Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Francislene Vilela Dourado
Mentor: Sidecleia Anjos
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Quando usar Til, M ou N no final de sílabas
Finalidade da aula: Escrever com ortografia regular uma lista de palavras com marcas de nasalidade (til, M ou N)
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético e da ortografia
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF03LP01
Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é escrever com ortografia regular uma lista de palavras com marcas de nasalidade (til, M ou N).
Materiais necessários: Organizar as imagens em forma de “cartinhas”, cujos nomes apresentem marcas de nasalidade. Para imprimir figuras já formatadas no quadro clique aqui, é só recortar e providenciar um jogo para cada dupla ou trios.
Dificuldades antecipadas: Aluno não perceber as marcas de nasalidade, não compreender as regras do uso de til, m ou n.
Referências sobre o assunto:
-NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1
Código: LPO3_05ATS02
(EF03LP01) Ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas – c/qu; g/gu; r/rr; s/ss; o (e não u) e e (e não i) em sílaba átona em final de palavra – e com marcas de nasalidade (til, m, n).
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
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