13602
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Sufixo -ly em um conto de suspense (thriller)

POR: Rafaela Xavier de Araújo 22/11/2018
Código: ING8_06UND14

8º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF08LI13) Reconhecer sufixos e prefixos comuns utilizados na formação de palavras em língua inglesa.

Plano de aula de Inglês com atividades para 8o ano do EF sobre Sufixo -ly em um conto de suspense (thriller)

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula: Peça para os alunos trazerem seus dicionários, físicos ou eletrônicos, para esta aula.

Objective select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula.

Context select-down

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Mostre o slide ou escreva as informações no quadro. Pergunte: Do you like thriller stories? e espere por respostas positivas. Em caso de dúvidas, explique que thriller é um gênero que causa tensão e excitação, geralmente com perseguições e informações escondidas para prender a audiência (Thriller is a genre that causes tension and excitement and it generally has chasing moments and hidden information to catch the audience). Peça para que, em trios, eles falem sobre os tópicos listados no slide. Ao final, peça que pelo menos dois trios compartilhem suas opiniões com a turma.

Input select-down

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Mostrar aos alunos um trecho de um texto do gênero thriller com advérbios terminado com o sufixo -ly.

Expectativa: Que os alunos sejam familiarizados com o gênero do texto e o sufixo -ly.

Orientações: Pergunte Have you ever heard of Edgar Allan Poe? e espere por respostas positivas. Em caso de respostas negativas, explique que Edgar Allan Poe foi um escritor americano famoso por seus contos de mistério e terror, além de ser considerado o pai do romance policial (Edgar Allan Poe was an American writer, famous for writing tales of mystery and terror, besides being considered the detective novel’s father). Diga que eles irão ler um trecho de uma das obras desse autor. Mostre o slide ou distribua cópias para a turma. Pergunte: According to the title, what is the passage about? E espere por: A heart which tells a story, por exemplo. Pergunte: What does it mean, in your opinion? E deixe-os se expressarem. Espere por algo do tipo: A person who likes to tell stories from the heart/ A person who likes to tell love stories, etc. Peça para que leiam o trecho e tentem descobrir alguma pista sobre o título: Read the text and try to find some clues about the title. Incentive-os a usar dicionários para as palavras que não conhecem. Após a leitura, pergunte: What is the passage about? E espere por: Someone who seems to be nervous, but says that she/he is calm to tell a story. Pergunte What is the relation between the passage and the title? E espere por algo como: The character might tell a story from his heart, por exemplo. Explique que o título pode ser interpretado como um coração contador de histórias. Pergunte: What is the character’s story about? E espere por: It may be about something he/she did or saw/ something unusual. Pergunte: Why does the character say he/she is not crazy? e deixe-os se expressarem. Espere por respostas como: Because he/she may have seen/done/lived an unbelievable situation. Pergunte: as Edgar Allan Poe wrote mystery stories, what can be the mystery in this story? E espere por respostas como: It may be about something the character regrets doing from the bottom of his/her heart, por exemplo. Deixe-os expressarem suas ideias livremente. Pergunte: Do you think the character is an emotional person? Why? e espere por: Yes, he/she seems to be an emotional person because he/she is nervous and excited. Pergunte: What words reinforce his/her emotions? E espere por dreadfully, healthily e calmy. Pergunte: What do these words have in common? e espere por: They end with -ly.

Input select-down

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Mostrar aos alunos um trecho de um texto do gênero thriller com advérbios terminados com o sufixo -ly.

Expectativa: Que os alunos sejam familiarizados com o gênero do texto e o sufixo -ly.

Orientações: Explique que as palavras do texto terminadas em -ly são advérbios e que advérbios servem para dar informações ou modificar verbos, frases e orações (The words with -ly at the end are adverbs. They are used to give more information or modify verbs, sentences and clauses). Mostre o slide ou distribua cópias com o conteúdo para a turma. Explique as regras do uso do sufixo -ly, principalmente nas mudanças que devem ser feitas com palavras terminadas com -l e -y. Você pode usar o site Cambridge Dictionary como referência gramatical para esse tópico. Disponível em: https://dictionary.cambridge.org/us/grammar/british-grammar/about-adjectives-and-adverbs/adverbs-forms

Output select-down

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Fazer com o que os alunos escrevam uma pequena continuação para o trecho de Edgar Allan Poe.

Expectativa: Que os alunos usem os advérbios com sufixo -ly adequadamente.

Orientações: Mostre o slide ou distribua cópias do texto para a turma. Explique que o texto é um trecho do mesmo conto que eles leram (It is a passage from the same story you’ve read). Peça para que leiam e descubram mais sobre a história do narrador. Após a leitura, pergunte: What is this passage about? E espere por: The character confesses his/her crime/ A confession of a murder. Pergunte: Who was murdered? e espere po:r An old man. Pergunte: What probably happened to the character after his/her crime? E deixe-os se expressarem. Espere por respostas como: Somebody has found out about the crime/ The murderer was arrested/ The old man hasn’t died, etc.

Output select-down

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Fazer com o que os alunos escrevam uma pequena continuação para o trecho de Edgar Allan Poe.

Expectativa: Que os alunos usem os advérbios com sufixo -ly adequadamente.

Orientações: Mostre o slide ou escreva a informação no quadro. Diga que os alunos deverão escrever uma continuação para a história de Poe, pensando no que aconteceu depois de o narrador cometer o crime. Explique que a continuação deve ter no máximo 10 linhas e que eles devem usar três advérbios com o sufixo -ly , no mínimo, em suas produções. Incentive-os a usar dicionários durante a atividade. Ao final da produção, peça para os trios compartilharem seus textos e discutirem se eles gostaram dos finais dos colegas (Do you like your friends’ final version?), se os finais têm algo em comum (Do your stories have anything in common?) e qual o final mais interessante (What is the most interesting ending?). Mostre o final do conto para a turma. Você pode clicar no link https://www.poemuseum.org/the-tell-tale-heart ou distribuir cópias do arquivo Opção de impressão - final do conto - ING8_06UN14 para os alunos. Pergunte: What happened at the end? E espere por: The character had a heart-attack and died. Pergunte: What is the relation between the ending and the title? E espere por algo como The character’s heart couldn’t stand his paranoid story-telling, por exemplo. Pergunte: How do you like this ending? e deixe-os se expressarem livremente. Caso sobre tempo, você pode exibir uma animação baseada no conto, como esta https://www.youtube.com/watch?v=wDLLHTdVSgU . Disponível no YouTube, o vídeo mostra a versão animada do conto de Edgar Allan Poe feita por Annette Jung/Berlin em seu canal, o Trickpiraten.

Feedback select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante esta aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com a sensação de terem aprendido, lido e escrito algo. Mesmo aqueles que leram ou escreveram pouco devem perceber que sabem identificar e usar advérbios com sufixos -ly em conto de suspense.

Orientações: Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Em uma conversa coletiva, deixe os alunos darem suas opiniões sobre os tópicos, registre as que você achar pertinentes para a sua realidade, como possíveis dúvidas remanescentes, e compartilhe algumas das anotações que você fez durante a prática para correção de erros, para elogios etc.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula: Peça para os alunos trazerem seus dicionários, físicos ou eletrônicos, para esta aula.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula.

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Mostre o slide ou escreva as informações no quadro. Pergunte: Do you like thriller stories? e espere por respostas positivas. Em caso de dúvidas, explique que thriller é um gênero que causa tensão e excitação, geralmente com perseguições e informações escondidas para prender a audiência (Thriller is a genre that causes tension and excitement and it generally has chasing moments and hidden information to catch the audience). Peça para que, em trios, eles falem sobre os tópicos listados no slide. Ao final, peça que pelo menos dois trios compartilhem suas opiniões com a turma.

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Mostrar aos alunos um trecho de um texto do gênero thriller com advérbios terminado com o sufixo -ly.

Expectativa: Que os alunos sejam familiarizados com o gênero do texto e o sufixo -ly.

Orientações: Pergunte Have you ever heard of Edgar Allan Poe? e espere por respostas positivas. Em caso de respostas negativas, explique que Edgar Allan Poe foi um escritor americano famoso por seus contos de mistério e terror, além de ser considerado o pai do romance policial (Edgar Allan Poe was an American writer, famous for writing tales of mystery and terror, besides being considered the detective novel’s father). Diga que eles irão ler um trecho de uma das obras desse autor. Mostre o slide ou distribua cópias para a turma. Pergunte: According to the title, what is the passage about? E espere por: A heart which tells a story, por exemplo. Pergunte: What does it mean, in your opinion? E deixe-os se expressarem. Espere por algo do tipo: A person who likes to tell stories from the heart/ A person who likes to tell love stories, etc. Peça para que leiam o trecho e tentem descobrir alguma pista sobre o título: Read the text and try to find some clues about the title. Incentive-os a usar dicionários para as palavras que não conhecem. Após a leitura, pergunte: What is the passage about? E espere por: Someone who seems to be nervous, but says that she/he is calm to tell a story. Pergunte What is the relation between the passage and the title? E espere por algo como: The character might tell a story from his heart, por exemplo. Explique que o título pode ser interpretado como um coração contador de histórias. Pergunte: What is the character’s story about? E espere por: It may be about something he/she did or saw/ something unusual. Pergunte: Why does the character say he/she is not crazy? e deixe-os se expressarem. Espere por respostas como: Because he/she may have seen/done/lived an unbelievable situation. Pergunte: as Edgar Allan Poe wrote mystery stories, what can be the mystery in this story? E espere por respostas como: It may be about something the character regrets doing from the bottom of his/her heart, por exemplo. Deixe-os expressarem suas ideias livremente. Pergunte: Do you think the character is an emotional person? Why? e espere por: Yes, he/she seems to be an emotional person because he/she is nervous and excited. Pergunte: What words reinforce his/her emotions? E espere por dreadfully, healthily e calmy. Pergunte: What do these words have in common? e espere por: They end with -ly.

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Mostrar aos alunos um trecho de um texto do gênero thriller com advérbios terminados com o sufixo -ly.

Expectativa: Que os alunos sejam familiarizados com o gênero do texto e o sufixo -ly.

Orientações: Explique que as palavras do texto terminadas em -ly são advérbios e que advérbios servem para dar informações ou modificar verbos, frases e orações (The words with -ly at the end are adverbs. They are used to give more information or modify verbs, sentences and clauses). Mostre o slide ou distribua cópias com o conteúdo para a turma. Explique as regras do uso do sufixo -ly, principalmente nas mudanças que devem ser feitas com palavras terminadas com -l e -y. Você pode usar o site Cambridge Dictionary como referência gramatical para esse tópico. Disponível em: https://dictionary.cambridge.org/us/grammar/british-grammar/about-adjectives-and-adverbs/adverbs-forms

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Fazer com o que os alunos escrevam uma pequena continuação para o trecho de Edgar Allan Poe.

Expectativa: Que os alunos usem os advérbios com sufixo -ly adequadamente.

Orientações: Mostre o slide ou distribua cópias do texto para a turma. Explique que o texto é um trecho do mesmo conto que eles leram (It is a passage from the same story you’ve read). Peça para que leiam e descubram mais sobre a história do narrador. Após a leitura, pergunte: What is this passage about? E espere por: The character confesses his/her crime/ A confession of a murder. Pergunte: Who was murdered? e espere po:r An old man. Pergunte: What probably happened to the character after his/her crime? E deixe-os se expressarem. Espere por respostas como: Somebody has found out about the crime/ The murderer was arrested/ The old man hasn’t died, etc.

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Fazer com o que os alunos escrevam uma pequena continuação para o trecho de Edgar Allan Poe.

Expectativa: Que os alunos usem os advérbios com sufixo -ly adequadamente.

Orientações: Mostre o slide ou escreva a informação no quadro. Diga que os alunos deverão escrever uma continuação para a história de Poe, pensando no que aconteceu depois de o narrador cometer o crime. Explique que a continuação deve ter no máximo 10 linhas e que eles devem usar três advérbios com o sufixo -ly , no mínimo, em suas produções. Incentive-os a usar dicionários durante a atividade. Ao final da produção, peça para os trios compartilharem seus textos e discutirem se eles gostaram dos finais dos colegas (Do you like your friends’ final version?), se os finais têm algo em comum (Do your stories have anything in common?) e qual o final mais interessante (What is the most interesting ending?). Mostre o final do conto para a turma. Você pode clicar no link https://www.poemuseum.org/the-tell-tale-heart ou distribuir cópias do arquivo Opção de impressão - final do conto - ING8_06UN14 para os alunos. Pergunte: What happened at the end? E espere por: The character had a heart-attack and died. Pergunte: What is the relation between the ending and the title? E espere por algo como The character’s heart couldn’t stand his paranoid story-telling, por exemplo. Pergunte: How do you like this ending? e deixe-os se expressarem livremente. Caso sobre tempo, você pode exibir uma animação baseada no conto, como esta https://www.youtube.com/watch?v=wDLLHTdVSgU . Disponível no YouTube, o vídeo mostra a versão animada do conto de Edgar Allan Poe feita por Annette Jung/Berlin em seu canal, o Trickpiraten.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante esta aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com a sensação de terem aprendido, lido e escrito algo. Mesmo aqueles que leram ou escreveram pouco devem perceber que sabem identificar e usar advérbios com sufixos -ly em conto de suspense.

Orientações: Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Em uma conversa coletiva, deixe os alunos darem suas opiniões sobre os tópicos, registre as que você achar pertinentes para a sua realidade, como possíveis dúvidas remanescentes, e compartilhe algumas das anotações que você fez durante a prática para correção de erros, para elogios etc.

Contents

  1. INPUT: Passages from the story The tell-tale heart (by Edgar Allan Poe)
  2. OUTPUT: To write a final version for the tale using adverbs with the suffix -ly

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF08LI13) Reconhecer sufixos e prefixos comuns utilizados na formação de palavras em língua inglesa.

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professora-autora: Rafaela Araújo

Mentor: Newton Murce

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes