Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp;
Google Docs (tutorial disponível aqui);
Material para a atividade: imagens e palavras disponíveis aqui.
- Opcionais: Padlet (tutorial disponível aqui);
Google Meet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Compartilhe as imagens dos slides por e-mail ou WhatsApp, e peça que os alunos enviem áudios com a leitura das palavras. Se preferir, faça uma videochamada no Google Meet ou no Zoom para realizar a atividade seguindo as orientações do plano.
Desenvolvimento
Se você estiver usando o Google Meet ou o Zoom, faça as perguntas propostas para reflexão utilizando o quadro do agrupamento de palavras para discutir as escolhas dos alunos. Você também pode criar um quadro no Google Docs para compartilhar, um para cada aluno, a fim de que organizem as palavras em grupos justificando suas escolhas. Outra opção é um formulário com as principais perguntas, pedindo que os alunos selecionem as palavras e justifiquem as respostas. No formulário, é possível adicionar feedbacks com orientações antecipando as dúvidas do aluno no agrupamento das palavras.
Fechamento
Crie um quadro coletivo a partir dos agrupamentos organizados pelos alunos (em um documento do Google ou mural no Padlet) para responderem às perguntas propostas nas orientações do plano. Elas poderão ser feitas ao final da videochamada, através de áudios pelo WhatsApp, escritas no mural do Padlet ou no documento compartilhado pelo e-mail. Siga as orientações do plano e peça que façam o registro no caderno, pois a tabela será usada em outras aulas.
Convite às famílias
Convide os familiares a participarem de um jogo da memória ou bingo de palavras. Sugira que utilizem as palavras e imagens das atividades. Se não for possível imprimir, a sugestão é criar as cartelas e peças desenhando ou recortando e colando figuras.
Sugestão Enviada Por: Priscila Almeida
Código: LPO3_05ATS01
(EF03LP01) Ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas – c/qu; g/gu; r/rr; s/ss; o (e não u) e e (e não i) em sílaba átona em final de palavra – e com marcas de nasalidade (til, m, n).
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
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