Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete e leia o título da aula com alunos. Caso não possua recursos, escreva o título da aula no quadro. Neste momento, introduza o tema com questionamentos, como, por exemplo:
- Vocês imaginam o que são lentes?
- Para que servem?
- Como elas funcionam?
- Onde as lentes são usadas?
- Quais objetos que vocês conhecem que possuem lentes?
CONTEXTO
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Projete as imagens aos alunos. Caso não possua recursos, imprima a imagem ou tente descrevê-la. Após a apresentação, questione-os:
- O que essa pessoas estão fazendo?
- Há alguma semelhança entre as atitudes das pessoas?
- O são esse objetos que elas estão utilizando?
- Com qual finalidade as pessoas os estão utilizando?
- Quais semelhanças entre eles?
- E quais diferenças?
- Qual elemento pertencente aos três objetos que os permite cumprir seu objetivo de observar e registrar?
O objetivo é que os alunos identifiquem a lente como fundamental para o funcionamento desses objetos.
QUESTÃO DISPARADORA
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete a Questão disparadora aos alunos. Caso não possua recursos, leia e/ou escreva-a no quadro. Após a leitura, dialogue com os alunos:
- Qual a função das lentes?
- Qual sua importância para os objetos de registro e observação?
- Quais características que permitem as lentes serem utilizadas nesses objetos?
MÃO NA MASSA
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Inicie a atividade apresentando o slide. Caso não possua recursos, leia e/ou escreva-a no quadro.
Divida a turma em quatro grupos e entregue a cada um os seguintes materiais: 1 caixa de sapato, 1 folha em branco, 1 copo de vidro transparente, água, 1 lanterna e as instruções para a realização da experiência.
Oriente para que os grupos sigam as instruções que receberam junto com o material.
Vá observando e mediando as construções, mas deixe que os alunos construam da forma que preferirem, que criem hipóteses e façam tentativas. Se possível registre as hipóteses dos alunos.
SISTEMATIZAÇÃO
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Inicie a sistematização questionando os alunos:
- O que vocês observaram?
- Qual foi o trajeto da luz sem passar pelo copo de água?
- O trajeto foi modificado ao colocar o copo de água?
- Vocês imaginam porque isso aconteceu?
- O que aconteceu quando vocês moveram o copo de água?
Após o levantamento de hipóteses da turma, apresente o slide. Caso não possua recursos, imprima ou descreva-o utilizando o quadro. Leia o que está escrito no slide, retome a questão disparadora e questione os alunos se a imagem representa aquilo que eles viram na experiência. Feche as observações e acrescente alguma informação nova trazida por algum aluno que não esteja contemplada neste slide.
SISTEMATIZAÇÃO
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Continue a sistematização apresentando o slide. Caso não possua recursos, imprima ou descreva-o utilizando o quadro. Leia o que está escrito no slide e explique que a água, assim como as lentes é capaz de desviar os feixes de luz e mencione os tipos de lentes que existem.
SISTEMATIZAÇÃO
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Finalize a sistematização apresentando o slide e relacione os planos anteriores. Explique quais as lentes sãos utilizadas no telescópio, no microscópio e na máquina fotográfica. Caso não possua recursos, imprima ou descreva-o utilizando o quadro.