13584
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 5º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Lentes para observar, ampliar e registrar

Plano de aula de Ciências com atividades para 5º ano do Fundamental sobre as lentes utilizadas nos dispositivos de observação, ampliação e de registro

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Viviane Bonardo Gardin 

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre esta aula select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Materiais para para realização do mão na massa (um por grupo): 1 caixa de sapato, 1 folha em branco, 1 copo de vidro transparente, água, 1 lanterna e instruções contidas no material para impressão.

Material de apoio:

https://brasilescola.uol.com.br/fisica/lentes-1.htm

https://brasilescola.uol.com.br/fisica/lentes-esfericas.htm

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete e leia o título da aula com alunos. Caso não possua recursos, escreva o título da aula no quadro. Neste momento, introduza o tema com questionamentos, como, por exemplo:

  • Vocês imaginam o que são lentes?
  • Para que servem?
  • Como elas funcionam?
  • Onde as lentes são usadas?
  • Quais objetos que vocês conhecem que possuem lentes?

CONTEXTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Projete as imagens aos alunos. Caso não possua recursos, imprima a imagem ou tente descrevê-la. Após a apresentação, questione-os:

  • O que essa pessoas estão fazendo?
  • Há alguma semelhança entre as atitudes das pessoas?
  • O são esse objetos que elas estão utilizando?
  • Com qual finalidade as pessoas os estão utilizando?
  • Quais semelhanças entre eles?
  • E quais diferenças?
  • Qual elemento pertencente aos três objetos que os permite cumprir seu objetivo de observar e registrar?

O objetivo é que os alunos identifiquem a lente como fundamental para o funcionamento desses objetos.

QUESTÃO DISPARADORA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete a Questão disparadora aos alunos. Caso não possua recursos, leia e/ou escreva-a no quadro. Após a leitura, dialogue com os alunos:

  • Qual a função das lentes?
  • Qual sua importância para os objetos de registro e observação?
  • Quais características que permitem as lentes serem utilizadas nesses objetos?

MÃO NA MASSA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Inicie a atividade apresentando o slide. Caso não possua recursos, leia e/ou escreva-a no quadro.

Divida a turma em quatro grupos e entregue a cada um os seguintes materiais: 1 caixa de sapato, 1 folha em branco, 1 copo de vidro transparente, água, 1 lanterna e as instruções para a realização da experiência.

Oriente para que os grupos sigam as instruções que receberam junto com o material.

Vá observando e mediando as construções, mas deixe que os alunos construam da forma que preferirem, que criem hipóteses e façam tentativas. Se possível registre as hipóteses dos alunos.

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Inicie a sistematização questionando os alunos:

  • O que vocês observaram?
  • Qual foi o trajeto da luz sem passar pelo copo de água?
  • O trajeto foi modificado ao colocar o copo de água?
  • Vocês imaginam porque isso aconteceu?
  • O que aconteceu quando vocês moveram o copo de água?

Após o levantamento de hipóteses da turma, apresente o slide. Caso não possua recursos, imprima ou descreva-o utilizando o quadro. Leia o que está escrito no slide, retome a questão disparadora e questione os alunos se a imagem representa aquilo que eles viram na experiência. Feche as observações e acrescente alguma informação nova trazida por algum aluno que não esteja contemplada neste slide.

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Continue a sistematização apresentando o slide. Caso não possua recursos, imprima ou descreva-o utilizando o quadro. Leia o que está escrito no slide e explique que a água, assim como as lentes é capaz de desviar os feixes de luz e mencione os tipos de lentes que existem.

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Finalize a sistematização apresentando o slide e relacione os planos anteriores. Explique quais as lentes sãos utilizadas no telescópio, no microscópio e na máquina fotográfica. Caso não possua recursos, imprima ou descreva-o utilizando o quadro.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Materiais para para realização do mão na massa (um por grupo): 1 caixa de sapato, 1 folha em branco, 1 copo de vidro transparente, água, 1 lanterna e instruções contidas no material para impressão.

Material de apoio:

https://brasilescola.uol.com.br/fisica/lentes-1.htm

https://brasilescola.uol.com.br/fisica/lentes-esfericas.htm

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete e leia o título da aula com alunos. Caso não possua recursos, escreva o título da aula no quadro. Neste momento, introduza o tema com questionamentos, como, por exemplo:

  • Vocês imaginam o que são lentes?
  • Para que servem?
  • Como elas funcionam?
  • Onde as lentes são usadas?
  • Quais objetos que vocês conhecem que possuem lentes?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Projete as imagens aos alunos. Caso não possua recursos, imprima a imagem ou tente descrevê-la. Após a apresentação, questione-os:

  • O que essa pessoas estão fazendo?
  • Há alguma semelhança entre as atitudes das pessoas?
  • O são esse objetos que elas estão utilizando?
  • Com qual finalidade as pessoas os estão utilizando?
  • Quais semelhanças entre eles?
  • E quais diferenças?
  • Qual elemento pertencente aos três objetos que os permite cumprir seu objetivo de observar e registrar?

O objetivo é que os alunos identifiquem a lente como fundamental para o funcionamento desses objetos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete a Questão disparadora aos alunos. Caso não possua recursos, leia e/ou escreva-a no quadro. Após a leitura, dialogue com os alunos:

  • Qual a função das lentes?
  • Qual sua importância para os objetos de registro e observação?
  • Quais características que permitem as lentes serem utilizadas nesses objetos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Inicie a atividade apresentando o slide. Caso não possua recursos, leia e/ou escreva-a no quadro.

Divida a turma em quatro grupos e entregue a cada um os seguintes materiais: 1 caixa de sapato, 1 folha em branco, 1 copo de vidro transparente, água, 1 lanterna e as instruções para a realização da experiência.

Oriente para que os grupos sigam as instruções que receberam junto com o material.

Vá observando e mediando as construções, mas deixe que os alunos construam da forma que preferirem, que criem hipóteses e façam tentativas. Se possível registre as hipóteses dos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Inicie a sistematização questionando os alunos:

  • O que vocês observaram?
  • Qual foi o trajeto da luz sem passar pelo copo de água?
  • O trajeto foi modificado ao colocar o copo de água?
  • Vocês imaginam porque isso aconteceu?
  • O que aconteceu quando vocês moveram o copo de água?

Após o levantamento de hipóteses da turma, apresente o slide. Caso não possua recursos, imprima ou descreva-o utilizando o quadro. Leia o que está escrito no slide, retome a questão disparadora e questione os alunos se a imagem representa aquilo que eles viram na experiência. Feche as observações e acrescente alguma informação nova trazida por algum aluno que não esteja contemplada neste slide.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Continue a sistematização apresentando o slide. Caso não possua recursos, imprima ou descreva-o utilizando o quadro. Leia o que está escrito no slide e explique que a água, assim como as lentes é capaz de desviar os feixes de luz e mencione os tipos de lentes que existem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Finalize a sistematização apresentando o slide e relacione os planos anteriores. Explique quais as lentes sãos utilizadas no telescópio, no microscópio e na máquina fotográfica. Caso não possua recursos, imprima ou descreva-o utilizando o quadro.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 5º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05CI13 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano