Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Relato e protocolos de experimentos científicos, e no campo de atuação Estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Materiais necessários: Cópias dos textos ou materiais para projeção, canetinhas e cartolinas
Dificuldades antecipadas: O texto científico possui características e organização estrutural e sintática típicas, portanto dificuldades principalmente de vocabulário podem ser detectadas durante a leitura.
Referências sobre o assunto: CALIL, E. Lendo e produzindo textos científicos. In Práticas de leitura e escrita / Maria Angélica Freire de Carvalho, Rosa Helena Mendonça (orgs.). – Brasília : Ministério da Educação, 2006. P. 166 - 170. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 min
Orientações: Anuncie o título e converse com os alunos sobre o que eles podem aprender na aula.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Projete a imagem ou imprima a imagem em um cartaz..
- Pergunte aos alunos:
- Vocês sabem que bicho é esse?
- Quais são as características desse animal?
- O que ele come?
- Porque ele é importante para a natureza?
3. Comente com os alunos que para responder perguntas de natureza científica os estudiosos recorrem a experiências e observações, gerando relatórios científicos que ajudarão outras pessoas a entender os fenômenos da natureza e os animais.
4. Anote no quadro as hipóteses dos alunos em relação a importância das minhocas para a natureza. ( Utilizaremos para o fechamento da aula)
5. Mostre o site para os alunos onde circulam os textos científicos. Um exemplo é a revista Ciência Hoje para Crianças acesse : http://chc.org.br/
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Construa a tabela no quadro da sala, ou faça impressões da atividade para os alunos.
- Anote os registros das informações coletadas durante a leitura dos textos.
- Peça para os alunos lerem as colunas e preencherem as informações.Neste momento você pode optar por fazer a atividade coletivamente ou em duplas, essas variações serão em decorrência do grau de autonomia da turma e ficará ao seu critério professor.
- Anote as curiosidades e perguntas sobre o assunto para ser fonte de pesquisa em outras aulas.
- Se optou por preencher coletivamente a tabela, peça aos alunos que registrem no caderno as informações da tabela.
Materiais complementares: Caso os alunos queiram saber mais sobre a vida das minhocas, projete o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=mdtSpBbRLgU
Tabela para impressão clique aqui.
Resolução da atividade clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Levante as expectativas dos alunos em relação ao texto.
- Faça as antecipações de leitura: título, autor, suporte e data de publicação.
- Faça a leitura compartilhada do texto.
- Leia o texto trecho a trecho fazendo paradas estratégicas. Neste momento aproveite para estimular a participação e fazer as antecipações, inferências e validação de informações. Faça os questionamentos:
- O que é lixo orgânico?
- Como vocês acham que se transforma lixo orgânico em adubo?
- Será que este texto dará conta de responder essa pergunta? Vamos ver?
- Estabeleça relação entre os conhecimentos prévios dos alunos e as informações trazidas pelos textos.
- Converse com os alunos destacando a linguagem científica que o texto aborda e que muitas vezes causa uma certa estranheza durante a leitura.
- Ressalte que o vocabulário científico é uma das característica desse gênero e os termos podem não ser totalmente compreendidos durante a leitura, tendo que muitas vezes recorrer a enciclopédias científicas para consulta.
- Anote na tabela as informações que os estudantes destacam no texto.
Materiais complementares:
Para saber mais sobre leitura compartilhada: https://novaescola.org.br/conteudo/136/a-importancia-da-leitura-em-sala-de-aula-para-a-fluencia-leitora
O que é um minhocário doméstico?, Gabriela Portilho, disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-e-um-minhocario-domestico/
Desenvolvimento
Orientações:
- Levante as expectativas dos alunos em relação ao texto.
- Faça as antecipações de leitura: título, autor, suporte e data de publicação.
- Faça a leitura compartilhada do texto.
- Leia o texto trecho a trecho fazendo paradas estratégicas. Neste momento aproveite para estimular a participação e fazer as antecipações, inferências e validação de informações. Faça os questionamentos:
- Vocês sabem a diferença de minhocário e composteira? É possível descobrir a diferença só lendo o título?
- No texto anterior que lemos dizia o que era adubo orgânico, vocês se lembram? O que era? Será que essa informação vai nos ajudar na compreensão desse texto?
- Faça outros questionamentos, trecho a trecho para a compreensão global do texto.
- Estabeleça relação entre os conhecimentos prévios dos alunos e as informações trazidas pelos textos.
- Converse com os alunos destacando a linguagem científica que o texto aborda e que muitas vezes causa uma certa estranheza durante a leitura.
- Ressalte que o vocabulário científico é uma das característica desse gênero e os termos podem não ser totalmente compreendidos durante a leitura, tendo que muitas vezes recorrer a enciclopédias científicas para consulta.
- Anote na tabela as informações que os estudantes destacam no texto.
Materiais complementares:
Para saber mais sobre leitura compartilhada: https://novaescola.org.br/conteudo/136/a-importancia-da-leitura-em-sala-de-aula-para-a-fluencia-leitora
Fonte: blog biowash, disponível em: http://blog.biowash.com.br/entenda-as-diferencas-entre-minhocario-e-composteira-7/
Desenvolvimento
Orientações:
- Levante as expectativas dos alunos em relação ao texto.
- Faça as antecipações de leitura: título, autor, suporte e data de publicação.
- Faça a leitura compartilhada do texto.
- Leia o texto trecho a trecho fazendo paradas estratégicas. Neste momento aproveite para estimular a participação e fazer as antecipações, inferências e validação de informações. Faça os questionamentos:
- O que as minhocas comem?
- Será que ela precisa de uma dieta especial, ou tudo pode virar comida de minhoca?
- Será que as minhocas ficam doentes?
- Será que o esse texto e os anteriormente lidos podem nos ajudar a responder essas perguntas?
- Faça outros questionamentos, trecho a trecho para a compreensão global do texto.
- Estabeleça relação entre os conhecimentos prévios dos alunos e as informações trazidas pelos textos.
- Converse com os alunos destacando a linguagem científica que o texto aborda e que muitas vezes causa uma certa estranheza durante a leitura.
- Ressalte que o vocabulário científico é uma das característica desse gênero e os termos podem não ser totalmente compreendidos durante a leitura, tendo que muitas vezes recorrer a enciclopédias científicas para consulta.
- Anote na tabela as informações que os estudantes destacam no texto.
Materiais complementares:
Para saber mais sobre leitura compartilhada: https://novaescola.org.br/conteudo/136/a-importancia-da-leitura-em-sala-de-aula-para-a-fluencia-leitora
Implantação e manejo de minhocário de baixo custo, Gheysa Julio Pinto e Fernando Teruhiko Hata, disponível em: http://www.unitrabalho.uem.br/administracao/bd_livros/arquivos/010814093440-2.pdf
Fechamento
Tempo sugerido: 13 min
Orientações:
- Organize os alunos em grupos.
- Cada grupo ficará responsável pela elaboração de um cartaz com os temas:
- O que é texto científico?
- Para que serve o texto científico?
- O que descobrimos sobre as minhocas?
- O que é um minhocário?
- Depois de prontos, fixe os cartazes pela sala e oriente os alunos a consultarem sempre que tiverem dúvidas.
- Explique que os cartazes são um ótimo recurso para recuperar informações destacadas no texto.
Materiais complementares: Para saber mais sobre a multimodalidade presente em um cartaz acesse: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/3413/2563