Título da aula: Til, M ou N no final de sílabas
Finalidade da aula: Perceber a diferença do uso de til, M e N no final das sílabas ao escrever palavras. Refletir sobre marcas de nasalidade nas palavras.
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético e da ortografia Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF03LP01
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber a diferença do uso de til, M e N no final das sílabas ao escrever palavras e refletir sobre marcas de nasalidade nas palavras.
Materiais necessários: Fichas individuais com as imagens e seus nomes, em tamanho grande.
Dificuldades antecipadas: Aluno não perceber a sonoridade na pronúncia das palavras e não compreender que a diferença entre elas está na escrita, pois a pronúncia é idêntica.
Referências sobre o assunto: NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1
Código: LPO3_05ATS01
(EF03LP01) Ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas – c/qu; g/gu; r/rr; s/ss; o (e não u) e e (e não i) em sílaba átona em final de palavra – e com marcas de nasalidade (til, m, n).
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes