13578
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Lendo texto científico

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Fundamental sobre texto científico

Plano 01 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata da Silva Gonçalves

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Relato e protocolos de experimentos científicos, e no campo de atuação Estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Materiais necessários: Cópias dos textos ou materiais para projeção, canetinhas e cartolinas

Dificuldades antecipadas: O texto científico possui características e organização estrutural e sintática típicas, portanto dificuldades principalmente de vocabulário podem ser detectadas durante a leitura.

Referências sobre o assunto: CALIL, E. Lendo e produzindo textos científicos. In Práticas de leitura e escrita / Maria Angélica Freire de Carvalho, Rosa Helena Mendonça (orgs.). – Brasília : Ministério da Educação, 2006. P. 166 - 170. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 min

Orientações: Anuncie o título e converse com os alunos sobre o que eles podem aprender na aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Projete a imagem ou imprima a imagem em um cartaz..
  • Pergunte aos alunos:
  • Vocês sabem que bicho é esse?
  • Quais são as características desse animal?
  • O que ele come?
  • Porque ele é importante para a natureza?

3. Comente com os alunos que para responder perguntas de natureza científica os estudiosos recorrem a experiências e observações, gerando relatórios científicos que ajudarão outras pessoas a entender os fenômenos da natureza e os animais.

4. Anote no quadro as hipóteses dos alunos em relação a importância das minhocas para a natureza. ( Utilizaremos para o fechamento da aula)

5. Mostre o site para os alunos onde circulam os textos científicos. Um exemplo é a revista Ciência Hoje para Crianças acesse : http://chc.org.br/

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Construa a tabela no quadro da sala, ou faça impressões da atividade para os alunos.
  • Anote os registros das informações coletadas durante a leitura dos textos.
  • Peça para os alunos lerem as colunas e preencherem as informações.Neste momento você pode optar por fazer a atividade coletivamente ou em duplas, essas variações serão em decorrência do grau de autonomia da turma e ficará ao seu critério professor.
  • Anote as curiosidades e perguntas sobre o assunto para ser fonte de pesquisa em outras aulas.
  • Se optou por preencher coletivamente a tabela, peça aos alunos que registrem no caderno as informações da tabela.

Materiais complementares: Caso os alunos queiram saber mais sobre a vida das minhocas, projete o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=mdtSpBbRLgU

Tabela para impressão clique aqui.

Resolução da atividade clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Levante as expectativas dos alunos em relação ao texto.
  • Faça as antecipações de leitura: título, autor, suporte e data de publicação.
  • Faça a leitura compartilhada do texto.
  • Leia o texto trecho a trecho fazendo paradas estratégicas. Neste momento aproveite para estimular a participação e fazer as antecipações, inferências e validação de informações. Faça os questionamentos:
  • O que é lixo orgânico?
  • Como vocês acham que se transforma lixo orgânico em adubo?
  • Será que este texto dará conta de responder essa pergunta? Vamos ver?
  • Estabeleça relação entre os conhecimentos prévios dos alunos e as informações trazidas pelos textos.
  • Converse com os alunos destacando a linguagem científica que o texto aborda e que muitas vezes causa uma certa estranheza durante a leitura.
  • Ressalte que o vocabulário científico é uma das característica desse gênero e os termos podem não ser totalmente compreendidos durante a leitura, tendo que muitas vezes recorrer a enciclopédias científicas para consulta.
  • Anote na tabela as informações que os estudantes destacam no texto.

Materiais complementares:

Para saber mais sobre leitura compartilhada: https://novaescola.org.br/conteudo/136/a-importancia-da-leitura-em-sala-de-aula-para-a-fluencia-leitora

O que é um minhocário doméstico?, Gabriela Portilho, disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-e-um-minhocario-domestico/

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Levante as expectativas dos alunos em relação ao texto.
  • Faça as antecipações de leitura: título, autor, suporte e data de publicação.
  • Faça a leitura compartilhada do texto.
  • Leia o texto trecho a trecho fazendo paradas estratégicas. Neste momento aproveite para estimular a participação e fazer as antecipações, inferências e validação de informações. Faça os questionamentos:
  • Vocês sabem a diferença de minhocário e composteira? É possível descobrir a diferença só lendo o título?
  • No texto anterior que lemos dizia o que era adubo orgânico, vocês se lembram? O que era? Será que essa informação vai nos ajudar na compreensão desse texto?
  • Faça outros questionamentos, trecho a trecho para a compreensão global do texto.
  • Estabeleça relação entre os conhecimentos prévios dos alunos e as informações trazidas pelos textos.
  • Converse com os alunos destacando a linguagem científica que o texto aborda e que muitas vezes causa uma certa estranheza durante a leitura.
  • Ressalte que o vocabulário científico é uma das característica desse gênero e os termos podem não ser totalmente compreendidos durante a leitura, tendo que muitas vezes recorrer a enciclopédias científicas para consulta.
  • Anote na tabela as informações que os estudantes destacam no texto.

Materiais complementares:

Para saber mais sobre leitura compartilhada: https://novaescola.org.br/conteudo/136/a-importancia-da-leitura-em-sala-de-aula-para-a-fluencia-leitora

Fonte: blog biowash, disponível em: http://blog.biowash.com.br/entenda-as-diferencas-entre-minhocario-e-composteira-7/

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Levante as expectativas dos alunos em relação ao texto.
  • Faça as antecipações de leitura: título, autor, suporte e data de publicação.
  • Faça a leitura compartilhada do texto.
  • Leia o texto trecho a trecho fazendo paradas estratégicas. Neste momento aproveite para estimular a participação e fazer as antecipações, inferências e validação de informações. Faça os questionamentos:
  • O que as minhocas comem?
  • Será que ela precisa de uma dieta especial, ou tudo pode virar comida de minhoca?
  • Será que as minhocas ficam doentes?
  • Será que o esse texto e os anteriormente lidos podem nos ajudar a responder essas perguntas?
  • Faça outros questionamentos, trecho a trecho para a compreensão global do texto.
  • Estabeleça relação entre os conhecimentos prévios dos alunos e as informações trazidas pelos textos.
  • Converse com os alunos destacando a linguagem científica que o texto aborda e que muitas vezes causa uma certa estranheza durante a leitura.
  • Ressalte que o vocabulário científico é uma das característica desse gênero e os termos podem não ser totalmente compreendidos durante a leitura, tendo que muitas vezes recorrer a enciclopédias científicas para consulta.
  • Anote na tabela as informações que os estudantes destacam no texto.

Materiais complementares:

Para saber mais sobre leitura compartilhada: https://novaescola.org.br/conteudo/136/a-importancia-da-leitura-em-sala-de-aula-para-a-fluencia-leitora

Implantação e manejo de minhocário de baixo custo, Gheysa Julio Pinto e Fernando Teruhiko Hata, disponível em: http://www.unitrabalho.uem.br/administracao/bd_livros/arquivos/010814093440-2.pdf

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 min

Orientações:

  • Organize os alunos em grupos.
  • Cada grupo ficará responsável pela elaboração de um cartaz com os temas:
  • O que é texto científico?
  • Para que serve o texto científico?
  • O que descobrimos sobre as minhocas?
  • O que é um minhocário?
  • Depois de prontos, fixe os cartazes pela sala e oriente os alunos a consultarem sempre que tiverem dúvidas.
  • Explique que os cartazes são um ótimo recurso para recuperar informações destacadas no texto.

Materiais complementares: Para saber mais sobre a multimodalidade presente em um cartaz acesse: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/3413/2563

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Relato e protocolos de experimentos científicos, e no campo de atuação Estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Materiais necessários: Cópias dos textos ou materiais para projeção, canetinhas e cartolinas

Dificuldades antecipadas: O texto científico possui características e organização estrutural e sintática típicas, portanto dificuldades principalmente de vocabulário podem ser detectadas durante a leitura.

Referências sobre o assunto: CALIL, E. Lendo e produzindo textos científicos. In Práticas de leitura e escrita / Maria Angélica Freire de Carvalho, Rosa Helena Mendonça (orgs.). – Brasília : Ministério da Educação, 2006. P. 166 - 170. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 min

Orientações: Anuncie o título e converse com os alunos sobre o que eles podem aprender na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Projete a imagem ou imprima a imagem em um cartaz..
  • Pergunte aos alunos:
  • Vocês sabem que bicho é esse?
  • Quais são as características desse animal?
  • O que ele come?
  • Porque ele é importante para a natureza?

3. Comente com os alunos que para responder perguntas de natureza científica os estudiosos recorrem a experiências e observações, gerando relatórios científicos que ajudarão outras pessoas a entender os fenômenos da natureza e os animais.

4. Anote no quadro as hipóteses dos alunos em relação a importância das minhocas para a natureza. ( Utilizaremos para o fechamento da aula)

5. Mostre o site para os alunos onde circulam os textos científicos. Um exemplo é a revista Ciência Hoje para Crianças acesse : http://chc.org.br/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Construa a tabela no quadro da sala, ou faça impressões da atividade para os alunos.
  • Anote os registros das informações coletadas durante a leitura dos textos.
  • Peça para os alunos lerem as colunas e preencherem as informações.Neste momento você pode optar por fazer a atividade coletivamente ou em duplas, essas variações serão em decorrência do grau de autonomia da turma e ficará ao seu critério professor.
  • Anote as curiosidades e perguntas sobre o assunto para ser fonte de pesquisa em outras aulas.
  • Se optou por preencher coletivamente a tabela, peça aos alunos que registrem no caderno as informações da tabela.

Materiais complementares: Caso os alunos queiram saber mais sobre a vida das minhocas, projete o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=mdtSpBbRLgU

Tabela para impressão clique aqui.

Resolução da atividade clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Levante as expectativas dos alunos em relação ao texto.
  • Faça as antecipações de leitura: título, autor, suporte e data de publicação.
  • Faça a leitura compartilhada do texto.
  • Leia o texto trecho a trecho fazendo paradas estratégicas. Neste momento aproveite para estimular a participação e fazer as antecipações, inferências e validação de informações. Faça os questionamentos:
  • O que é lixo orgânico?
  • Como vocês acham que se transforma lixo orgânico em adubo?
  • Será que este texto dará conta de responder essa pergunta? Vamos ver?
  • Estabeleça relação entre os conhecimentos prévios dos alunos e as informações trazidas pelos textos.
  • Converse com os alunos destacando a linguagem científica que o texto aborda e que muitas vezes causa uma certa estranheza durante a leitura.
  • Ressalte que o vocabulário científico é uma das característica desse gênero e os termos podem não ser totalmente compreendidos durante a leitura, tendo que muitas vezes recorrer a enciclopédias científicas para consulta.
  • Anote na tabela as informações que os estudantes destacam no texto.

Materiais complementares:

Para saber mais sobre leitura compartilhada: https://novaescola.org.br/conteudo/136/a-importancia-da-leitura-em-sala-de-aula-para-a-fluencia-leitora

O que é um minhocário doméstico?, Gabriela Portilho, disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-e-um-minhocario-domestico/

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Levante as expectativas dos alunos em relação ao texto.
  • Faça as antecipações de leitura: título, autor, suporte e data de publicação.
  • Faça a leitura compartilhada do texto.
  • Leia o texto trecho a trecho fazendo paradas estratégicas. Neste momento aproveite para estimular a participação e fazer as antecipações, inferências e validação de informações. Faça os questionamentos:
  • Vocês sabem a diferença de minhocário e composteira? É possível descobrir a diferença só lendo o título?
  • No texto anterior que lemos dizia o que era adubo orgânico, vocês se lembram? O que era? Será que essa informação vai nos ajudar na compreensão desse texto?
  • Faça outros questionamentos, trecho a trecho para a compreensão global do texto.
  • Estabeleça relação entre os conhecimentos prévios dos alunos e as informações trazidas pelos textos.
  • Converse com os alunos destacando a linguagem científica que o texto aborda e que muitas vezes causa uma certa estranheza durante a leitura.
  • Ressalte que o vocabulário científico é uma das característica desse gênero e os termos podem não ser totalmente compreendidos durante a leitura, tendo que muitas vezes recorrer a enciclopédias científicas para consulta.
  • Anote na tabela as informações que os estudantes destacam no texto.

Materiais complementares:

Para saber mais sobre leitura compartilhada: https://novaescola.org.br/conteudo/136/a-importancia-da-leitura-em-sala-de-aula-para-a-fluencia-leitora

Fonte: blog biowash, disponível em: http://blog.biowash.com.br/entenda-as-diferencas-entre-minhocario-e-composteira-7/

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Levante as expectativas dos alunos em relação ao texto.
  • Faça as antecipações de leitura: título, autor, suporte e data de publicação.
  • Faça a leitura compartilhada do texto.
  • Leia o texto trecho a trecho fazendo paradas estratégicas. Neste momento aproveite para estimular a participação e fazer as antecipações, inferências e validação de informações. Faça os questionamentos:
  • O que as minhocas comem?
  • Será que ela precisa de uma dieta especial, ou tudo pode virar comida de minhoca?
  • Será que as minhocas ficam doentes?
  • Será que o esse texto e os anteriormente lidos podem nos ajudar a responder essas perguntas?
  • Faça outros questionamentos, trecho a trecho para a compreensão global do texto.
  • Estabeleça relação entre os conhecimentos prévios dos alunos e as informações trazidas pelos textos.
  • Converse com os alunos destacando a linguagem científica que o texto aborda e que muitas vezes causa uma certa estranheza durante a leitura.
  • Ressalte que o vocabulário científico é uma das característica desse gênero e os termos podem não ser totalmente compreendidos durante a leitura, tendo que muitas vezes recorrer a enciclopédias científicas para consulta.
  • Anote na tabela as informações que os estudantes destacam no texto.

Materiais complementares:

Para saber mais sobre leitura compartilhada: https://novaescola.org.br/conteudo/136/a-importancia-da-leitura-em-sala-de-aula-para-a-fluencia-leitora

Implantação e manejo de minhocário de baixo custo, Gheysa Julio Pinto e Fernando Teruhiko Hata, disponível em: http://www.unitrabalho.uem.br/administracao/bd_livros/arquivos/010814093440-2.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 min

Orientações:

  • Organize os alunos em grupos.
  • Cada grupo ficará responsável pela elaboração de um cartaz com os temas:
  • O que é texto científico?
  • Para que serve o texto científico?
  • O que descobrimos sobre as minhocas?
  • O que é um minhocário?
  • Depois de prontos, fixe os cartazes pela sala e oriente os alunos a consultarem sempre que tiverem dúvidas.
  • Explique que os cartazes são um ótimo recurso para recuperar informações destacadas no texto.

Materiais complementares: Para saber mais sobre a multimodalidade presente em um cartaz acesse: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/3413/2563

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 3º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP01 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano