13615
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Pré Escola - Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Atividade - Dançar com materiais flexíveis

Com lenços, fitas e outros objetos, as crianças vão explorar os movimentos de acordo com diferentes ritmos

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Leiry Kelly Silva Oliveira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >

O que fazer antes?

Contextos prévios:

A proposta prevê a utilização de materiais flexíveis que você já possua em sala ou que podem ser coletados com as crianças, junto a comunidade escolar. Requer, ainda, a escolha de músicas, preferencialmente instrumentais. Músicas agitadas, tais como frevo, folclóricas, entre outras, e músicas mais lentas, como as clássicas e lullabies, por exemplo.

Espaços:

Preveja um espaço aberto para o contexto da proposta. Considere a necessidade de movimentação livre das crianças, que mudará de acordo com o tamanho do grupo. Reserve um espaço para realização da roda de conversa, que acontecerá no início e no fim da atividade. Atente-se quanto à necessidade de organizar os materiais no centro do espaço, considerando uma dimensão estética que convide as crianças a interagirem com os objetos. Também é importante atentar-se quanto ao volume da música, para que o ambiente fique agradável à vivência das crianças.

Materiais:

Aparelho de som para reprodução das músicas escolhidas previamente. Materiais flexíveis que se movimentem facilmente com a interação das crianças, como lenços coloridos, voal, fitas, folhas longas (como as de coqueiro), papel seda, celofane, papel crepom em tiras, cordas, entre outros.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 01 hora.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Quais as estratégias usadas pelas crianças para explorar os materiais? Consideraram a forma como seus movimentos impactam no movimento do objeto? Experimentaram diferentes formas de mover o mesmo objeto? Preferiram dançar sem os objetos?

2. Como as crianças interagiram durante a atividade? Dançaram individualmente, em grupo ou em duplas? Manipularam juntas um mesmo objetos, criando movimentos conjuntos? Ajudaram umas às outras?

3. De que forma as crianças reagiram a mudança das músicas? Seus movimentos mudaram com a mudança de ritmo? Elas expressaram a percepção de um ritmo mais acelerado ou mais lento?


<inicio-h1>

Para incluir todos:

<fim-h1>

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada uma delas. Proponha alternativas para a qualidade das interações, traçando estratégias para que uma criança ajude a outra. Lembrando que, algumas delas, eventualmente, irão preferir dançar sem utilizar os objetos e outras irão preferir apenas observar os movimentos. Respeite e receba positivamente as escolhas e expressões das crianças.

O que fazer durante?

ilustracao

1

Convide as crianças para sentarem com você em uma grande roda e compartilhe o propósito da atividade. Conte que todas irão, inicialmente, explorar os materiais por alguns minutos. Explique que logo que a música começar, todas vão dançar da forma que desejarem, utilizando os objetos que quiserem como acessórios de dança e que poderão trocar de objeto a qualquer momento. Acorde com as crianças sobre a duração e organização dos materiais ao fim da brincadeira.

rof> Possíveis falas do professor neste momento: Crianças, hoje vamos dançar bastante e explorar os movimentos do nosso corpo e de diversos materiais que serão nossos acessórios de dança. Antes da música começar a tocar, vocês poderão explorar livremente os objetos por alguns minutos. Mas, assim que a música começar, vocês podem escolher um para brincar ao som da música, que podem ser trocados posteriormente. Quando estiver faltando 5 minutos para terminar a brincadeira, vou avisar para vocês que estamos chegando no tempo de terminar. Ao final, iremos organizar todo o material juntos.

2

Após a exploração inicial dos objetos realizada pelas crianças, comece a reprodução pelos ritmos mais agitados e rápidos. Convide-as a escolher objetos e a começar a se movimentar ao som da música. No decorrer da dança, comece a reproduzir músicas cada vez mais calmas e lentas, de modo que a atividade termine com a música mais tranquila da sua playlist.


3

Circule entre as crianças, observando suas interações com a proposta. Sugere-se o registro fotográfico e/ou escrito da atividade, a fim de narrar o processo vivenciado pelo grupo. Em suas observações, busque perceber o que elas dizem, como dizem, como interagem entre si e com o material. Elas dançam sozinhas? Manipulam um material em conjunto? Estão sorrindo? Estão se surpreendendo? Você também pode apoiar as experiências e construções das crianças, oportunizando mediações para a ampliação de suas percepções.

Possíveis ações do professor: A criança escolhe o papel para compor seus movimentos. Ao seguir o ritmo da música, ela faz tentativas de que o material se movimente de forma suave, fazendo ondas leves e ágeis. Mas não consegue e não escolhe outro material para suas tentativas. Você pode se aproximar dela e perguntar: Que movimento você quer fazer com o papel? Você acha que o papel está conseguindo se movimentar como você imaginou? Será que há outro material disponível que, ao se movimentar, consegue fazer o movimento que você quer? O movimento de algum colega se parece com o movimento que você pensou?


4

Quando estiver chegando ao final da vivência, conte para as crianças que faltam 5 minutos para o fim da atividade. Ao terminar esse tempo, diga que é hora de começarem a organizar os materiais.


Para finalizar:

Convide as crianças para voltarem a grande roda para compartilharem as experiências e explorações realizadas no dia. Você pode perguntar sobre suas explorações, quais materiais manusearam, como sentiram os ritmos das músicas e como movimentaram os objetos de acordo com elas. Procure saber se acharam a brincadeira divertida e quais sensações experimentaram durante a dança.

Desdobramentos

Esta vivência pode ser realizada mais vezes, possibilitando que as crianças explorem diferentes materiais e ritmos, além de propiciar uma observação mais regular do grupo.

Engajando as famílias

Ao fim das vivências de movimentos corporais com materiais flexíveis, você poderá escolher alguns dos registros fotográficos e observações feitas sobre os momentos de brincadeira livre das crianças para enviar aos pais. É possível fazer isso em forma de bilhete, integrada ao portfólio das crianças ou, ainda, pode ser feita uma exposição dos registros em um mural para a comunidade escolar. Você poderá convidar os pais para participarem de uma das vivências junto às crianças, fortalecendo não só o vínculo entre elas e os pais, mas também o engajamento das famílias em atividades na escola.


#novaescolaemcasa select-down
Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses) :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI03CG03 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI03CG01 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI03ET01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Educação Infantil Bebês Crianças bem pequenas Crianças pequenas

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês Educação Empreendedora
Baixar plano