13597
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Postagem em fórum

POR: Isabela Sued 22/11/2018
Código: ING8_06UND08

8º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF08LI11) Produzir textos (comentários em fóruns, relatos pessoais, mensagens instantâneas, tweets, reportagens, histórias de ficção, blogues, entre outros), com o uso de estratégias de escrita (planejamento, produção de rascunho, revisão e edição final), apontando sonhos e projetos para o futuro (pessoal, da família, da comunidade ou do planeta).

Plano de aula de Inglês com atividades para 8o ano do EF sobre Postagem em fórum

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula:

  • Cópias do texto de input;
  • Se houver a possibilidade:
  • Usar os slides do plano no datashow ou na TV;
  • Levar os alunos à sala de computadores para que criem e respondam aos seus próprios fóruns;
  • Se não houver a possibilidade acima, folhas de papel em branco.

Context select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Para começar a aula, mostre o slide (ou desenha a tabela no quadro) e diga: This is a KWL (know, want, learned) chart. We can use this chart when we are going to learn about something new. In the first part, you should write what you already know about the topic. In the second column, what you want to know about the topic. Finally, in the third column, you should write what you learned. The third column, therefore, should only be completed in the end.
  • Peça que os alunos copiem a tabela em seus cadernos e prossiga para a próxima etapa.

Objective select-down

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações:

  • Mostre para a turma ou escreva no quadro o objetivo desta aula.
  • Pergunte: What do you know about online forums? Have you ever created or answered one? Write your answers in the first column.
  • Depois de um ou dois minutos, prossiga: And what would you like to know about it? You can write about how it works, when to use it etc. Write your answers in the second column.
  • Então reforce que a aula será focada na escrita de um fórum de discussão e em como elaborar respostas para isso.

Input select-down

Tempo sugerido: 13 minutos

Propósito: Ler uma postagem de fórum.

Expectativa: Que os alunos percebam os aspectos de um fórum, entendendo a dinâmica de pergunta e resposta desse tipo de postagem.

Orientações:

  • Mostre o slide ou escreva no quadro: How should teenagers spend their free time? Peça que os alunos discutam a pergunta brevemente em duplas.
  • Então diga: Let’s check if those who replied to this post agree with you!
  • Se os alunos tiverem acesso a computadores, você pode pedir que interajam com o fórum real, pedindo que abram o link em vez de distribuir os textos.
  • Caso contrário, distribua uma cópia do texto e peça que o leiam, em duplas e silenciosamente, em até quatro minutos.
  • Depois da leitura, faça as perguntas abaixo para garantir a que os alunos entenderam como um fórum de discussão deve ser estruturado.
  • What is a forum for? (Ss: Discussions.)
  • The top part is known as a thread. What can we find in a thread? (Ss: A topic of discussion.)
  • What kind of comments can we see below the thread? (Ss: People’s answers.)
  • Who can answer the questions in a forum thread? (Ss: Random people.)
  • Então prossiga para a próxima etapa.

Output select-down

Tempo sugerido: 20 minutos

Propósito: Criar um fórum de discussão e responder a fóruns já criados.

Expectativa: Que os alunos tenham uma interação similar à de um fórum de discussão online.

Orientações:

  • Diga: Now that you understood how the structure of a forum thread works, it’s your turn to create one!
  • Peça que os alunos reflitam por um minuto, silenciosamente, sobre algum tópico que gostariam de saber mais sobre. Você pode dar um exemplo dizendo: For example, I’d like recommendations on books to read in English. How about you?
  • Depois de um minuto, caso você sinta que os alunos tiveram dificuldade em pensar em um tópico, ofereça sugestões como lugares bacanas de conhecer, filmes interessantes de assistir etc.
  • Então diga: The topic you thought of will be the one in your forum thread.
  • Se os alunos tiverem acesso a computadores, peça que criem um fórum online no site que visitaram na etapa anterior.
  • Se isso não for possível, distribua uma folha de papel em branco para cada aluno. Peça que eles desenhem quatro linhas no papel: uma para o tópico da discussão e as outras três para respostas. Então, peça que escrevam a pergunta sobre o tópico que escolheram na primeira linha.
  • Em seguida, divida os alunos em grupos de quatro e diga: You will pass your forum around your group. The idea is that everyone in the group can answer to every forum thread.
  • Essa dinâmica deve ser feita em forma de rodízio e cada grupo deve estar sentado em uma roda. Você pode estipular um ou dois minutos para que os alunos elaborem cada resposta. Depois desse tempo, eles devem passar o papel para a pessoa que está à sua esquerda. Esse procedimento deve se repetir até que os alunos recebam o seu papel de volta.
  • Se os alunos tiverem criado o fórum online, peça que eles compartilhem os tópicos de seus fóruns com os colegas para que eles possam buscá-los e responder sobre eles em seus computadores.
  • Ao fim, peça que os alunos compartilhem com os seus grupos as respostas que obtiveram em seus fóruns. Você pode também convidar alguns alunos a dividirem as respostas com a turma toda antes de prosseguir para a próxima etapa.

Feedback select-down

Tempo sugerido: 6 minutos

Propósito: Organizar os saberes adquiridos durante a aula sobre postagens em fóruns.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula cientes do que se trata de um fórum e como interagir ao ver um.

Orientações:

  • Peça que os alunos recuperem a tabela que criaram no início da aula (KWL chart) dizendo: Now it’s time to complete the last part of the chart. What have you learned about forums today?
  • Como esse é um momento de reflexão, peça que os alunos o façam de maneira silenciosa para que todos possam se concentrar.
  • Em seguida, faça uma troca coletiva das observações dos alunos.
  • Caso as ideias não tenham surgido de maneira tão sistematizada, pergunte:
  • What is a forum for? (Ss: Discussions.)
  • How do you create a forum thread? (Ss: You make a question about a topic of your choice.)
  • What’s the difference between a forum thread and forum reply? (Ss: A forum thread is the topic of discussion and a forum reply is the answer to the question.)
  • Who can answer a forum thread? (Ss: Anyone.)
  • Antes de finalizar, parabenize os alunos pelas suas produções.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula:

  • Cópias do texto de input;
  • Se houver a possibilidade:
  • Usar os slides do plano no datashow ou na TV;
  • Levar os alunos à sala de computadores para que criem e respondam aos seus próprios fóruns;
  • Se não houver a possibilidade acima, folhas de papel em branco.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Para começar a aula, mostre o slide (ou desenha a tabela no quadro) e diga: This is a KWL (know, want, learned) chart. We can use this chart when we are going to learn about something new. In the first part, you should write what you already know about the topic. In the second column, what you want to know about the topic. Finally, in the third column, you should write what you learned. The third column, therefore, should only be completed in the end.
  • Peça que os alunos copiem a tabela em seus cadernos e prossiga para a próxima etapa.

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações:

  • Mostre para a turma ou escreva no quadro o objetivo desta aula.
  • Pergunte: What do you know about online forums? Have you ever created or answered one? Write your answers in the first column.
  • Depois de um ou dois minutos, prossiga: And what would you like to know about it? You can write about how it works, when to use it etc. Write your answers in the second column.
  • Então reforce que a aula será focada na escrita de um fórum de discussão e em como elaborar respostas para isso.

Tempo sugerido: 13 minutos

Propósito: Ler uma postagem de fórum.

Expectativa: Que os alunos percebam os aspectos de um fórum, entendendo a dinâmica de pergunta e resposta desse tipo de postagem.

Orientações:

  • Mostre o slide ou escreva no quadro: How should teenagers spend their free time? Peça que os alunos discutam a pergunta brevemente em duplas.
  • Então diga: Let’s check if those who replied to this post agree with you!
  • Se os alunos tiverem acesso a computadores, você pode pedir que interajam com o fórum real, pedindo que abram o link em vez de distribuir os textos.
  • Caso contrário, distribua uma cópia do texto e peça que o leiam, em duplas e silenciosamente, em até quatro minutos.
  • Depois da leitura, faça as perguntas abaixo para garantir a que os alunos entenderam como um fórum de discussão deve ser estruturado.
  • What is a forum for? (Ss: Discussions.)
  • The top part is known as a thread. What can we find in a thread? (Ss: A topic of discussion.)
  • What kind of comments can we see below the thread? (Ss: People’s answers.)
  • Who can answer the questions in a forum thread? (Ss: Random people.)
  • Então prossiga para a próxima etapa.

Tempo sugerido: 20 minutos

Propósito: Criar um fórum de discussão e responder a fóruns já criados.

Expectativa: Que os alunos tenham uma interação similar à de um fórum de discussão online.

Orientações:

  • Diga: Now that you understood how the structure of a forum thread works, it’s your turn to create one!
  • Peça que os alunos reflitam por um minuto, silenciosamente, sobre algum tópico que gostariam de saber mais sobre. Você pode dar um exemplo dizendo: For example, I’d like recommendations on books to read in English. How about you?
  • Depois de um minuto, caso você sinta que os alunos tiveram dificuldade em pensar em um tópico, ofereça sugestões como lugares bacanas de conhecer, filmes interessantes de assistir etc.
  • Então diga: The topic you thought of will be the one in your forum thread.
  • Se os alunos tiverem acesso a computadores, peça que criem um fórum online no site que visitaram na etapa anterior.
  • Se isso não for possível, distribua uma folha de papel em branco para cada aluno. Peça que eles desenhem quatro linhas no papel: uma para o tópico da discussão e as outras três para respostas. Então, peça que escrevam a pergunta sobre o tópico que escolheram na primeira linha.
  • Em seguida, divida os alunos em grupos de quatro e diga: You will pass your forum around your group. The idea is that everyone in the group can answer to every forum thread.
  • Essa dinâmica deve ser feita em forma de rodízio e cada grupo deve estar sentado em uma roda. Você pode estipular um ou dois minutos para que os alunos elaborem cada resposta. Depois desse tempo, eles devem passar o papel para a pessoa que está à sua esquerda. Esse procedimento deve se repetir até que os alunos recebam o seu papel de volta.
  • Se os alunos tiverem criado o fórum online, peça que eles compartilhem os tópicos de seus fóruns com os colegas para que eles possam buscá-los e responder sobre eles em seus computadores.
  • Ao fim, peça que os alunos compartilhem com os seus grupos as respostas que obtiveram em seus fóruns. Você pode também convidar alguns alunos a dividirem as respostas com a turma toda antes de prosseguir para a próxima etapa.

Tempo sugerido: 6 minutos

Propósito: Organizar os saberes adquiridos durante a aula sobre postagens em fóruns.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula cientes do que se trata de um fórum e como interagir ao ver um.

Orientações:

  • Peça que os alunos recuperem a tabela que criaram no início da aula (KWL chart) dizendo: Now it’s time to complete the last part of the chart. What have you learned about forums today?
  • Como esse é um momento de reflexão, peça que os alunos o façam de maneira silenciosa para que todos possam se concentrar.
  • Em seguida, faça uma troca coletiva das observações dos alunos.
  • Caso as ideias não tenham surgido de maneira tão sistematizada, pergunte:
  • What is a forum for? (Ss: Discussions.)
  • How do you create a forum thread? (Ss: You make a question about a topic of your choice.)
  • What’s the difference between a forum thread and forum reply? (Ss: A forum thread is the topic of discussion and a forum reply is the answer to the question.)
  • Who can answer a forum thread? (Ss: Anyone.)
  • Antes de finalizar, parabenize os alunos pelas suas produções.

Contents

  1. INPUT: Forum thread about teenagers and their free time
  2. OUTPUT: Forum thread about topic of their choice

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF08LI11) Produzir textos (comentários em fóruns, relatos pessoais, mensagens instantâneas, tweets, reportagens, histórias de ficção, blogues, entre outros), com o uso de estratégias de escrita (planejamento, produção de rascunho, revisão e edição final), apontando sonhos e projetos para o futuro (pessoal, da família, da comunidade ou do planeta).

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Isabela Sued

Mentor: Newton Murce Filho

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes