13585
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 2º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Cuidado, fogo!

Plano de aula de Ciências com atividades para 2º ano do Fundamental sobre situações de perigo com enfoque no fogo

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Roberta Braga Manes da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: ferramenta para compartilhamento de áudios, vídeos, imagens e mensagens (grupos de whatsapp, por exemplo).

- Optativas: videochamadas pelo Hangout ou Zoom; e-mail ou Whatsapp para envio de link e áudio.

Contexto e questão disparadora

Em uma videochamada, apresente o vídeo (disponível aqui). Pergunte para as crianças:

- Quais riscos de queimaduras apareceram nesse vídeo?

É importante que eles percebam que o perigo de queimadura narrado no vídeo era sobre o doce quente que a personagem desejava comer, porém, na cena, outras coisas poderiam queimar: a panela quente e o próprio fogo aceso no fogão. Caso alguma criança não possa participar participar da aula síncrona, você pode disponibilizar o link do vídeo e solicitar que ela assista e, em seguida, responda às perguntas por meio áudio, que deverá ser encaminhado por Whatsapp ou e-mail.

Mão na massa

Divida a turma em grupos de cinco alunos. Cada grupo deve produzir dois vídeos de, no máximo, dez segundos cada. Para o primeiro, eles devem planejar a dramatização de uma situação de risco de queimadura em casa, em que o acidente ocorreu. Para o segundo, devem planejar a dramatização de uma situação de risco de queimadura em que o acidente foi evitado, evidenciando o que foi feito para que o acidente não ocorresse. Peça que os alunos planejem colaborativamente a dramatização e escolham um do grupo para gravar o vídeo conforme o planejamento. Os vídeos devem ser compartilhados com todos os alunos.

Sistematização

Após todos os alunos assistirem aos vídeos uns dos outros, solicite que respondam à seguinte pergunta:

- Como podemos evitar queimaduras em nosso dia a dia?

Convite às famílias

Façam uma vistoria pela casa à procura de locais em que podem ocorrer acidentes com queimaduras. Pensem juntos em maneiras de evitar esses acidentes e, caso não seja possível ajustar o ambiente para que fique mais seguro, elaborem cartazes para alertar acerca dos riscos.

Sugestão Enviada Por: Lilian Bacich e Renata Capovilla


Código: CIE2_03M&E05

(EF02CI03) Discutir os cuidados necessários à prevenção de acidentes domésticos (objetos cortantes e inflamáveis, eletricidade, produtos de limpeza, medicamentos etc.).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 2º ano:

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

MAIS AULAS DE Ciências do 2º ano:

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas