Resumo da Aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo Sugerido: 2 minutos.
Orientações: Compartilhe o objetivo com a turma, seja projetando o slide, seja entregando atividade impressa para colar no caderno ou ainda, pedindo aos alunos para copiarem em seus cadernos. Seja sucinto, o tempo de 2 minutos implica em objetividade nesse ponto.
Propósito: Levar ao conhecimento dos alunos o objetivo de aprendizagem desta aula.
Discuta com a Turma:
- Estão curiosos para saber o que são números primos?
Aquecimento
Tempo Sugerido: 5 minutos.
Orientações: Revisite o conceito de divisores de um número natural. A atividade possibilitará que você crie multiplicações que resultem num mesmo número, o que servirá como ponte para a Atividade Principal, que será contextualizada através da construção de retângulos como forma de acesso ao princípio multiplicativo.
Propósito: Possibilitar a percepção dos alunos na relação que há entre número de divisores e o número de possíveis multiplicações que resultem em um número dado.
Discuta com a turma:
- Vocês lembram o significado das palavras: múltiplo, divisor e divisível?
- Será que há números com mais divisores do que outros?
- É possível estabelecer algum tipo de conclusão a respeito de um número e sua quantidade de divisores?
Materias Complementares:
Aquecimento
Resolução do Aquecimento
Atividade Principal
Tempo Sugerido: 15 minutos. (Slides 4 a 6)
Orientações: Explique para os alunos que Mariana tem 40 quadrinhos e conseguiu construir um retângulo com as dimensões 8 e 5, ou seja, 40 = 8 x 5. Explique também que há outras formas de se obter um retângulo com 40 quadrinhos. Alguns números merecerão atenção especial, já que terão menores possibilidades de construção de retângulos. São os casos dos números primos e do número 1. Sugere-se que esses alunos auxiliem seus colegas e/ou acompanhem as construções que eles estão realizando.
Propósito: Formar multiplicações que resultem em um número dado.
Discuta com a Turma:
- O que é um retângulo e como se determina sua área?
- Que diferença há entre um retângulo 8x5 e um retângulo 5x8?
- Há outra forma de se obter um retângulo com área 40 unidades?
- Alguns números obterão mais retângulos do que outros. Por quê?
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Resolução da atividade
Guia de intervenção
Atividade Principal
Tempo Sugerido: 15 minutos. (Slides 4 a 6)
Orientações: Explique para os alunos que Mariana tem 40 quadrinhos e conseguiu construir um retângulo com as dimensões 8 e 5, ou seja, 40 = 8 x 5. Explique também que há outras formas de se obter um retângulo com 40 quadrinhos. Alguns números merecerão atenção especial, já que terão menores possibilidades de construção de retângulos. São os casos dos números primos e do número 1. Sugere-se que esses alunos auxiliem seus colegas e/ou acompanhem as construções que eles estão realizando.
Propósito: Formar multiplicações que resultem em um número dado.
Discuta com a Turma:
- O que é um retângulo e como se determina sua área?
- Que diferença há entre um retângulo 8x5 e um retângulo 5x8?
- Há outra forma de se obter um retângulo com área 40 unidades?
- Alguns números obterão mais retângulos do que outros. Por quê?
Atividade Principal
Tempo Sugerido: 15 minutos. (Slides 4 a 6)
Orientações: Explique para os alunos que Mariana tem 40 quadrinhos e conseguiu construir um retângulo com as dimensões 8 e 5, ou seja, 40 = 8 x 5. Explique também que há outras formas de se obter um retângulo com 40 quadrinhos. Alguns números merecerão atenção especial, já que terão menores possibilidades de construção de retângulos. São os casos dos números primos e do número 1. Sugere-se que esses alunos auxiliem seus colegas e/ou acompanhem as construções que eles estão realizando.
Propósito: Formar multiplicações que resultem em um número dado.
Discuta com a Turma:
- O que é um retângulo e como se determina sua área?
- Que diferença há entre um retângulo 8x5 e um retângulo 5x8?
- Há outra forma de se obter um retângulo com área 40 unidades?
- Alguns números obterão mais retângulos do que outros. Por quê?
Discussão das Soluções
Tempo Sugerido: 12 minutos.
Orientações: Apresente algumas soluções (do slide ou não), e instigue os alunos a fazerem o mesmo.
Propósito: Esse slide é para apresentar alguns exemplos e fazer com que os alunos apresentem suas soluções.
Discuta com a Turma:
- Há diferenças entre as quantidades de divisores dos números? Alguns tem mais que outros?
- Será que há uma relação entre a quantidade de divisores de um número e a quantidade de retângulos construídos?
- Quantos divisores tem o número um?
- Quais são os números que tem somente dois divisores? O que aconteceu com a quantidade de retângulos construídos para esses números?
- Alguns números permitem que sejam construídos quadrados (1, 4, 9, 16, 25, etc…). Um quadrado é um retângulo? O que define um retângulo?
Sistematização do Conceito
Tempo Sugerido: 5 minutos. (Slides 8 e 9)
Orientações: Sintetize o conceito apresentando os exemplos que ocorreram durante a Atividade Principal. Cite alguns números (preferencialmente associando-o ao respectivo aluno, cujo número natural se refere), pergunte aos alunos a quantidade de divisores do número em questão e a quantidade de retângulos construídos.
Sugere-se uma leitura compartilhada (escolha alguns alunos cujos números da chamada são primos), e explique que, na verdade, o termo “primos” refere-se a “primeiros ou primários”, no sentido de que, todos os números compostos têm divisores primos. Este assunto será retomado em um futuro plano de aula.
Propósito: A Sistematização do Conceito é o momento de formalizar as definições principais.
Discuta com a Turma:
- O seu número na chamada é primo ou composto?
Materiais Complementares:
Acesse aqui e aqui, as Notas Históricas sobre os Números Primos.
Acesse aqui um vídeo sobre a Primalidade do Número 1.
Sistematização do Conceito
Tempo Sugerido: 5 minutos. (Slides 8 e 9)
Orientações: Sintetize o conceito apresentando os exemplos que ocorreram durante a Atividade Principal. Cite alguns números (preferencialmente associando-o ao respectivo aluno, cujo número natural se refere), pergunte aos alunos a quantidade de divisores do número em questão e a quantidade de retângulos construídos.
Sugere-se uma leitura compartilhada (escolha alguns alunos cujos números da chamada são primos), e explique que, na verdade, o termo “primos” refere-se a “primeiros ou primários”, no sentido de que, todos os números compostos têm divisores primos. Este assunto será retomado em um futuro plano de aula.
Propósito: A Sistematização do Conceito é o momento de formalizar as definições principais.
Discuta com a Turma:
- O seu número na chamada é primo ou composto?
Materiais Complementares:
Acesse aqui e aqui, as Notas Históricas sobre os Números Primos.
Acesse aqui um vídeo sobre a Primalidade do Número 1.
Encerramento
Tempo Sugerido: 6 minutos.
Orientações: Utilize esse momento para retomar os conceitos apresentados nesta aula. Sugira à turma que já comecem a avaliar alguns números quanto à primalidade. Evite a prática da pergunta-resposta. Adicione sempre um questionamento a respeito da razão pela qual o aluno apresentou determinada resposta. Proponha uma discussão a respeito da primalidade do número 1. Exemplifique o caso do (a) aluno (a), cujo número da chamada é 1, apresentando as dificuldades em se construir retângulos e observando a definição. Tal discussão auxiliará no aprendizado dos conceitos envolvidos.
Caso julgue necessário e o tempo permita, promova uma breve discussão a respeito do quanto os diversos ramos da Matemática se conectam. Esse tipo de exercício de memória pode ser bem proveitoso e pode trazer à tona elementos relevantes para o processo de aprendizagem.
Propósito: Apresentar aos alunos uma síntese dos conceitos apresentados na aula
Discuta com a Turma:
- O número 1 é primo ou composto?
- Vocês se lembram de alguma aula ou alguma atividade em que diferentes conteúdos de Matemática estavam presentes?
Raio X
Tempo Sugerido: 5 minutos.
Orientações: Utilize nesse momento o calendário para mostrar aos alunos a data atual. A partir do exercício, reforce a definição de números primos e compostos.
Propósito: Essa atividade tem o objetivo de avaliar se o aluno de fato se apropriou do conceito de números primos.
Discuta com a Turma:
- Como faremos para verificar se esse número é primo ou composto?
Materiais Complementares:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar