Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano (MAT9_15GEO04)
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Alguma rede social (Whatsapp, Facebook, etc.) régua e papel para anotações.
- Optativas: Calculadora e tesoura.
Aquecimento
- Pela rede social escolhida, inicie esse contato questionando se seus alunos e alunas lembram das posições dos pontos no plano cartesiano. Nesse aquecimento, faça perguntas usando coordenadas e sobre o que significa a posição x e a posição y nos pontos (x , y).
Atividade principal
Como atividade principal, em substituição ao jogo proposto no plano original, sugerimos que solicite aos seus alunos e alunas acessarem ao link:
https://pt.khanacademy.org/math/basic-geo/basic-geometry-pythagorean-theorem#pythagorean-theorem-distance
Lá poderão assistir a um vídeo explicativo, após isso determine que realizem o máximo de exercícios possíveis daquele módulo, combinando um tempo para o retorno do contato e discussão das soluções e dúvidas existentes.
Discussão das soluções, sistematização e encerramento
Reforce o fato de que é sempre possível determinar a distância entre dois pontos, pois basta modelar a situação para um triângulo retângulo e aplicar o teorema de Pitágoras.
Raio X
Use a atividade do próprio plano, mas descrevendo a situação para quem não conseguir visualizar a imagem.
Convite às famílias
Peça para que seus alunos envolvam seus familiares, próximos neste momento, e relatem suas explorações sobre os exercícios do link acessado.
Sugestão Enviada Por: Fabio Menezes
Código: MAT9_15GEO04
(EF09MA14) Resolver e elaborar problemas de aplicação do teorema de Pitágoras ou das relações de proporcionalidade envolvendo retas paralelas cortadas por secantes.
Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem a reconhecer as relações entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal; diferenciar ângulo inscrito de ângulo central; identificar transformações geométricas no plano; identificar as relações de semelhança entre figuras geométricas; identificar e reconhecer as relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo; utilizar os teoremas de Tales e de Pitágoras; reconhecer e identificar vistas ortogonais de figuras não planas.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes