Atividade para impressão - Lista de Expressões Idiomáticas
Plano de Aula
Plano de aula: Uso de expressões idiomáticas na produção de um diálogo
Plano 3 de uma sequência de 9 planos. Veja todos os planos sobre Writing Skills III
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esse plano é parte de uma sequência de 2 planos, abordando vocabulário e tipos de escrita. O segundo plano pretende expandir o diálogo criado neste plano, e transformá-lo em uma short story. No entanto este plano também pode ser utilizado individualmente e ter o diálogo como produção final.
Preparação para a aula: Imprima antecipadamente a lista de expressões idiomáticas que será entregue aos alunos para produzir o output (uma cópia por aluno).
Context
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Mostre o slide ou escreva a frase no quadro. Dê um tempo para que em pares, ou grupos de 3, os alunos tentem entender. Deixe que comentem livremente. Depois, faça algumas perguntas do tipo yes/no.
- What does A PIECE OF CAKE mean in this sentence? Does it mean English is sweet? (no) Does it mean English is delicious? (no) Does it mean English is easy? (yes)
Explique:
- A PIECE OF CAKE is an idiomatic expression (or idiom).
An idiomatic expression, or idiom, is a group of words that work together to produce a meaning that is different from the meaning of each word individually. So, when reading this sentence, for example, you should read/understand: English is easy.
Mostre aos alunos que também temos expressões idiomáticas em português, isso ajuda desmistificar o tema e aguça a curiosidade dos alunos. Explique:
- If we need or want to translate this sentence, we have to substitute it by its meaning or by an equivalent expression in Portuguese. Which expression in portuguese is equivalent to A PIECE OF CAKE? (Ss: é mamão com açúcar).
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada no reconhecimento e compreensão de expressões idiomáticas.
Input
Tempo sugerido: 13 minutos.
Propósito: Identificar as expressões idiomáticas.
Expectativa: Que os alunos identifiquem três expressões idiomáticas como maneira de introduzi-los ao assunto. Não é esperado que os alunos entendam a expressão especificamente dentro destes contextos, mas que entendam seu significado geral.
Orientações: Mostre o slide ou escreva os exemplos e suas fontes no quadro. Leia as frases e suas respectivas fontes. É importante que os alunos percebam que podem encontrar expressões idiomáticas em diferentes veículos (filmes, seriados de TV, músicas, livros, etc.). Além disso, praticamente todo mundo conhece Harry Potter e Os Simpsons, e muitos conhecem Coldplay, logo, esses exemplos devem aguçar a curiosidade dos alunos.
Proponha que, em pares, os alunos selecionem quais partes das frases são expressões idiomáticas. Há uma expressão no primeiro e segundo exemplos, e três expressões no terceiro exemplo. Dê um tempo para que eles discutam e depois verifique as respostas.
- In pairs, please, read the sentences and select the parts which you think are idioms. (Ss: 1. Put your best foot forward; 2. On cloud nine; 3. Work it out, draw the line, your guess is as good as mine.)
Links para as páginas de onde foram retirados os exemplos para esse input:
https://www.youtube.com/watch?v=4Yeyi-7FGAA&list=PLHnecZpGk8xNruwBytumRCCfEM3Oxagey&index=20
https://www.youtube.com/watch?v=X1XyO4PuUu8&list=PL4KuihbHZiOVmaw3ePR7rZghLCaqdqnlf&index=3
https://www.youtube.com/watch?v=qhIVgSoJVRc
Input
Propósito: Identificar expressões idiomáticas e entender seus significados.
Expectativa: Que os alunos identifiquem o significado das expressões idiomáticas apresentadas.
Orientações: Mostre o slide ou escreva as expressões idiomáticas e seus significados no quadro, ou imprima uma cópia para cada grupo de 3 alunos. (As definições foram retiradas do Cambridge Dictionary Online https://dictionary.cambridge.org/pt/ )
Proponha que em pares, os alunos combinem as expressões idiomáticas e seus significados. Dê um tempo para discutirem e fazerem o exercício, e depois verifique as respostas.
- In groups of 3, please, match the sentences and the correct meanings. (Ss: 1. b, 2. d, 3. a, 4. e, 5. c)
Entregue a lista de expressões idiomáticas para que os alunos tenham todas as expressões idiomáticas trabalhadas em sala, e mais alguns exemplos para ajudar na próxima tarefa.
Explique:
- Some idiomatic expressions are exactly the same in Portuguese, like: break the ice - quebrar o gelo. Some are similar, like: kill two birds with one stone - matar dois coelhos com uma cajadada só. Some are really different, like: piece of cake - mamão com açúcar. And some don’t have an equivalent in Portuguese, like: get over something. Therefore, it is important to understand their meaning as a segmented group of words that work together.
Output
Tempo sugerido: 25 minutos.
Propósito: Usar expressões idiomáticas numa produção de autoria - um diálogo
Expectativa: Que os alunos sejam capazes de escrever um diálogo utilizando algumas das expressões idiomáticas que foram estudadas na aula.
Orientações: Proponha aos alunos que, em duplas ou grupos de três, criem um diálogo com o tema: Seus planos para o final de semana, e utilizem algumas expressões idiomáticas. Você pode sugerir ao alunos que comecem o diálogo com:
- What are you going to do at the weekend? ou What are your plans for the weekend? ou What’s up for the weekend?
Se os alunos sentirem muita dificuldade em escrever o diálogo já com as expressões idiomáticas, recomende que eles escrevam primeiro com o significado e depois troquem pela expressão idiomática, utilize o diálogo abaixo como um breve exemplo:
- Megan: Hey Kate, what are your plans for the weekend?
Kate: I’m going to study for the Math test, but I don’t know which units to study. Do you know?
Megan: I don’t know (Your guess is as good as mine.)
Kate: If I get 10 on this test I’ll be so happy. (I’ll be on cloud nine)
Megan: Me too, but the truth is that Maths is not easy. (is not a piece of cake).
Se os alunos conseguirem terminar a atividade em sala, você pode pedir que eles interpretem seus diálogos.
Se os alunos não conseguirem terminar em sala, solicite que terminem em casa e tragam na próxima aula, pois esse texto servirá de base para a próxima etapa desta aula, que está dividida em duas partes. Na segunda, eles vão expandir suas idéias e criar um novo texto, tendo esse diálogo como base. Você também pode pedir que interpretem os diálogos no início da próxima aula.
Caso os seus alunos tenham acesso à internet, recomende que façam uma pesquisa para obter mais expressões idiomáticas. Os links abaixo fornecem várias expressões idiomáticas já com seus respectivos significados e exemplos. Eles podem utilizar esses links ou fazer uma pesquisa livre no google.
https://englishlive.ef.com/blog/language-lab/15-common-english-idioms-and-phrases/
http://www.smart-words.org/quotes-sayings/idioms-meaning.html
Se não tiverem acesso a internet, eles podem trabalhar apenas com a atividade para impressão - lista de expressões idiomáticas.
Feedback
Tempo sugerido: 5 min
Propósito: Organizar os saberes ativados durante esta aula.
Expectativa: Que os alunos lembrem das principais informações passadas na aula, como: o que uma uma expressão idiomática é, e como usá-la.
Orientações: Termine a aula com uma retomada do que os alunos aprenderam. Coloque somente a pergunta inicial no projetor, ou no quadro, e deixe que os alunos falem livremente. Você pode anotar suas respostas no quadro. Depois apresente esse slide, que provavelmente contém a mesma coisa que você anotou no quadro na etapa anterior. Assim, mostra aos alunos que é isso mesmo: o que eles falaram era exatamente o que você queria que eles aprendessem.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google Meet;
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Drive.
Context
Antes do encontro síncrono, compartilhe o slide. Você pode solicitar que os alunos façam as entrevistas entre si, utilizando o Google Meet ou o WhatsApp, ou que entrevistem familiares e amigos. No encontro síncrono, peça que compartilhem suas respostas e deixe que comentem livremente.
Ainda no encontro, exiba o segundo slide e proceda de acordo com as orientações. Compartilhe o link do vídeo, dê o tempo necessário para que assistam à primeira parte e depois peça que expressem o que observaram a partir das perguntas.
Exiba o último slide dessa parte e explique a questão dos nomes conforme as orientações, solicitando que os alunos compartilhem suas respostas às perguntas com a turma toda.
Input
Para encerrar o encontro, compartilhe a transformação do nome presente no poema e peça que os alunos pensem sobre as questões: How do you think this girl felt with this change? Where is she from? Why did she change her name?
No próximo encontro, peça que os alunos relatem o que pensaram e exiba o primeiro slide, comparando-o com as respostas dadas pelos estudantes. Compartilhe o segundo slide e contextualize o poema seguindo as orientações. Exiba o slide do poema e dê tempo para que os alunos o leiam individualmente. Compartilhe o glossário para que os alunos possam consultá-lo enquanto leem.
Output
Ainda no encontro, exiba o primeiro slide e encaminhe a atividade conforme as orientações. Compartilhe o link do vídeo para que os alunos possam assisti-lo e realizar essa tarefa.
No próximo encontro, corrija a tarefa, solicitando que os alunos expliquem suas respostas. Exiba o último slide do Output e oriente que completem as frases conforme suas interpretações. Dê alguns minutos para isso e peça que compartilhem suas respostas, justificando as escolhas a partir da tabela feita individualmente e do vídeo a que assistiram.
Feedback
Para encerrar o encontro, oriente as atividades de reflexão sobre os aprendizados conforme sugerido.
Convite às famílias
Os familiares podem ser interlocutores da pesquisa do Context.
Contents
- INPUT: sentences with idioms selected from a film, a TV series and a song.
- OUTPUT: to write a dialogue using idioms
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF08LI11) Produzir textos (comentários em fóruns, relatos pessoais, mensagens instantâneas, tweets, reportagens, histórias de ficção, blogues, entre outros), com o uso de estratégias de escrita (planejamento, produção de rascunho, revisão e edição final), apontando sonhos e projetos para o futuro (pessoal, da família, da comunidade ou do planeta).
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Fernanda Encarnação
Mentor: Newton Murce
Especialista: Celina Fernandes