9794
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Geometria

Plano de aula - Construção Geométrica de Números Irracionais com régua e compasso através do Teorema de Pitágoras.

Plano de aula de matemática com atividades para 9 do Fundamental sobre representar geometricamente um número irracional, utilizando o Teorema de Pitágoras como um conceito auxiliar

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Sebastião Rodrigues da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano (MAT9_15GEO04)

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Alguma rede social (Whatsapp, Facebook, etc.) régua e papel para anotações.
- Optativas: Calculadora e tesoura.

Aquecimento
- Pela rede social escolhida, inicie esse contato questionando se seus alunos e alunas lembram das posições dos pontos no plano cartesiano. Nesse aquecimento, faça perguntas usando coordenadas e sobre o que significa a posição x e a posição y nos pontos (x , y).

Atividade principal
Como atividade principal, em substituição ao jogo proposto no plano original, sugerimos que solicite aos seus alunos e alunas acessarem ao link:
https://pt.khanacademy.org/math/basic-geo/basic-geometry-pythagorean-theorem#pythagorean-theorem-distance
Lá poderão assistir a um vídeo explicativo, após isso determine que realizem o máximo de exercícios possíveis daquele módulo, combinando um tempo para o retorno do contato e discussão das soluções e dúvidas existentes.

Discussão das soluções, sistematização e encerramento
Reforce o fato de que é sempre possível determinar a distância entre dois pontos, pois basta modelar a situação para um triângulo retângulo e aplicar o teorema de Pitágoras.

Raio X
Use a atividade do próprio plano, mas descrevendo a situação para quem não conseguir visualizar a imagem.

Convite às famílias
Peça para que seus alunos envolvam seus familiares, próximos neste momento, e relatem suas explorações sobre os exercícios do link acessado.

Sugestão Enviada Por: Fabio Menezes


Código: MAT9_15GEO04

(EF09MA14) Resolver e elaborar problemas de aplicação do teorema de Pitágoras ou das relações de proporcionalidade envolvendo retas paralelas cortadas por secantes.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 9º ano:

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem a reconhecer as relações entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal; diferenciar ângulo inscrito de ângulo central; identificar transformações geométricas no plano; identificar as relações de semelhança entre figuras geométricas; identificar e reconhecer as relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo; utilizar os teoremas de Tales e de Pitágoras; reconhecer e identificar vistas ortogonais de figuras não planas.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas