13598
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 8º ano > Escrita

Plano de aula - História de ficção

Plano de aula de Inglês com atividades para 8o ano do EF sobre História de ficção

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabela Silveira Sued

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:

- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Docs.
- Fórum online em ambiente digital: Moodle ou Google Classroom.

Opcionais:

- Edição colaborativa de textos: Google Docs.

Context
Poste a imagem do slide junto à pergunta no fórum virtual de sua turma (no Moodle, no Google Classroom ou mesmo no WhatsApp):
- What springs to mind when you see these pictures?

Solicite que escrevam nas respostas e comentem nas dos colegas. Dê, pelo menos, um dia para isso, e contextualize a leitura que será realizada na relação com as imagens, conforme as orientações.

Input
Na mesma discussão, compartilhe a imagem do slide junto à pergunta:
- Have you ever heard of this book?
- What do you think it’s about?

Dê, pelo menos, um dia para as respostas e poste as informações sobre a leitura:
- This book was written by Padma Venkatraman, an American author who was born in India. It’s about Veda, a girl who is really good at dancing. But one day a tragedy happens and her life changes forever. What might have happened?

Compartilhe o texto (disponível aqui) e peça que chequem as hipóteses.

No encontro síncrono, retome as discussões do fórum e deixe que os alunos comentem livremente. Compartilhe ou envie o glossário e solicite que realizem novamente a leitura, agora, a partir das perguntas:

- What would Veda’s mother like her to be in the future?
- What tragedy happens to Veda?
- What does the doctor try to do to encourage her?
- Did the critic like the book?
- Can you illustrate your answers by quoting the text?

Dê cerca de 10 minutos para isso e depois peça que compartilhem as respostas com a turma.

Output
No próximo encontro síncrono, explique e modele a atividade conforme as orientações. Compartilhe o documento disponível nos materiais complementares enquanto explica, e anote algumas ideias dos alunos para o meio e o fim da história, chamando atenção para as expressões coesivas.

Encerre o encontro orientando a produção individual de acordo com o slide e peça que os alunos façam as produções no Google Docs. Assim, você pode acompanhar o trabalho, comentar e fazer sugestões, bem como marcar horário de orientação síncrona da produção dos alunos, se necessário. Estabeleça um prazo para a finalização (por exemplo, 3 dias).

Divida a turma em duplas. Peça para que leiam a short story do colega, sublinhem tudo o que acharem que pode ser melhorado no texto dos colegas e adicionem comentários demonstrando, com exemplos, como esses aspectos podem ser melhorados. Dê um dia para isso, solicite que confiram os comentários nos textos e reescrevam o que for necessário.

Feedback
No próximo encontro síncrono, peça para que comentem sobre as sugestões de melhoria dos textos e justifiquem as alterações feitas. Encerre o encontro com as atividades do slide.

Convite às famílias
Os familiares podem ser convidados a compartilharem as respostas sobre as perguntas sobre as imagens, assim como os alunos podem compartilhar as histórias com as famílias.

Sugestão Enviada Por: Nathália Gasparini


Código: ING8_06UND09

(EF08LI11) Produzir textos (comentários em fóruns, relatos pessoais, mensagens instantâneas, tweets, reportagens, histórias de ficção, blogues, entre outros), com o uso de estratégias de escrita (planejamento, produção de rascunho, revisão e edição final), apontando sonhos e projetos para o futuro (pessoal, da família, da comunidade ou do planeta).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Escrita do 8º ano:

MAIS AULAS DE Inglês do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas