13579
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Lendo protocolos científicos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Fundamental sobre protocolos científicos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata da Silva Gonçalves

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Renata da Silva Gonçalves
Mentor: Sidecleia Anjos
Especialista: Heloísa Jordão


Título da aula: 
Lendo protocolos científicos

Finalidade da aula: Ler para compreender um protocolo científico com o objetivo de construir um minhocário caseiro.

Ano: 3º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Relato e protocolos de experimentos científicos

Objeto(s) do conhecimento: Estratégia de leitura / Compreensão em leitura

Prática de linguagem: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Habilidade(s) da BNCC: EF15LP02/EF15LP03 / EF35LP17/EF03LP24

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Relato e protocolos de experimentos científicos, e no campo de atuação Estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Materiais necessários: Cópias dos textos estudados, garrafas pet, areia, cascalho, tule, restos de alimentos (cascas de frutas e legumes)

Dificuldades antecipadas: O texto científico possui características e organização estrutural e sintática típicas, portanto dificuldades principalmente de vocabulário podem ser detectadas durante a leitura.

Referências sobre o assunto: BARBOSA, Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo. Práticas de leitura no ensino fundamental. Belo Horizonte : Autêntica, 2006. 144 p.
Disponível em: http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora


Código: LPO3_05SQA02

(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.

(EF03LP24) Ler/ouvir e compreender, com autonomia, relatos de observações e de pesquisas em fontes de informações, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

(EF35LP17) Buscar e selecionar, com o apoio do professor, informações de interesse sobre fenômenos sociais e naturais, em textos que circulam em meios impressos ou digitais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 3º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas