pouco até que consigam construir um texto equivalente à “Todo número inteiro pode ser escrito na forma de uma fração com denominador 1”.
Propósito: Recordar sobre as frações.
Discuta com a turma:
- Quais a característica dos números naturais? E dos inteiros?
- O que muda no conjunto dos racionais?
- Um número inteiro pode ser também um número racional?
- Todos os racionais são inteiros?
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Leia as frações com o intuito de recordar a leitura.
Propósito: Recordar sobre as frações.
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Convide alguns alunos para realizar esta divisão pelo método da chave no quadro, aproveitando a oportunidade para retomar o algoritmo da divisão. É possível também utilizar uma calculadora para efetuar essa divisão, faça um diagnóstico com a classe para saber o que é mais conveniente.
Propósito: Recordar sobre as frações.
Discuta com a turma:
- Qual das duas frações é menor que 1?
- E qual é a menor que 1? Como você confirma isso?
- Daria para saber se o número representado em fração é maior ou menor que 1 sem precisar transformar em decimal? Converse com um colega sobre isso.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: A atividade principal será dividida em dois momentos, o primeiro em que os alunos respondem individualmente o enunciado proposto e em seguida em duplas, seguindo a sugestão exposta no próximo slide. Professor, ao realizarem a fração de cada sobrinho, alguns alunos podem escrever a forma simplificada de 170/4 (85/2), aproveite a situação para discutir as frações equivalentes, caso sinta necessidade.
Propósito: Passear pelas diferentes representações dos racionais.
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Inicie a aula com os alunos organizados em duplas. Explique antecipadamente que o primeiro enunciado deve ser respondido de forma individual e, na sequência, realizarão a atividade principal em dupla. Cada integrante da dupla cria um enunciado, resolve o do colega e em seguida volta para corrigir o enunciado entregue anteriormente ao colega. Estimule os alunos para que eles mesmos possam argumentar as justificativas do acerto ou erro no momento da discussão das soluções.
Propósito: Passear pelas diferentes representações dos racionais.
Discuta com a turma:
- Quais situações reais vocês podem utilizar para criar novos enunciados?
- O resultado pode ser um número decimal maior que 1? E maior que 100?
- O resultado pode ser um número decimal entre zero e um?
- O resultado pode ser um número decimal menor que -1?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado. Você pode enriquecer a aula mostrando a representação visual.
Propósito: Discutir as respostas apresentadas.
Discuta com a turma:
- Será que, ao transformarmos as frações em decimais, sempre encontraremos um decimal com uma quantidade finita de casas decimais?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Este é o momento de finalizar a aula, apresente esse texto como uma finalização da aula que antecede o Raio X. Atente-se para as dúvidas da classe antes de iniciar o Raio-X.
Propósito: Sistematizar o conceito da aula.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Leia a atividade com os alunos, converse com eles sobre o enunciado para que não haja dúvidas. Se possível, amplie esta atividade para outras frações e outras medidas.
Propósito: Aplicar o conceito da aula
Materiais Complementares: