13600
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Movie review usando adjetivos com sufixos

POR: Rafaela Xavier de Araújo 22/11/2018
Código: ING8_06UND13

8º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF08LI13) Reconhecer sufixos e prefixos comuns utilizados na formação de palavras em língua inglesa.

Plano de aula de Inglês com atividades para 8o ano do EF sobre Movie review usando adjetivos com sufixos

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula: Peça para os alunos trazerem seus dicionários, físicos ou eletrônicos, para esta aula.

Sobre esta aula: Esta aula tem foco na habilidade de escrita. Porém, caso queira explorar mais o tema movie review, sugiro que leia o plano ING8_04UN04, que também trata do mesmo tema, mas com foco na habilidade oral. Já plano ING8_02UN09, por sua vez, trata da leitura e explora diferentes tipos de reviews.

Objective select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula.

Context select-down

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Pergunte aos alunos Do you like watching movies? e espere por respostas positivas. Pergunte What kind of movie do you like? e espere por Comedy, sci-fi, action, etc. Pergunte How often do you watch movies? e espere por Always, often, rarely, etc. Pergunte What was the last movie you watched? e deixe-os se expressarem livremente. Mostre o slide ou escreva no quadro as informações. Peça para que os alunos formem duplas e falem sobre os tópicos listados no slide (Pair up and talk about the last movie you watched). Ao final, peça que duas duplas, no máximo, compartilhem com a turma os últimos filmes que assistiram.

Input select-down

Tempo sugerido: 20 minutos

Propósito: Mostrar aos alunos um texto de opinião sobre um filme (movie review) e os adjetivos com sufixos.

Expectativa: Que os alunos sejam familiarizados com as características desse tipo de texto (movie review).

Orientações: Mostre o slide ou imprima a imagem para mostrar aos alunos. Pergunte What is this picture about? e espere por It is a movie poster. Pergunte Which movie is it? e espere por It is Coco. Pergunte Have you watched this movie? Em caso de resposta afirmativa, pergunte How do you like it? e deixe o aluno dar sua opinião. Em caso de respostas negativas ou desconhecimento, explique que Coco é um filme da Pixar que conta a história de Miguel, um garoto de 12 anos que sonha em ser um músico famoso, assim como seu ídolo Ernesto de la Cruz. Em busca de seu sonho, ele embarca em uma aventura incrível inspirada no feriado mexicano do Dia dos Mortos (It is a Pixar movie about Miguel, a twelve-year-old boy who dreams of becoming a famous musician like his idol, Ernesto de la Cruz. Along the way, he gets into in an incredible adventure based on the Mexican holiday The day of the Deads). Você pode exibir o trailer para ficar mais atrativo (https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=Rvr68u6k5sI). Disponível no YouTube, o vídeo é um dos trailers oficiais do filme. Pergunte Are you interested in this movie? e espere por respostas positivas. Pergunte Do you think it is worth watching? e deixe-os se expressarem.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES: Você pode encontrar mais informações sobre o filme nos sites Adoro Cinema, em português, (http://www.adorocinema.com/filmes/filme-206775/) e IMDB, em inglês, (https://www.imdb.com/title/tt2380307/plotsummary)

Input select-down

Tempo sugerido: 20 minutos

Propósito: Mostrar aos alunos um texto de opinião sobre um filme (movie review) e os adjetivos com sufixos.

Expectativa: Que os alunos sejam familiarizados com as características desse tipo de texto (movie review).

Orientações: Mostre o slide ou imprima cópias para distribuir aos alunos. Peça para que leiam o texto. O texto é uma movie review retirada do blog pessoal Short Movie.Review (https://www.shortmovie.reviews/films/coco) Pergunte What is this text about? e espere por It is about a movie. Pergunte What movie is it? e espere por It is Coco. Explique que esse tipo de texto é chamado de movie review (It is a movie review). Pergunte Where can you find this kind of text? e espere por On blogs or on Facebook. Pergunte Do you think the writer is a professional? e espere por No, the writer is not a professional. Pergunte Why do you think the writer is not a professional reviewer? e espere por Because the writing is simple. Pergunte Who could possibly have written this review? e espere por A teenager/a student/ an ordinary person. Pergunte How is the text divided? e espere por algo como It is divided by the summary of the movie, what the movie does well, what it could improve and if it is worth a watch or not. Pergunte How does the writer like the movie? e espere por He/She likes it very much. Pergunte What words does the writer use to show he likes the movie? e espere por Beautiful, bright, colorful, interesting. Peça para que circulem as palavras. Pergunte Do these words have a positive or negative meaning? e espere por They have positive meaning. Pergunte What is their function in the text? e espere por They are qualifying the movie. Pergunte Are there any other qualifying words in the text? If so, which ones? e espere por Yes, there are: touching, predictable, inept. Peça para que circulem essas palavras também. Pergunte Is there anything in common among these words? e espere por Beautiful and colorful have the same end (-ful) as well as interesting and touching (-ing).

Input select-down

Tempo sugerido: 20 minutos

Propósito: Mostrar aos alunos um texto de opinião sobre um filme (movie review) e os adjetivos com sufixos.

Expectativa: Que os alunos sejam familiarizados com as características desse tipo de texto (movie review).

Orientações: Mostre o slide ou escreva as informações no quadro. Explique que as palavras usadas para qualificar são os adjetivos e que alguns deles são feitos com sufixos, terminações acrescentadas às palavras (Adjectives are words used to qualify things or people and some of them are made of suffixes, a group of letters that are added at the end of words). Aponte que o texto traz três sufixos (-ING, -FUL e -ABLE), mas há outras terminações. Entregue cópias da tabela no arquivo Atividade para impressão - tabela - ING8_06UN13 (clique aqui) A tabela também pode ser encontrada e acessada pelo site Cambridge Dictionary (https://dictionary.cambridge.org/grammar/british-grammar/about-adjectives-and-adverbs/adjectives-forms). Peça para que os alunos analisem as terminações.

Output select-down

Tempo sugerido: 25 minutos.

Propósito: Fazer com que os alunos escrevam uma pequena movie review sobre o filme favorito deles usando os adjetivos com sufixos.

Expectativa: Que os alunos usem os adjetivos com sufixos adequadamente.

Orientações: Mostre o slide ou escreva a pergunta no quadro. Peça para que eles pensem no filme favorito deles, quais elementos funcionaram bem, e quais elementos eles acham que deveriam ser melhorados, como cenário, trilha sonora, plot, elenco, etc (Think about your favorite movie. What does it do well? What could it improve on? Scenery, soundtrack, plot, casting, etc).

Output select-down

Tempo sugerido: 25 minutos.

Propósito: Fazer com que os alunos escrevam uma pequena movie review sobre o filme favorito deles usando os adjetivos com sufixos.

Expectativa: Que os alunos usem os adjetivos com sufixos adequadamente.

Orientações: Mostre o slide ou peça para que peguem as cópias da movie review novamente. Relembre com eles a estrutura do texto, um breve resumo (summary), o que deu certo (what it does well), o que poderia ser melhorado (what it could improve on) e se eles recomendariam o filme (should you see it?) e diga que eles deverão escrever uma pequena review sobre o filme favorito deles, seguindo o modelo da resenha de Coco. Explique que eles deverão escrever como se fossem postar a review em um blog pessoal sobre filmes na internet, o qual os leitores são jovens da mesma faixa etária que eles. O texto deve ter entre 150-200 palavras, e que eles deverão usar, no mínimo, cinco adjetivos com sufixos para qualificar o filme e seus elementos (You are going to write a short review about your favorite movie, using between 150-200 words. You should use at least five adjective suffixes to qualify the movie and its elements). Incentive-os a usar o dicionário. Sugestão: durante a prática dos alunos, ande ao redor dos grupos para ajudá-los e faça anotações de pontos que possam ser pertinentes para a sua realidade, como erros e acertos de estrutura, vocabulário etc. Ao final da atividade, peça para que os alunos compartilhem suas reviews em duplas, de preferência a mesma dupla que fizeram no início da aula. Pergunte as duplas se, após a leitura das reviews, eles ficaram com vontade de assistir aos filmes favoritos dos colegas (After reading the review, would you like to watch their favorite movie?) e deixe-os se expressarem. Recolha as reviews para correção e feedback aos alunos. Sugestão: você pode escolher o filme com mais reviews ou compartilhar as reviews com a turma e fazer uma votação sobre qual dos filmes indicados eles gostariam de assistir e, assim, fazer um dia de cinema com a turma.

Feedback select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante esta aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com a sensação de terem aprendido, lido e escrito algo. Mesmo aqueles que leram ou escreveram pouco devem perceber que sabem identificar e usar adjetivos com sufixos em uma simples movie review.

Orientações: Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Em uma conversa coletiva, deixe os alunos darem suas opiniões sobre os tópicos, registre as que você achar pertinentes para a sua realidade, como possíveis dúvidas remanescentes, e compartilhe algumas das anotações que você fez durante a prática para correção de erros, para elogios etc.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula: Peça para os alunos trazerem seus dicionários, físicos ou eletrônicos, para esta aula.

Sobre esta aula: Esta aula tem foco na habilidade de escrita. Porém, caso queira explorar mais o tema movie review, sugiro que leia o plano ING8_04UN04, que também trata do mesmo tema, mas com foco na habilidade oral. Já plano ING8_02UN09, por sua vez, trata da leitura e explora diferentes tipos de reviews.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula.

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Pergunte aos alunos Do you like watching movies? e espere por respostas positivas. Pergunte What kind of movie do you like? e espere por Comedy, sci-fi, action, etc. Pergunte How often do you watch movies? e espere por Always, often, rarely, etc. Pergunte What was the last movie you watched? e deixe-os se expressarem livremente. Mostre o slide ou escreva no quadro as informações. Peça para que os alunos formem duplas e falem sobre os tópicos listados no slide (Pair up and talk about the last movie you watched). Ao final, peça que duas duplas, no máximo, compartilhem com a turma os últimos filmes que assistiram.

Tempo sugerido: 20 minutos

Propósito: Mostrar aos alunos um texto de opinião sobre um filme (movie review) e os adjetivos com sufixos.

Expectativa: Que os alunos sejam familiarizados com as características desse tipo de texto (movie review).

Orientações: Mostre o slide ou imprima a imagem para mostrar aos alunos. Pergunte What is this picture about? e espere por It is a movie poster. Pergunte Which movie is it? e espere por It is Coco. Pergunte Have you watched this movie? Em caso de resposta afirmativa, pergunte How do you like it? e deixe o aluno dar sua opinião. Em caso de respostas negativas ou desconhecimento, explique que Coco é um filme da Pixar que conta a história de Miguel, um garoto de 12 anos que sonha em ser um músico famoso, assim como seu ídolo Ernesto de la Cruz. Em busca de seu sonho, ele embarca em uma aventura incrível inspirada no feriado mexicano do Dia dos Mortos (It is a Pixar movie about Miguel, a twelve-year-old boy who dreams of becoming a famous musician like his idol, Ernesto de la Cruz. Along the way, he gets into in an incredible adventure based on the Mexican holiday The day of the Deads). Você pode exibir o trailer para ficar mais atrativo (https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=Rvr68u6k5sI). Disponível no YouTube, o vídeo é um dos trailers oficiais do filme. Pergunte Are you interested in this movie? e espere por respostas positivas. Pergunte Do you think it is worth watching? e deixe-os se expressarem.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES: Você pode encontrar mais informações sobre o filme nos sites Adoro Cinema, em português, (http://www.adorocinema.com/filmes/filme-206775/) e IMDB, em inglês, (https://www.imdb.com/title/tt2380307/plotsummary)

Tempo sugerido: 20 minutos

Propósito: Mostrar aos alunos um texto de opinião sobre um filme (movie review) e os adjetivos com sufixos.

Expectativa: Que os alunos sejam familiarizados com as características desse tipo de texto (movie review).

Orientações: Mostre o slide ou imprima cópias para distribuir aos alunos. Peça para que leiam o texto. O texto é uma movie review retirada do blog pessoal Short Movie.Review (https://www.shortmovie.reviews/films/coco) Pergunte What is this text about? e espere por It is about a movie. Pergunte What movie is it? e espere por It is Coco. Explique que esse tipo de texto é chamado de movie review (It is a movie review). Pergunte Where can you find this kind of text? e espere por On blogs or on Facebook. Pergunte Do you think the writer is a professional? e espere por No, the writer is not a professional. Pergunte Why do you think the writer is not a professional reviewer? e espere por Because the writing is simple. Pergunte Who could possibly have written this review? e espere por A teenager/a student/ an ordinary person. Pergunte How is the text divided? e espere por algo como It is divided by the summary of the movie, what the movie does well, what it could improve and if it is worth a watch or not. Pergunte How does the writer like the movie? e espere por He/She likes it very much. Pergunte What words does the writer use to show he likes the movie? e espere por Beautiful, bright, colorful, interesting. Peça para que circulem as palavras. Pergunte Do these words have a positive or negative meaning? e espere por They have positive meaning. Pergunte What is their function in the text? e espere por They are qualifying the movie. Pergunte Are there any other qualifying words in the text? If so, which ones? e espere por Yes, there are: touching, predictable, inept. Peça para que circulem essas palavras também. Pergunte Is there anything in common among these words? e espere por Beautiful and colorful have the same end (-ful) as well as interesting and touching (-ing).

Tempo sugerido: 20 minutos

Propósito: Mostrar aos alunos um texto de opinião sobre um filme (movie review) e os adjetivos com sufixos.

Expectativa: Que os alunos sejam familiarizados com as características desse tipo de texto (movie review).

Orientações: Mostre o slide ou escreva as informações no quadro. Explique que as palavras usadas para qualificar são os adjetivos e que alguns deles são feitos com sufixos, terminações acrescentadas às palavras (Adjectives are words used to qualify things or people and some of them are made of suffixes, a group of letters that are added at the end of words). Aponte que o texto traz três sufixos (-ING, -FUL e -ABLE), mas há outras terminações. Entregue cópias da tabela no arquivo Atividade para impressão - tabela - ING8_06UN13 (clique aqui) A tabela também pode ser encontrada e acessada pelo site Cambridge Dictionary (https://dictionary.cambridge.org/grammar/british-grammar/about-adjectives-and-adverbs/adjectives-forms). Peça para que os alunos analisem as terminações.

Tempo sugerido: 25 minutos.

Propósito: Fazer com que os alunos escrevam uma pequena movie review sobre o filme favorito deles usando os adjetivos com sufixos.

Expectativa: Que os alunos usem os adjetivos com sufixos adequadamente.

Orientações: Mostre o slide ou escreva a pergunta no quadro. Peça para que eles pensem no filme favorito deles, quais elementos funcionaram bem, e quais elementos eles acham que deveriam ser melhorados, como cenário, trilha sonora, plot, elenco, etc (Think about your favorite movie. What does it do well? What could it improve on? Scenery, soundtrack, plot, casting, etc).

Tempo sugerido: 25 minutos.

Propósito: Fazer com que os alunos escrevam uma pequena movie review sobre o filme favorito deles usando os adjetivos com sufixos.

Expectativa: Que os alunos usem os adjetivos com sufixos adequadamente.

Orientações: Mostre o slide ou peça para que peguem as cópias da movie review novamente. Relembre com eles a estrutura do texto, um breve resumo (summary), o que deu certo (what it does well), o que poderia ser melhorado (what it could improve on) e se eles recomendariam o filme (should you see it?) e diga que eles deverão escrever uma pequena review sobre o filme favorito deles, seguindo o modelo da resenha de Coco. Explique que eles deverão escrever como se fossem postar a review em um blog pessoal sobre filmes na internet, o qual os leitores são jovens da mesma faixa etária que eles. O texto deve ter entre 150-200 palavras, e que eles deverão usar, no mínimo, cinco adjetivos com sufixos para qualificar o filme e seus elementos (You are going to write a short review about your favorite movie, using between 150-200 words. You should use at least five adjective suffixes to qualify the movie and its elements). Incentive-os a usar o dicionário. Sugestão: durante a prática dos alunos, ande ao redor dos grupos para ajudá-los e faça anotações de pontos que possam ser pertinentes para a sua realidade, como erros e acertos de estrutura, vocabulário etc. Ao final da atividade, peça para que os alunos compartilhem suas reviews em duplas, de preferência a mesma dupla que fizeram no início da aula. Pergunte as duplas se, após a leitura das reviews, eles ficaram com vontade de assistir aos filmes favoritos dos colegas (After reading the review, would you like to watch their favorite movie?) e deixe-os se expressarem. Recolha as reviews para correção e feedback aos alunos. Sugestão: você pode escolher o filme com mais reviews ou compartilhar as reviews com a turma e fazer uma votação sobre qual dos filmes indicados eles gostariam de assistir e, assim, fazer um dia de cinema com a turma.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante esta aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com a sensação de terem aprendido, lido e escrito algo. Mesmo aqueles que leram ou escreveram pouco devem perceber que sabem identificar e usar adjetivos com sufixos em uma simples movie review.

Orientações: Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Em uma conversa coletiva, deixe os alunos darem suas opiniões sobre os tópicos, registre as que você achar pertinentes para a sua realidade, como possíveis dúvidas remanescentes, e compartilhe algumas das anotações que você fez durante a prática para correção de erros, para elogios etc.

Contents

  1. INPUT: a short movie review on a personal blog (https://www.shortmovie.reviews/films/coco)
  2. OUTPUT: to write a short movie review.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF08LI13) Reconhecer sufixos e prefixos comuns utilizados na formação de palavras em língua inglesa.

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professora-autora: Rafaela Araujo

Mentor: Newton Murce

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes