13575
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 6º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Interação entre os sistemas locomotor, muscular e nervoso - Parte 1

Plano de aula de Ciências com atividades para 6º ano do Fundamental sobre a relação do funcionamento e importância dos sistemas nervoso, muscular e esquelético na sustentação e movimentação dos animais

Plano 08 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Diego Moraes de SOuza

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, contemplaremos a integração dos sistemas nervoso, muscular e esquelético, sistemas abordados em planos anteriores. É importante para esta aula que os alunos tenham os pré-requisitos oferecidos nos planos precedentes. Será possível ainda observar que duas habilidades serão contempladas, mas não em sua totalidade.

Para saber mais sobre o assunto contido neste plano consulte:

https://pt.khanacademy.org/science/biology/human-biology/neuron-nervous-system/a/the-synapse

https://pt.khanacademy.org/science/biology/human-biology/neuron-nervous-system/a/overview-of-neuron-structure-and-function

http://www.museuescola.ibb.unesp.br/subtopico.php?id=2&pag=2&num=3

Materiais necessários para a aula: cards disponíveis no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wzXDj5tNAuHUt9727Q2tgdcsJbYA5sn5hfFvXFKbh4MfmAFcWJ4bgTX6tXcF/atividade-para-impressao-mao-na-massa-cie06-06ve08.pdf (deverão ser impressos previamente), lápis ou caneta, caderno ou folha, lápis de cor e canetinhas (opcionais).

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o título da aula e comente que os alunos deverão relacionar informações obtidas em aulas anteriores, integrando os sistemas nervoso, muscular e esquelético.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia o slide para a sala. Comente que, como os nomes dos heróis sugerem, eles representam estruturas do corpo dos animais (no caso, o macaco). Cada personagem/estrutura possui características próprias, e baseados nelas, os alunos deverão relacionar o funcionamento de cada sistema corporal com o contexto acima (remoção da pedra que bloqueia o caminho do animal em questão).

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia a questão disparadora para os alunos. Oriente-os a formularem hipóteses sobre a questão disparadora, anotando-as em seus cadernos ou simplesmente expressando-as verbalmente. Relembre-os das estruturas que estarão envolvidas no processo e das funções exercidas por elas, já estudadas em planos precedentes. Caso julgue conveniente, anote as hipóteses dos alunos no quadro. A pergunta tem como objetivo aproximar o aluno das habilidades que estão sendo trabalhadas nesta aula e mobilizá-los em busca de respostas. Portanto, seja imparcial diante das respostas apresentadas por eles.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 min

Orientações: Disponibilize para cada aluno uma folha impressa com os cards dos herói: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wzXDj5tNAuHUt9727Q2tgdcsJbYA5sn5hfFvXFKbh4MfmAFcWJ4bgTX6tXcF/atividade-para-impressao-mao-na-massa-cie06-06ve08.pdf . Neles, poderão ser encontradas informações que darão subsídios à criação do texto pelos alunos. Leia então o slide com as orientações da atividade.

Saliente mais uma vez que os heróis representam estruturas do corpo dos animais, e que na história que deverão criar, elas estão trabalhando em conjunto para remover a pedra que bloqueia o trajeto do macaquinho. É importante que o texto produzido apresente alguns elementos em comum:

  • Apresentar a função dos heróis;
  • Narrar o trabalho em conjunto destes heróis na situação;
  • Criar diálogo entre eles;
  • Citar o pontos fraco de algum dos heróis.

Indique ainda aos alunos, que o tempo que terão para confeccionar o texto não é muito grande e por isso, não precisará ser muito extenso. Uma boa estratégia é indicar a quantidade de linhas mínimas (10 linhas) e máxima (20 linhas). Caso alguns alunos terminem e ainda sobre tempo, peça que criem um desenho relatando o texto que acabaram de criar. Uma alternativa também é deixar o desenho como tarefa de casa, o que pode enriquecer a atividade e ajudar a fixar o tema.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Para esta etapa você precisará de 10 minutos. Retome a questão disparadora: como o corpo dos animais atua para mover objetos?” Organize uma sequência de questionamentos para que possam definitivamente chegar à resposta central:

  • Peça que respondam quais são, literalmente, as funções do cérebro, músculos e ossos. Caso algum aluno tenha feito o desenho, peça que mostre essas funções sendo realizadas.
  • Questione ainda se seria possível a retirada da pedra se não houvesse o trabalho conjunto destas estruturas.
  • O que poderia ocorrer caso um dos “pontos fracos” das estruturas fossem atingidos?

Elogie as respostas corretas, anotando-as na lousa e comparando com as hipóteses citadas no início da aula. Estimule os alunos que se equivocarem a pensar melhor, orientando-os.

Caso opte que os alunos façam de fato os desenhos, exponha os trabalhos em algum local da sala. Ao final deste diálogo, crie em conjunto com a sala uma frase que sintetize a resposta à questão disparadora. Colha diferentes respostas e transforme-a em uma única sentença, solicitando que a anotem no caderno.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Para esta etapa você precisará de 5 minutos. Projete o slide e leia seu conteúdo para sistematizar os aprendizados da aula. Espera-se que os alunos tenham conseguido relacionar o funcionamento e importância dos sistemas nervoso, muscular e esquelético na sustentação e movimentação dos animais.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, contemplaremos a integração dos sistemas nervoso, muscular e esquelético, sistemas abordados em planos anteriores. É importante para esta aula que os alunos tenham os pré-requisitos oferecidos nos planos precedentes. Será possível ainda observar que duas habilidades serão contempladas, mas não em sua totalidade.

Para saber mais sobre o assunto contido neste plano consulte:

https://pt.khanacademy.org/science/biology/human-biology/neuron-nervous-system/a/the-synapse

https://pt.khanacademy.org/science/biology/human-biology/neuron-nervous-system/a/overview-of-neuron-structure-and-function

http://www.museuescola.ibb.unesp.br/subtopico.php?id=2&pag=2&num=3

Materiais necessários para a aula: cards disponíveis no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wzXDj5tNAuHUt9727Q2tgdcsJbYA5sn5hfFvXFKbh4MfmAFcWJ4bgTX6tXcF/atividade-para-impressao-mao-na-massa-cie06-06ve08.pdf (deverão ser impressos previamente), lápis ou caneta, caderno ou folha, lápis de cor e canetinhas (opcionais).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o título da aula e comente que os alunos deverão relacionar informações obtidas em aulas anteriores, integrando os sistemas nervoso, muscular e esquelético.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia o slide para a sala. Comente que, como os nomes dos heróis sugerem, eles representam estruturas do corpo dos animais (no caso, o macaco). Cada personagem/estrutura possui características próprias, e baseados nelas, os alunos deverão relacionar o funcionamento de cada sistema corporal com o contexto acima (remoção da pedra que bloqueia o caminho do animal em questão).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia a questão disparadora para os alunos. Oriente-os a formularem hipóteses sobre a questão disparadora, anotando-as em seus cadernos ou simplesmente expressando-as verbalmente. Relembre-os das estruturas que estarão envolvidas no processo e das funções exercidas por elas, já estudadas em planos precedentes. Caso julgue conveniente, anote as hipóteses dos alunos no quadro. A pergunta tem como objetivo aproximar o aluno das habilidades que estão sendo trabalhadas nesta aula e mobilizá-los em busca de respostas. Portanto, seja imparcial diante das respostas apresentadas por eles.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 min

Orientações: Disponibilize para cada aluno uma folha impressa com os cards dos herói: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wzXDj5tNAuHUt9727Q2tgdcsJbYA5sn5hfFvXFKbh4MfmAFcWJ4bgTX6tXcF/atividade-para-impressao-mao-na-massa-cie06-06ve08.pdf . Neles, poderão ser encontradas informações que darão subsídios à criação do texto pelos alunos. Leia então o slide com as orientações da atividade.

Saliente mais uma vez que os heróis representam estruturas do corpo dos animais, e que na história que deverão criar, elas estão trabalhando em conjunto para remover a pedra que bloqueia o trajeto do macaquinho. É importante que o texto produzido apresente alguns elementos em comum:

  • Apresentar a função dos heróis;
  • Narrar o trabalho em conjunto destes heróis na situação;
  • Criar diálogo entre eles;
  • Citar o pontos fraco de algum dos heróis.

Indique ainda aos alunos, que o tempo que terão para confeccionar o texto não é muito grande e por isso, não precisará ser muito extenso. Uma boa estratégia é indicar a quantidade de linhas mínimas (10 linhas) e máxima (20 linhas). Caso alguns alunos terminem e ainda sobre tempo, peça que criem um desenho relatando o texto que acabaram de criar. Uma alternativa também é deixar o desenho como tarefa de casa, o que pode enriquecer a atividade e ajudar a fixar o tema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Para esta etapa você precisará de 10 minutos. Retome a questão disparadora: como o corpo dos animais atua para mover objetos?” Organize uma sequência de questionamentos para que possam definitivamente chegar à resposta central:

  • Peça que respondam quais são, literalmente, as funções do cérebro, músculos e ossos. Caso algum aluno tenha feito o desenho, peça que mostre essas funções sendo realizadas.
  • Questione ainda se seria possível a retirada da pedra se não houvesse o trabalho conjunto destas estruturas.
  • O que poderia ocorrer caso um dos “pontos fracos” das estruturas fossem atingidos?

Elogie as respostas corretas, anotando-as na lousa e comparando com as hipóteses citadas no início da aula. Estimule os alunos que se equivocarem a pensar melhor, orientando-os.

Caso opte que os alunos façam de fato os desenhos, exponha os trabalhos em algum local da sala. Ao final deste diálogo, crie em conjunto com a sala uma frase que sintetize a resposta à questão disparadora. Colha diferentes respostas e transforme-a em uma única sentença, solicitando que a anotem no caderno.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Para esta etapa você precisará de 5 minutos. Projete o slide e leia seu conteúdo para sistematizar os aprendizados da aula. Espera-se que os alunos tenham conseguido relacionar o funcionamento e importância dos sistemas nervoso, muscular e esquelético na sustentação e movimentação dos animais.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 6º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06CI07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano