Com roupas e outros objetos diversos, as crianças poderão dar novas características ao seu brincar
Apresente a proposta
Grave um vídeo selecionando alguns objetos de sua casa que podem servir para brincar de faz de conta e fale sobre suas possibilidades. Convide famílias e crianças a procurar em casa objetos para brincar como quiserem. Envie-o por Whatsapp ou outra plataforma de comunicação com as famílias e faça o convite: “Vamos brincar faz de conta?”
Adaptações necessárias
As famílias serão convidadas a disponibilizar objetos que possam servir para as crianças brincarem de faz de conta.
Sugira às famílias
Convide as famílias a andar pela casa com as crianças à procura de objetos que possam servir para brincar. Proponha que realizem essa etapa conversando sobre as possibilidades de brincar de faz de conta que os espaços e materiais da casa oferecem. Colares, calçados, roupas, bolsas, óculos de sol, tiaras, avental, fantasias, lenços, luvas, cadernetas, telefone, computador, secador de cabelo, lápis de cor e o que mais for sugerido pelas crianças podem servir para brincar de cabelereiro, de escritório, de festa etc. As crianças podem selecionar, sugerir, imaginar possibilidades e agrupá-los por tema, se preferirem. Convide as famílias a deixar que as crianças sugiram o tema a partir de seus interesses, ou ainda a disponibilizar os materiais e deixar que os enredos se criem a partir da brincadeira, combinando também isso com as crianças. Depois, sugira que se divirtam muito explorando os materiais e brincando de faz de conta.
Para compartilhar com o grupo
Sugira que as famílias compartilhem fotos das vivências das crianças com os materiais. Considere compartilhá-las com todo o grupo, ampliando o repertório das famílias com as possibilidades que os materiais oferecem. É possível fazer uma apresentação de fotos via Apresentações Google (disponível aqui), por exemplo, ou encaminhá-las por Whatsapp.
Sugestão Enviada Por: Nilcileni Brambilla
Código: EDI3_34UND03
(EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
(EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
(EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 02
ATIVIDADE 04
ATIVIDADE 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes