13573
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 3º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Seres vivos, elementos não vivos e suas relações

Plano de aula de Ciências com atividades para 3º ano do Fundamental sobre identificação das relações entre os fatores bióticos e abióticos existentes nos ecossistemas.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Lenira Tamanini

Seres vivos, elementos não vivos e suas relações

3° Ano

Objetivos de aprendizagem

Identificar as relações entre os fatores bióticos e abióticos existentes nos ecossistemas.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF03CI07) Identificar características da Terra (como seu formato esférico, a presença de água, solo etc.), com base na observação, manipulação e comparação de diferentes formas de representação do planeta (mapas, globos, fotografias etc.).

Professor-autor: Lenira Tamanini

Mentor: Cíntia Diógenes

Especialista: Margareth Polido

Sobre esta aula: Você observará que a habilidade indicada não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em outras aulas. Esta pode ser considerada uma aula sequencial, posterior ao plano CIE3_07TU01, CIE3_07TU02, CIE3_07TU03 e CIE3_07TU04. Esse plano antecede a unidade CIE4_04VE, onde a ideia central está baseada nas cadeias alimentares simples.

Materiais necessários para a aula: Imagens dos seres vivos e dos elementos não vivos, mapa conceitual impresso (encontrados no material complementar deste plano), caderno ou papel sulfite para anotações.

Abaixo há algumas sugestões de recursos que o professor pode acessar, a fim de que haja um melhor embasamento para o desenvolvimento da aula. É interessante que este material seja para aproveitamento do professor, já que não é nosso objetivo trazer conceitos pré elaborados para a turma, mas que, a partir da análise investigativa, as crianças consigam compreendê-los significativamente.

Texto: Fatores bióticos e abióticos

https://www.todamateria.com.br/fatores-bioticos-e-abioticos/

Componentes bióticos e abióticos do ecossistema

https://www.todabiologia.com/ecologia/componentes_bioticos_abioticos.htm

Significado de mapa conceitual

https://www.significados.com.br/mapa-conceitual/


Código: CIE3_07T&U05

(EF03CI07) Identificar características da Terra (como seu formato esférico, a presença de água, solo etc.), com base na observação, manipulação e comparação de diferentes formas de representação do planeta (mapas, globos, fotografias etc.).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 3º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas