13603
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Pré Escola - Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Atividade - Brincando de cuidar dos cabelos

Com base na leitura de uma história, as crianças brincarão de cabeleireiro como forma de valorizar a própria identidade e as diferenças na turma.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Sandra Bonotto

Apresente a proposta
Grave um vídeo lendo o livro “O cabelo de Cora”, de Ana Zarco Câmara, ou algum livro similar, que possibilite a abordagem do assunto da identidade com as crianças. Conheça a história (disponível aqui). Converse sobre ela e faça o convite: “Tive uma ideia: que tal montarmos um salão de cabeleireiro para cuidar dos nossos cabelos?” Envie o vídeo pelo WhatsApp ou outra plataforma de comunicação com as famílias.

Adaptações necessárias
Convide as famílias a brincar de cabeleireiro com as crianças, com base na leitura da história, como forma de valorizar a própria identidade e proporcionar um momento lúdico entre crianças e familiares.

Sugira às famílias
Sugira às famílias que convidem as crianças a brincar de cabelereiro. Após o convite, as crianças podem indicar materiais, formas de organização e, com o apoio do adulto, montar a brincadeira com os materiais disponíveis em casa, como pentes, escovas, grampos, borrifadores de água, laços e fitas para a arrumação dos cabelos. Durante a organização da brincadeira, os adultos podem instigar as crianças a pensar sobre o cuidado com os cabelos, sobre a diversidade e a valorização da identidade das crianças etc. Para a montagem e organização dos materiais, sugira que ouçam as sugestões e as acolham sempre que possível, possibilitando que as crianças sejam protagonistas do processo. Nessa parte, além de disponibilizar os objetos, é importante que deem acesso ao espelho e instiguem as crianças a arrumar seus cabelos com certa autonomia, possibilitando que, progressivamente, possam fazer essas pequenas ações do dia a dia. Proponha que se envolvam na brincadeiras conversando sobre os penteados de que os clientes podem gostar e brincando junto.

Para compartilhar com o grupo
Convide as famílias, se possível, a compartilhar fotos ou vídeos desse momento, para que você possa dividir esses registros com as demais. Conforme você compartilhar, é possível que mais famílias se sintam estimuladas a realizarem a atividade. Continue recebendo e encaminhando os resultados para o restante do grupo. 

Sugestão Enviada Por: Nilcileni Brambilla


Código: EDI3_32UND01

(EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.

(EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.

(EI03EO07) Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses):

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas