13623
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Superlativos com super-heróis

POR: Rafaela Xavier de Araújo 22/11/2018
Código: ING8_08UND09

8º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF08LI15) Utilizar, de modo inteligível, as formas comparativas e superlativas de adjetivos para comparar qualidades e quantidades.

Plano de aula de Inglês com atividades para 8o ano do EF sobre Superlativos com super-heróis

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula: Peça para os alunos trazerem seus dicionários, físicos ou eletrônicos, para esta aula.

Sobre esta aula: Esta é a quarta aula de uma sequência de quatro planos sobre comparativos e superlativos. A primeira contempla as formas básicas de comparativos (por adição de -er ou more); a segunda aula apresenta as formas as...as e less than; a terceira e esta enfocam superlativos.

Objective select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula.

Context select-down

Tempo sugerido: 3 minutes.

Orientações: Pergunte Do you like superheroes? e espere por respostas afirmativas. Pergunte Who are your favorite superheroes? e deixe-os se expressarem livremente. Mostre o slide ou escreva as informações no quadro. Peça para que formem duplas e conversem sobre os tópicos no slide. Ao final, escolha duas duplas e peça para que compartilhem o que eles sabem sobre seus heróis favoritos.

Input select-down

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Mostrar aos alunos alguns super-heróis e suas habilidades. Não é necessária compreensão total do vídeo; porém, é esperado que os alunos consigam identificar os nomes e algumas habilidades dos super-heróis.

Expectativa: Que os alunos sejam familiarizados com o tema e com as habilidades dos super-heróis para uma futura comparação com superlativos.

Orientações: Pergunte Are your favorite superheroes powerful? e espere por respostas positivas. Pergunte How powerful are they? e espere por They have muscles, they are gods, metahumans, por exemplo. Pergunte What superheroes have more power? Which of them are the most powerful? e deixe-os opinar. Mostre o slide ou uma cópia da imagem. Pergunte What is this image about? e espere por It’s about the 10 most powerful superheroes from Marvel and DC. Em caso de dúvidas, informe que Marvel e DC são as maiores marcas de super-heróis dos quadrinhos (Marvel and DC are the most famous superheroes comic books brands). Pergunte What are the most powerful superheroes from Marvel and DC, in your opinion? e deixe-os citar suas opiniões. Em caso de dúvidas, incentive-os a olhar os heróis da imagem. Diga que o canal Screen Rant fez um ranking dos heróis mais poderosos dos quadrinhos (The YouTube channel Screen Rant ranked the most powerful superheroes from Marvel and DC comics). Pergunte Do you think your favorite superheroes are in this rank? e espere por respostas positivas. Mostre o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=1lC9hiK0sq4 e peça para que observem quais são os heróis do ranking (What superheroes are in the rank?), se coincidem com o palpite deles (If your guesses are right) e se os heróis favoritos deles estão no ranking (If any of your favorite superheroes are in the ranking). Disponível no YouTube, o vídeo é do canal Screen Rant, extensão de um site sobre cinema com mesmo nome, um dos mais acessados sobre o assunto nos Estados Unidos. Após a exibição, pergunte Who are the 10 most powerful heroes, according to the video? e espere por Sentry, Jean Grey, Cable, Shazam, Martian Manhunter, Firestorm, Storm, Superman, The Flash e Doctor Strange. Escreva o nome dos heróis no quadro e não apague. Pergunte Did you guess any of them? If so, which one(s)? e deixe-os se expressarem. Pergunte Is there any superhero that you’ve never heard of? e espere por Sentry, Cable, Shazam, por exemplo. Pergunte Do you agree with this ranking? e deixe-os opinar livremente. Pergunte What superheroes should be on list, too, in your opinion? e deixe-os opinar livremente. Pergunte Which superheroes from the ranking are fast? e espere por The Flash, Superman, and Shazam. Pergunte Among them, which one can run faster than the others? Which one is the fastest? e deixe-os opinar.

MATERIAL COMPLEMENTAR: Você pode ter acesso à transcrição do vídeo no arquivo Transcrição ING8_08UN09.

Input select-down

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Mostrar aos alunos alguns super-heróis e seus poderes. Não é necessária a compreensão total do vídeo; a contextualização da situação é o mais esperado.

Expectativa: Que os alunos sejam familiarizados com o tema e os poderes dos super-heróis para uma futura comparação com superlativos.

Orientações: Mostre o slide ou distribua cópias para a turma. Caso você tenha aplicado a aula ING08_08UN08 antes desta, esse slide será como uma revisão de como se formam os superlativos. Caso não o tenha feito, explique que os superlativos são usados para expressar que uma coisa ou pessoa possui a maior característica entre outras coisas e pessoas de um mesmo tipo (Superlative adjectives express that the thing or person being described has more of the particular quality than anything or anyone else of the same type - fonte: Cambridge Dictionary. Disponivel em: https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles/superlative). Pontue que os adjetivos curtos recebem o sufixo -est (Short adjectives are added the suffix -est) e os adjetivos maiores recebem the most/the least (Long adjectives are preceded by the most or the least), com a exceção dos irregulares good e bad (Good and bad are irregular adjectives, that’s why they become the best and the worst).

Output select-down

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Fazer com que os alunos escrevam um parágrafo comparando os heróis do ranking do vídeo usando superlativos.

Expectativa: Que os alunos usem os superlativos adequadamente.

Orientações: Relembre com os alunos os 10 super-heróis mencionados no ranking (Sentry, Jean Grey, Cable, Shazam, Martian Manhunter, Firestorm, Storm, Superman, The Flash e Doctor Strange) que devem estar anotados no quadro. Mostre o slide, distribua cópias ou escreva no quadro as perguntas. Pergunte Who is the strongest among them? e deixe-os opinar livremente. Peça para que reflitam sobre as outras perguntas. Diga que eles deverão escrever um parágrafo respondendo às perguntas e comparando os 10 super-heróis do ranking do vídeo (Write a short paragraph answering the questions and comparing the 10 most powerful superheroes ranked on the video). Pontue que eles deverão usar os superlativos ao comparar os heróis, aquele(s) com características superiores aos demais (Remember that you have to use the superlative adjectives to compare the ones who have more of a particular quality than the others) . Incentive-os a usar o dicionário e deixe-os produzir. Após a prática, peça para que compartilhem seus textos em duplas e discutam se eles têm opiniões parecidas (Do you have similar opinions about the superheroes?) and justifiquem suas escolhas (Justify your choices). Ao final, você pode fazer o ranking de super-heróis da turma de acordo com as respostas deles.

Feedback select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante esta aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com a sensação de terem aprendido e escrito algo. Mesmo aqueles que leram ou escreveram pouco devem perceber que sabem identificar e usar o superlativo para fazer comparações de habilidades.

Orientações: Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Em uma conversa coletiva, deixe os alunos darem suas opiniões sobre os tópicos, registre as que você achar pertinentes para a sua realidade, como possíveis dúvidas remanescentes, e compartilhe algumas das anotações que você fez durante a prática para correção de erros, para elogios etc.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula: Peça para os alunos trazerem seus dicionários, físicos ou eletrônicos, para esta aula.

Sobre esta aula: Esta é a quarta aula de uma sequência de quatro planos sobre comparativos e superlativos. A primeira contempla as formas básicas de comparativos (por adição de -er ou more); a segunda aula apresenta as formas as...as e less than; a terceira e esta enfocam superlativos.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula.

Tempo sugerido: 3 minutes.

Orientações: Pergunte Do you like superheroes? e espere por respostas afirmativas. Pergunte Who are your favorite superheroes? e deixe-os se expressarem livremente. Mostre o slide ou escreva as informações no quadro. Peça para que formem duplas e conversem sobre os tópicos no slide. Ao final, escolha duas duplas e peça para que compartilhem o que eles sabem sobre seus heróis favoritos.

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Mostrar aos alunos alguns super-heróis e suas habilidades. Não é necessária compreensão total do vídeo; porém, é esperado que os alunos consigam identificar os nomes e algumas habilidades dos super-heróis.

Expectativa: Que os alunos sejam familiarizados com o tema e com as habilidades dos super-heróis para uma futura comparação com superlativos.

Orientações: Pergunte Are your favorite superheroes powerful? e espere por respostas positivas. Pergunte How powerful are they? e espere por They have muscles, they are gods, metahumans, por exemplo. Pergunte What superheroes have more power? Which of them are the most powerful? e deixe-os opinar. Mostre o slide ou uma cópia da imagem. Pergunte What is this image about? e espere por It’s about the 10 most powerful superheroes from Marvel and DC. Em caso de dúvidas, informe que Marvel e DC são as maiores marcas de super-heróis dos quadrinhos (Marvel and DC are the most famous superheroes comic books brands). Pergunte What are the most powerful superheroes from Marvel and DC, in your opinion? e deixe-os citar suas opiniões. Em caso de dúvidas, incentive-os a olhar os heróis da imagem. Diga que o canal Screen Rant fez um ranking dos heróis mais poderosos dos quadrinhos (The YouTube channel Screen Rant ranked the most powerful superheroes from Marvel and DC comics). Pergunte Do you think your favorite superheroes are in this rank? e espere por respostas positivas. Mostre o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=1lC9hiK0sq4 e peça para que observem quais são os heróis do ranking (What superheroes are in the rank?), se coincidem com o palpite deles (If your guesses are right) e se os heróis favoritos deles estão no ranking (If any of your favorite superheroes are in the ranking). Disponível no YouTube, o vídeo é do canal Screen Rant, extensão de um site sobre cinema com mesmo nome, um dos mais acessados sobre o assunto nos Estados Unidos. Após a exibição, pergunte Who are the 10 most powerful heroes, according to the video? e espere por Sentry, Jean Grey, Cable, Shazam, Martian Manhunter, Firestorm, Storm, Superman, The Flash e Doctor Strange. Escreva o nome dos heróis no quadro e não apague. Pergunte Did you guess any of them? If so, which one(s)? e deixe-os se expressarem. Pergunte Is there any superhero that you’ve never heard of? e espere por Sentry, Cable, Shazam, por exemplo. Pergunte Do you agree with this ranking? e deixe-os opinar livremente. Pergunte What superheroes should be on list, too, in your opinion? e deixe-os opinar livremente. Pergunte Which superheroes from the ranking are fast? e espere por The Flash, Superman, and Shazam. Pergunte Among them, which one can run faster than the others? Which one is the fastest? e deixe-os opinar.

MATERIAL COMPLEMENTAR: Você pode ter acesso à transcrição do vídeo no arquivo Transcrição ING8_08UN09.

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Mostrar aos alunos alguns super-heróis e seus poderes. Não é necessária a compreensão total do vídeo; a contextualização da situação é o mais esperado.

Expectativa: Que os alunos sejam familiarizados com o tema e os poderes dos super-heróis para uma futura comparação com superlativos.

Orientações: Mostre o slide ou distribua cópias para a turma. Caso você tenha aplicado a aula ING08_08UN08 antes desta, esse slide será como uma revisão de como se formam os superlativos. Caso não o tenha feito, explique que os superlativos são usados para expressar que uma coisa ou pessoa possui a maior característica entre outras coisas e pessoas de um mesmo tipo (Superlative adjectives express that the thing or person being described has more of the particular quality than anything or anyone else of the same type - fonte: Cambridge Dictionary. Disponivel em: https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles/superlative). Pontue que os adjetivos curtos recebem o sufixo -est (Short adjectives are added the suffix -est) e os adjetivos maiores recebem the most/the least (Long adjectives are preceded by the most or the least), com a exceção dos irregulares good e bad (Good and bad are irregular adjectives, that’s why they become the best and the worst).

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Fazer com que os alunos escrevam um parágrafo comparando os heróis do ranking do vídeo usando superlativos.

Expectativa: Que os alunos usem os superlativos adequadamente.

Orientações: Relembre com os alunos os 10 super-heróis mencionados no ranking (Sentry, Jean Grey, Cable, Shazam, Martian Manhunter, Firestorm, Storm, Superman, The Flash e Doctor Strange) que devem estar anotados no quadro. Mostre o slide, distribua cópias ou escreva no quadro as perguntas. Pergunte Who is the strongest among them? e deixe-os opinar livremente. Peça para que reflitam sobre as outras perguntas. Diga que eles deverão escrever um parágrafo respondendo às perguntas e comparando os 10 super-heróis do ranking do vídeo (Write a short paragraph answering the questions and comparing the 10 most powerful superheroes ranked on the video). Pontue que eles deverão usar os superlativos ao comparar os heróis, aquele(s) com características superiores aos demais (Remember that you have to use the superlative adjectives to compare the ones who have more of a particular quality than the others) . Incentive-os a usar o dicionário e deixe-os produzir. Após a prática, peça para que compartilhem seus textos em duplas e discutam se eles têm opiniões parecidas (Do you have similar opinions about the superheroes?) and justifiquem suas escolhas (Justify your choices). Ao final, você pode fazer o ranking de super-heróis da turma de acordo com as respostas deles.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante esta aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com a sensação de terem aprendido e escrito algo. Mesmo aqueles que leram ou escreveram pouco devem perceber que sabem identificar e usar o superlativo para fazer comparações de habilidades.

Orientações: Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Em uma conversa coletiva, deixe os alunos darem suas opiniões sobre os tópicos, registre as que você achar pertinentes para a sua realidade, como possíveis dúvidas remanescentes, e compartilhe algumas das anotações que você fez durante a prática para correção de erros, para elogios etc.


Contents

  1. INPUT: The video “10 most powerful superheroes from Marvel and DC https://www.youtube.com/watch?v=1lC9hiK0sq4
  2. OUTPUT: To write a paragraph comparing the superheroes mentioned on the video

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF08LI15) Utilizar, de modo inteligível, as formas comparativas e superlativas de adjetivos para comparar qualidades e quantidades.



Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professora-autora: Rafaela Araújo

Mentor: Newton Murce

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes