13579
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Lendo protocolos científicos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Fundamental sobre protocolos científicos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata da Silva Gonçalves

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Docs (tutorial disponível aqui).

- Opcionais: Google Meet (tutorial disponível aqui);
Google Apresentações (tutorial disponível aqui).

- Materiais:
Protocolo de montagem - texto, disponível aqui;
Vídeo disponível aqui.

Introdução
Compartilhe pelo WhatsApp a foto proposta no slide de introdução e desafie os alunos a descobrirem para que serve e como construir um minhocário. Faça as perguntas sugeridas nas orientações do plano através de áudios pelo mesmo canal.

Desenvolvimento
Compartilhe o texto em um documento do Google e explore o gênero através de uma conversa pelo WhatsApp, usando as perguntas sugeridas nas orientações do plano. Ouça os áudios que os alunos enviarem e possibilite que levantem hipóteses sobre a importância do minhocário e como construí-lo. Desafie os alunos a refletirem e pesquisarem sobre as questões propostas no plano. Adapte a proposta do plano para que cada aluno ou grupo, dependendo das possibilidades, construa seu minhocário em casa. Forme grupos para que conversem pelo WhatsApp e realizem o desafio proposto.
Se preferir, realize uma videochamada pelo Google Meet, para apresentar a proposta aos alunos e explorar o gênero. Para isso, crie um slide no Google Apresentações com a imagem do slide de introdução e outro com o texto. Abra o slide e compartilhe sua tela na hora da chamada. Oriente os alunos seguindo a orientação do plano.
Depois de explorar o gênero, disponibilize o vídeo de orientação para construção do minhocário.
Oriente os alunos pelo WhatsApp a mandarem fotos do processo de construção e dúvidas, caso surjam.

Fechamento
Oriente os alunos, seguindo a proposta do plano, através de áudios pelo WhatsApp. Compartilhe, pelo e-mail, o material para impressão, e peça que os alunos completem o registro. Sugira que utilizem as fotos do processo, se preferirem, no campo Desenhos/Esquemas/Ilustrações.

Convite às famílias
Convide os familiares a participarem da construção do minhocário e a ajudar nas pesquisas sobre a importância das minhocas.

Sugestão Enviada Por: Priscila Almeida


Código: LPO3_05SQA02

(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.

(EF03LP24) Ler/ouvir e compreender, com autonomia, relatos de observações e de pesquisas em fontes de informações, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

(EF35LP17) Buscar e selecionar, com o apoio do professor, informações de interesse sobre fenômenos sociais e naturais, em textos que circulam em meios impressos ou digitais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 3º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas