Com base na leitura de uma história, as crianças brincarão de cabeleireiro como forma de valorizar a própria identidade e as diferenças na turma.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Sandra Bonotto
Mentor: Wildes Gomes de Campos
Especialista do subgrupo etário: Mônica Samia
Campos de Experiência: O eu, o Outro e o Nós. Corpo, gestos e movimentos. Escuta, fala, pensamento e imaginação.
Objetivos e códigos da Base
Centrais:
(EI03EO07) Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.
(EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
(EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.
Abordagem didática: Assegurar que as crianças sejam envolvidas nas decisões relativas às questões que lhes dizem respeito, é um direito de aprendizagem e de desenvolvimento definido na BNCC. Esses direitos à participação, convivência e expressão convidam a instituição a incluir os pequenos na organização da rotina, realizando uma escuta sensível das ideias deles e promovendo espaços de negociação, problematização e tomada de decisões coletivas.
Código: EDI3_32UND01
(EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
(EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.
(EI03EO07) Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.
Apoiador Técnico
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes