9796
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 6º ano > Números

Plano de aula - Identificar e caracterizar primos e compostos

Plano de aula de matemática com atividades para 6 do Fundamental sobre identificar e caracterizar números primos e, consequentemente, números compostos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Allan Costa Jardim

Código do plano: MAT6_03NUM01

Recursos
- Necessários: Caderno, lápis, borracha, grupo de whatsapp

- Opcionais:

Para este plano, foque na etapa: Aquecimento e Sistematização do conceito

Aquecimento
Professor, dias antes da aula, solicite aos alunos que enviem em formato de áudio ou podcasts o que eles entendem sobre os termos múltiplo, divisor e divisível e qual a relação entre eles. Eles também podem gravar vídeos, se desejarem.
Inicie a aula explorando esses conceitos a partir das explicações que você ouviu dos alunos, valorizando a participação deles. Pergunte a eles se ouviram as explicações dos colegas e se eles têm alguma preferência por alguma explicação específica. Isso ajudará você a identificar como os alunos aprendem melhor. Certifique-se de que eles entenderam esses conceitos, pois serão o fio condutor dessa aula. Em seguida, proponha os questionamentos apresentados no slide de Aquecimento. Você pode compartilhar esse slide com os alunos como imagem no grupo de whatsapp ou por outro meio de comunicação que tenham combinado. Solicite que eles registrem suas resoluções no caderno para que possam consultar durante a discussão das soluções. Combine com eles o tempo que terão para resolver as atividades propostas.

Discussão das soluções do Aquecimento
Professor, esse é um dos momentos mais importantes da aula, portanto fique atento às respostas dos alunos. Solicite aos alunos que apresentem suas soluções sobre cada um dos itens. Caso sua aula seja síncrona, você pode explorar esse momento solicitando aos alunos que acionem os microfones e expliquem como chegaram às soluções. Caso contrário, peça que enviem as explicações por mensagens de áudio pelo whatsapp. Outra possibilidade é os alunos fotografarem seus registros para compartilhar no grupo de whatsapp. Faça boas perguntas. Peça que identifiquem quais são todos os divisores de cada número e quantos divisores que cada número possui. Instigue-os perguntando porque uns números têm mais divisores do que outros e o que pode explicar isso. Questione-os se é possível chegar a alguma conclusão a partir dessas observações. Em seguida, explique para os alunos que o fato de alguns números naturais terem mais divisores do que outros deu origem a uma classificação específica. Assim, os números que possuem somente dois divisores, como foi o caso do 41, são denominados números primos. Entretanto, os números que possuem mais de dois divisores, são chamados de números compostos, que é o caso dos números 39 e 54.

Sistematização do conceito
Nessa proposta, a sistematização do conceito será utilizada como encerramento. Compartilhe o slide de sistematização com os alunos, o que pode ser feito pelo grupo de whatsapp ou pelo meio de comunicação combinado entre vocês. Se sua aula for síncrona, convide um dos alunos a ativar o microfone e fazer a leitura para os colegas. Em seguida, reforce o que foi trabalhado no momento anterior, acrescentando o papel do 1 nesses conceitos. Explique que os números primos possuem apenas dois divisores e que o 1 é sempre um deles e o outro é o próprio número. Já os números compostos, também têm o 1 e eles próprios como divisores, mas têm outros além destes. Proponha outros números para eles analisarem mentalmente, como 17, 21, 29 e 32. Peça que classifiquem para verificar se eles entenderam os conceitos.
Se sua aula não for simultânea, grave um áudio ou um podcast explicando tudo isso e compartilhe com os alunos. É possível que algum aluno questione sobre o fato de o número 1 ser primo ou não. Caso isso aconteça, deixe como tarefa a orientação de que assistam ao vídeo indicado no Convite às famílias. Se nenhum deles perguntar, deixe o vídeo como sugestão.

Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados nessa fase com outras funções em casa.
Compartilhe com os alunos o link do vídeo “1 é primo?” https://www.youtube.com/watch?v=Z8cXWOL6kR4 e sugira aos alunos que convidem seus familiares para assistirem juntos. É uma forma de engajar os alunos para a aprendizagem e envolver os familiares nesse processo. 

Sugestão Enviada Por: Pricilla Cerqueira


Código: MAT6_03NUM01

(EF06MA05) Classificar números naturais em primos e compostos, estabelecer relações entre números, expressas pelos termos “é múltiplo de”, “é divisor de”, “é fator de”, e estabelecer, por meio de investigações, critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 6º ano:

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a comparar diferentes sistemas de numeração, identificar múltiplos e divisores de um número natural, números primos, compostos e quadrados perfeitos; resolver problemas e desenvolver fluência com as quatro operações com números naturais; conceituar frações (razão, quantidade e multiplicador), ordenar, adicionar e subtrair frações com denominadores diferentes, calcular porcentagens.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas