13629
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Pré Escola - Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Atividade - Cantinhos das profissões

Organize cantos relacionados ao mundo do trabalho para que as crianças brinquem livremente.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Elizabeth Geralda Souza

Cantinhos das profissões

Apresente a proposta
Peça para que algum funcionário da escola envie uma mensagem para as crianças por vídeo, contando alguma curiosidade sobre ele, a profissão e o que fez trabalhar ali. Envie o vídeo por Whatsapp ou outra plataforma de comunicação com as famílias e faça o convite:
- Tenho um desafio para vocês: que tal procurarmos pela casa alguns objetos que nos lembrem alguma profissão, para que possamos brincar de faz de conta?

Adaptações necessárias
As famílias serão convidadas a possibilitar que as crianças explorem alguns materiais disponíveis referentes a algumas profissões, como cabeleireiro, fotógrafo, cozinheiro, secretário etc., e em momentos de brincadeira de faz de conta.

Sugira às famílias
Convide as famílias a brincarem com as crianças de uma profissão. Com alguns materiais disponíveis, como, por exemplo, um lápis de cor, que pode virar um termômetro ou uma injeção para o médico medir a febre, ou uma pelúcia, que pode virar um bichinho de estimação para levar ao veterinário. Diga que, dessa forma, poderão brincar juntos e favorecer que os pequenos explorem e falem sobre algumas profissões que conhecem. Sugira que os familiares envolvam as crianças, conversando com elas sobre as diversas possibilidades de brincar de profissões que os espaços e materiais da casa oferecem, deixando que decidam onde querem brincar. Proponha que, juntos, organizem um espaço aconchegante da casa ou quintal e convidem as crianças a brincarem de profissões com os objetos disponíveis.

Para compartilhar com o grupo
Sugira que as famílias compartilhem fotos desse momento da brincadeira, contando de qual profissão decidiram brincar. Considere compartilhá-las com todo o grupo, ampliando o repertório das crianças sobre as diferentes profissões existentes. É possível fazer uma apresentação de slides via Apresentações Google, por exemplo, ou encaminhar os registros por Whatsapp.

Sugestão Enviada Por: Nilcileni Brambilla


Código: EDI3_03UND01

(EI03CG03) Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.

(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

(EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses):

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas