13598
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - História de ficção

POR: Isabela Sued 22/11/2018
Código: ING8_06UND09

8º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF08LI11) Produzir textos (comentários em fóruns, relatos pessoais, mensagens instantâneas, tweets, reportagens, histórias de ficção, blogues, entre outros), com o uso de estratégias de escrita (planejamento, produção de rascunho, revisão e edição final), apontando sonhos e projetos para o futuro (pessoal, da família, da comunidade ou do planeta).

Plano de aula de Inglês com atividades para 8o ano do EF sobre História de ficção

 

Sobre este plano select-down

Caso você tenha interesse em outros planos de aula que também abordam reviews, vale a pena consultar os planos ING8_02UN08 e ING8_04UN04.

Preparação para a aula:

  • Cópias do texto de input;
  • Se houver a possibilidade: usar os slides do plano no datashow ou na TV;
  • Se não houver a possibilidade, imprimir o slide 3 em tamanho grande o suficiente para que toda a turma possa enxergar.

Objective select-down

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Mostre para a turma ou escreva no quadro o objetivo desta aula, explicando que a aula será focada na produção de um rascunho e de uma versão final de uma história de ficção.

Context select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Para começar a aula, diga: I’m going to show you a few pictures. In pairs, discuss what springs to mind when you see these pictures.
  • Então, divida os alunos em duplas e mostre o slide (ou imprima-o em tamanho grande o suficiente) e deixe que discutam brevemente.
  • Então diga: Now let’s check your ideas! Convide os alunos a compartilharem suas ideias e escreva suas colaborações no quadro, parabenizando-os pelas contribuições.
  • Então diga: Today, you’re going to read a review about a book that takes place in India.

Input select-down

Tempo sugerido: 9 minutos

Propósito: Ler uma crítica de um livro.

Expectativa: Que os alunos percebam os aspectos da história e que, em sua crítica, o autor falou sobre o início e o meio, sem dizer o que acontece no fim do livro.

Orientações:

  • Mostre o slide ou escreva “A Time to Dance” no quadro. Pergunte: Have you ever heard of this book? What do you think it’s about? Depois de ouvir as respostas dos alunos, contextualize: This book was written by Padma Venkatraman, an American author who was born in India. It’s about Veda, a girl who is really good at dancing. But one day a tragedy happens and her life changes forever. What might have happened?
  • Então distribua cópias do texto dizendo: Let’s check if you’re right!
  • Você pode dividir os alunos em duplas e distribuir uma cópia por dupla para que eles leiam juntos.

Input select-down

Tempo sugerido: Continuação de Input.

Orientações:

  • Exiba o glossário ou imprima-o em tamanho grande o suficiente para que todos os alunos possam enxergá-lo. Encoraje-os a usar o glossário para ler o texto.
  • Dê aos alunos até seis minutos para ler o texto e depois faça as perguntas abaixo para garantir a compreensão dos estudantes sobre o texto:
  • What would Veda’s mother like her to be in the future? (Ss: An engineer or something related to another practical field.)
  • What tragedy happens to Veda? (Ss: Her bus crashes and her right leg is amputated.)
  • What does the doctor try to do to encourage her? (Ss: A prosthesis.)
  • Did the critic like the book? Can you illustrate your answers by quoting the text? (Essa resposta é pessoal, mas é esperado que os alunos digam que sim e que usem exemplos do texto para demonstrar do que o autor gostou do livro.)
  • Então prossiga para a próxima etapa.

Output select-down

Tempo sugerido: 30 minutos

Propósito: Criar um rascunho e, em seguida, a versão final de uma história de ficção.

Expectativa: Que os alunos usem a estrutura de texto indicada e os recursos linguísticos apresentados para escrever suas histórias.

Orientações:

  • Mostre o slide ou copie a informação no quadro e diga: If we were to write ‘A Time to Dance’ as a short story, we would divide the story into three parts: the beginning, the middle and the ending. What would be in the beginning paragraph? And what would be in the middle? Discuss in pairs.
  • Dê até três minutos para os alunos discutirem e, quando terminarem, convide alguns a dividirem suas ideias com a turma toda. A ideia é que os alunos digam algo nas linhas de:
  • Beginning: There was an Indian girl called Veda who loved dancing. Her mother wanted her to become an engineer, but she would like to be a professional dancer. One day, her bus crashed and she had to have her leg amputated.
  • Middle: After the accident, she was really sad as she thought her dream to dance was over. But her doctor tried to make her a prosthesis so she could dance again. Her family gave her a lot of support but her schoolmates bullied her because of her disability. Then, she made a new friend and met a new teacher who helped her with the dance.
  • Diga: And how about the ending? (A resposta é pessoal, mas é esperado que os alunos digam que não é possível dizer o que aconteceria, porque a crítica que leram não revela o que acontece no fim.)
  • Continue: Now we’re going to write this story ourselves. To write our story, we’re going to follow the same structure, so your story should have three paragraphs: one for the beginning, one for the middle and one for the ending. First, we’re going to write a draft. After we correct the draft, we’ll write the final version, OK? We already know the beginning and the middle of the story. But how about the end? That’s up to you. You decide how the story will end. But, before you do that, let’s check out some useful words for a story.
  • Escreva os itens abaixo no quadro e pergunte: Which one of these is used in the last paragraph, to finish the story? (Ss: ‘Finally’.) Which two are used in the middle, to explain the development of the story? (Ss: ‘Then’ and ‘After that’.) And which one can be used in the beginning, to start a story? (Ss: ‘There was’.) Na medida em que os alunos forem respondendo, você pode escrever, ao lado dos itens, em qual etapa do texto ele deve ser usado (beginning, middle, ending).
  • There was…
  • Then,
  • After that,
  • Finally,
  • Em seus cadernos, peça que os alunos escrevam a história. Caso você sinta a necessidade, pode escrever o primeiro parágrafo com os alunos seguindo o início sugerido acima. Enquanto os alunos trabalham, caminhe pela sala analisando os trabalhos e ajudando se necessário. Incentive os alunos a usarem o passado simples e o passado contínuo para escreverem suas histórias, se eles já conhecerem e tiverem domínio das estruturas.
  • Dê aos alunos cerca de quinze minutos para esta etapa, que deve ser a mais longa. A etapa de texto final será mais curta, porque os alunos terão somente que reescrever seus próprios textos, corrigindo-os e melhorando-os.
  • Ao fim, peça que os alunos troquem seus textos em duplas e sublinhem tudo o que acham que pode ser melhorado nos textos de seus colegas. Reforce que eles devem apenas sublinhar, sem escrever sugestões nos textos que lerem.
  • Por fim, peça que eles expliquem à dupla por que sublinharam os trechos que sublinharam, demonstrando, com exemplos, como podem ser melhorados.
  • Então diga: Now that you’ve heard your classmates’ feedback, it’s time to rewrite your story.
  • Dê aos alunos até seis minutos para reescreverem os seus textos. Ao fim pergunte: Is your story better than the first draft you wrote? Why do you think so? (A resposta é pessoal, mas é esperado que os alunos percebam que o recurso de escrever um rascunho antes da versão final agrega muito no resultado do texto de um modo geral).
  • Então recolha as produções dos alunos e prossiga para a próxima etapa.

Feedback select-down

Tempo sugerido: 4 minutos

Propósito: Organizar os saberes adquiridos durante a aula sobre a produção escrita de uma história de ficção.

Expectativa: Que os alunos terminem a aula sabendo como estruturar uma história e com um repertório maior de recursos linguísticos que podem ser usados para escrevê-la.

Orientações:

  • Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Você pode fazer essa sistematização em uma conversa coletiva (os alunos vão falando e você registra) ou, então, apresentar esse slide final já com as respostas.
  • Usando as produções dos alunos que você recolheu na etapa anterior, ilustre com exemplos os tópicos listados no slide.

Resumo da aula

download Baixar plano

Caso você tenha interesse em outros planos de aula que também abordam reviews, vale a pena consultar os planos ING8_02UN08 e ING8_04UN04.

Preparação para a aula:

  • Cópias do texto de input;
  • Se houver a possibilidade: usar os slides do plano no datashow ou na TV;
  • Se não houver a possibilidade, imprimir o slide 3 em tamanho grande o suficiente para que toda a turma possa enxergar.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Mostre para a turma ou escreva no quadro o objetivo desta aula, explicando que a aula será focada na produção de um rascunho e de uma versão final de uma história de ficção.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Para começar a aula, diga: I’m going to show you a few pictures. In pairs, discuss what springs to mind when you see these pictures.
  • Então, divida os alunos em duplas e mostre o slide (ou imprima-o em tamanho grande o suficiente) e deixe que discutam brevemente.
  • Então diga: Now let’s check your ideas! Convide os alunos a compartilharem suas ideias e escreva suas colaborações no quadro, parabenizando-os pelas contribuições.
  • Então diga: Today, you’re going to read a review about a book that takes place in India.

Tempo sugerido: 9 minutos

Propósito: Ler uma crítica de um livro.

Expectativa: Que os alunos percebam os aspectos da história e que, em sua crítica, o autor falou sobre o início e o meio, sem dizer o que acontece no fim do livro.

Orientações:

  • Mostre o slide ou escreva “A Time to Dance” no quadro. Pergunte: Have you ever heard of this book? What do you think it’s about? Depois de ouvir as respostas dos alunos, contextualize: This book was written by Padma Venkatraman, an American author who was born in India. It’s about Veda, a girl who is really good at dancing. But one day a tragedy happens and her life changes forever. What might have happened?
  • Então distribua cópias do texto dizendo: Let’s check if you’re right!
  • Você pode dividir os alunos em duplas e distribuir uma cópia por dupla para que eles leiam juntos.

Tempo sugerido: Continuação de Input.

Orientações:

  • Exiba o glossário ou imprima-o em tamanho grande o suficiente para que todos os alunos possam enxergá-lo. Encoraje-os a usar o glossário para ler o texto.
  • Dê aos alunos até seis minutos para ler o texto e depois faça as perguntas abaixo para garantir a compreensão dos estudantes sobre o texto:
  • What would Veda’s mother like her to be in the future? (Ss: An engineer or something related to another practical field.)
  • What tragedy happens to Veda? (Ss: Her bus crashes and her right leg is amputated.)
  • What does the doctor try to do to encourage her? (Ss: A prosthesis.)
  • Did the critic like the book? Can you illustrate your answers by quoting the text? (Essa resposta é pessoal, mas é esperado que os alunos digam que sim e que usem exemplos do texto para demonstrar do que o autor gostou do livro.)
  • Então prossiga para a próxima etapa.

Tempo sugerido: 30 minutos

Propósito: Criar um rascunho e, em seguida, a versão final de uma história de ficção.

Expectativa: Que os alunos usem a estrutura de texto indicada e os recursos linguísticos apresentados para escrever suas histórias.

Orientações:

  • Mostre o slide ou copie a informação no quadro e diga: If we were to write ‘A Time to Dance’ as a short story, we would divide the story into three parts: the beginning, the middle and the ending. What would be in the beginning paragraph? And what would be in the middle? Discuss in pairs.
  • Dê até três minutos para os alunos discutirem e, quando terminarem, convide alguns a dividirem suas ideias com a turma toda. A ideia é que os alunos digam algo nas linhas de:
  • Beginning: There was an Indian girl called Veda who loved dancing. Her mother wanted her to become an engineer, but she would like to be a professional dancer. One day, her bus crashed and she had to have her leg amputated.
  • Middle: After the accident, she was really sad as she thought her dream to dance was over. But her doctor tried to make her a prosthesis so she could dance again. Her family gave her a lot of support but her schoolmates bullied her because of her disability. Then, she made a new friend and met a new teacher who helped her with the dance.
  • Diga: And how about the ending? (A resposta é pessoal, mas é esperado que os alunos digam que não é possível dizer o que aconteceria, porque a crítica que leram não revela o que acontece no fim.)
  • Continue: Now we’re going to write this story ourselves. To write our story, we’re going to follow the same structure, so your story should have three paragraphs: one for the beginning, one for the middle and one for the ending. First, we’re going to write a draft. After we correct the draft, we’ll write the final version, OK? We already know the beginning and the middle of the story. But how about the end? That’s up to you. You decide how the story will end. But, before you do that, let’s check out some useful words for a story.
  • Escreva os itens abaixo no quadro e pergunte: Which one of these is used in the last paragraph, to finish the story? (Ss: ‘Finally’.) Which two are used in the middle, to explain the development of the story? (Ss: ‘Then’ and ‘After that’.) And which one can be used in the beginning, to start a story? (Ss: ‘There was’.) Na medida em que os alunos forem respondendo, você pode escrever, ao lado dos itens, em qual etapa do texto ele deve ser usado (beginning, middle, ending).
  • There was…
  • Then,
  • After that,
  • Finally,
  • Em seus cadernos, peça que os alunos escrevam a história. Caso você sinta a necessidade, pode escrever o primeiro parágrafo com os alunos seguindo o início sugerido acima. Enquanto os alunos trabalham, caminhe pela sala analisando os trabalhos e ajudando se necessário. Incentive os alunos a usarem o passado simples e o passado contínuo para escreverem suas histórias, se eles já conhecerem e tiverem domínio das estruturas.
  • Dê aos alunos cerca de quinze minutos para esta etapa, que deve ser a mais longa. A etapa de texto final será mais curta, porque os alunos terão somente que reescrever seus próprios textos, corrigindo-os e melhorando-os.
  • Ao fim, peça que os alunos troquem seus textos em duplas e sublinhem tudo o que acham que pode ser melhorado nos textos de seus colegas. Reforce que eles devem apenas sublinhar, sem escrever sugestões nos textos que lerem.
  • Por fim, peça que eles expliquem à dupla por que sublinharam os trechos que sublinharam, demonstrando, com exemplos, como podem ser melhorados.
  • Então diga: Now that you’ve heard your classmates’ feedback, it’s time to rewrite your story.
  • Dê aos alunos até seis minutos para reescreverem os seus textos. Ao fim pergunte: Is your story better than the first draft you wrote? Why do you think so? (A resposta é pessoal, mas é esperado que os alunos percebam que o recurso de escrever um rascunho antes da versão final agrega muito no resultado do texto de um modo geral).
  • Então recolha as produções dos alunos e prossiga para a próxima etapa.

Tempo sugerido: 4 minutos

Propósito: Organizar os saberes adquiridos durante a aula sobre a produção escrita de uma história de ficção.

Expectativa: Que os alunos terminem a aula sabendo como estruturar uma história e com um repertório maior de recursos linguísticos que podem ser usados para escrevê-la.

Orientações:

  • Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Você pode fazer essa sistematização em uma conversa coletiva (os alunos vão falando e você registra) ou, então, apresentar esse slide final já com as respostas.
  • Usando as produções dos alunos que você recolheu na etapa anterior, ilustre com exemplos os tópicos listados no slide.

Contents

  1. INPUT: Book review
  2. OUTPUT: Fictional story

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF08LI11) Produzir textos (comentários em fóruns, relatos pessoais, mensagens instantâneas, tweets, reportagens, histórias de ficção, blogues, entre outros), com o uso de estratégias de escrita (planejamento, produção de rascunho, revisão e edição final), apontando sonhos e projetos para o futuro (pessoal, da família, da comunidade ou do planeta).

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Isabela Sued

Mentor: Newton Murce Filho

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes