13573
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 3º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Seres vivos, elementos não vivos e suas relações

Plano de aula de Ciências com atividades para 3º ano do Fundamental sobre identificação das relações entre os fatores bióticos e abióticos existentes nos ecossistemas.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Lenira Tamanini

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre esta aula select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Imagens dos seres vivos e dos elementos não vivos, mapa conceitual impresso (encontrados no material complementar deste plano), caderno ou papel sulfite para anotações.

Abaixo há algumas sugestões de recursos que o professor pode acessar, a fim de que haja um melhor embasamento para o desenvolvimento da aula. É interessante que este material seja para aproveitamento do professor, já que não é nosso objetivo trazer conceitos pré elaborados para a turma, mas que, a partir da análise investigativa, as crianças consigam compreendê-los significativamente.

Texto: Fatores bióticos e abióticos

https://www.todamateria.com.br/fatores-bioticos-e-abioticos/

Componentes bióticos e abióticos do ecossistema

https://www.todabiologia.com/ecologia/componentes_bioticos_abioticos.htm

Significado de mapa conceitual

https://www.significados.com.br/mapa-conceitual/

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia para os alunos o título da aula. Em seguida, realize alguns questionamentos como:

  • O que são seres vivos?
  • E elementos não vivos?
  • É possível ver seres vivos e elementos não vivos no mesmo ambiente?
  • O que significa dizer que os seres vivos e os elementos não vivos estabelecem relações, vínculos?

As perguntas a serem realizadas dependerão das concepções apresentadas pelos educandos. É importante salientar que os questionamentos desta seção não tem como intenção que os alunos cheguem às respostas exatas neste momento, mas que, através da mediação do professor, eles tragam seus conhecimentos prévios e sejam estimulados à discussão e à reflexão.

CONTEXTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Apresente o slide para os alunos. Caso não seja possível, você pode imprimir imagens parecidas com as do slide e mostrar aos alunos. Ou seja, um ecossistema aquático e outro terrestre. Em seguida, realize questionamentos, como:

  • Observando as imagens, o que é um ecossistema?
  • Quais são os seres vivos encontrados nas imagens? E os elementos não vivos?
  • Os dois ambientes apresentados são iguais ou diferentes? Por quê?
  • Quem interfere de forma negativa nos ecossistemas? Quais as consequências?
  • Os ecossistemas são importantes para a existência da vida no planeta Terra? Por quê?

Após os questionamentos informe aos alunos que ecossistema é o nome dado ao conjunto de elementos vivos e não vivos que encontram-se em uma determinada região. Cite um parque ecológico e/ou um rio da região como exemplos de ecossistemas. Informe também que seres vivos são aqueles que apresentam um ciclo vital, portanto, nascem, crescem, podem se reproduzir, envelhecem e morrem, e que os elementos não vivos não apresentam esse ciclo, mas interferem no modo de vida de tais seres. Diga que os elementos não vivos abordados nesta aula são os naturais e os que elementos não vivos feitos pelo homem não serão registrados neste momento.

QUESTÃO DISPARADORA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia a pergunta da Questão disparadora para os alunos. Pergunte novamente aos alunos o que significa a palavra seres vivos. Provavelmente, alguns alunos já dirão que são aqueles que apresentam um ciclo vital, portanto amplie o questionamento, solicitando que digam algumas diferenças entre as classificações dos seres vivos. Na sequência, questione se os seres vivos dependem dos elementos não vivos e pergunte se alguém sabe de que forma isso ocorre. Permita que os alunos digam suas percepções, viabilizando a troca de informações e verificando quais as concepções prévias que os alunos apresentam sobre o tema.

MÃO NA MASSA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 27 minutos

Orientações: Solicite aos alunos que formem duplas. Na sequência, entregue as imagens dos seres vivos e dos elementos não vivos (disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TJeJxzu4Y5XUnSevpqNxpTHYYqxcrpGaTeeCfVmgR53AgcpfPeT56urtWMjs/atividade-para-impressao-mao-na-massa-cie3-07tu05.pdf) e explique que os alunos deverão separá-los em dois grupos distintos: seres vivos e elementos não vivos.

Posteriormente, solicite que uma dupla se junte a outra, para que verifiquem a separação das imagens e observem se há alguma divergência. Caso isso ocorra, peça para que os alunos conversem e juntos cheguem a uma conclusão. Determine de 8 a 10 minutos para essa atividade.

Vale salientar que na relação de seres vivos encontram-se: arara, serpente, seres humanos, cavalo, plantas, fungos, microrganismos, árvores, peixe e coral. Na relação dos elementos não vivos estão: rochas, solo, sol, temperatura, água e ar. Na sequência, peça que os alunos estabeleçam relações entre os seres vivos e os elementos não vivos, e depois escrevam essas relações no papel. Por exemplo, as plantas precisam do solo para sustentar-se e absorver nutrientes, ou ainda, os seres vivos precisam do ar para respirar. Ao término do registro, proponha uma roda de conversa com os alunos promovendo a mediação sobre o tema, onde eles apresentarão suas anotações e serão promovidas aprendizagens neste momento de interação.

Alguns questionamentos que podem ser realizados, são:

  • Como o Sol interfere na relação de vida dos seres vivos? Por quê?
  • Por que a luz do Sol é importante para as árvores, plantas de forma geral?
  • O que o solo contém que é importante para os vegetais?
  • Os microrganismos estabelecem relações com outros seres vivos? Como?

Nessa última questão, destaque que os seres vivos também estabelecem relações com outros seres vivos, pois essa informação auxilia no conceito posterior sobre a cadeia alimentar. Realize outros questionamentos, conforme a participação dos alunos. Aproveite o momento para realizar intervenções sobre o assunto, destacando que os seres vivos precisam dos elementos não vivos para viver e que sem eles não existiria vida na Terra. Destaque algumas características que os seres vivos apresentam: ciclo vital, interagem entre em si, dependem dos seres vivos e dos elementos não vivos.

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Retome a Questão disparadora e verifique o que os alunos conseguiram compreender sobre as relações existentes entre os seres vivos e os elementos não vivos dentro do ecossistema. Na sequência, projete o slide, mas, se não for possível, reproduza-o no quadro. Entregue uma cópia deste material para cada um dos integrantes dos grupos (disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pnKCRvXe3XXaY8UkA7a92T33QNknZysDnw3eW5KtGsbBJV2KKrNSS8u3qX94/atividade-para-impressao-sistematizacao-cie3-07tu05.pdf).

Informe aos alunos que o mapa conceitual é utilizado para organizar e representar o conhecimento apreendido e que, de forma coletiva, vocês irão construir um sobre o assunto da aula. No início do mapa, é preciso colocar o que um ecossistema apresenta (seres vivos e elementos vivos). Posteriormente, serão colocados exemplos dessas divisões. Neste momento, aproveite para conferir a seleção dos grupos separados pelos alunos e saliente que nos seres vivos vocês escreverão exemplos e as características desse grupo. No grupo dos elementos não vivos serão colocados todos os que constam nas fichas.

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide para os alunos, mas caso não seja possível escreva-o no quadro. Em seguida, verifique com os alunos se a construção do mapa conceitual está correto, se houve divergência ou acréscimo de informações.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Imagens dos seres vivos e dos elementos não vivos, mapa conceitual impresso (encontrados no material complementar deste plano), caderno ou papel sulfite para anotações.

Abaixo há algumas sugestões de recursos que o professor pode acessar, a fim de que haja um melhor embasamento para o desenvolvimento da aula. É interessante que este material seja para aproveitamento do professor, já que não é nosso objetivo trazer conceitos pré elaborados para a turma, mas que, a partir da análise investigativa, as crianças consigam compreendê-los significativamente.

Texto: Fatores bióticos e abióticos

https://www.todamateria.com.br/fatores-bioticos-e-abioticos/

Componentes bióticos e abióticos do ecossistema

https://www.todabiologia.com/ecologia/componentes_bioticos_abioticos.htm

Significado de mapa conceitual

https://www.significados.com.br/mapa-conceitual/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia para os alunos o título da aula. Em seguida, realize alguns questionamentos como:

  • O que são seres vivos?
  • E elementos não vivos?
  • É possível ver seres vivos e elementos não vivos no mesmo ambiente?
  • O que significa dizer que os seres vivos e os elementos não vivos estabelecem relações, vínculos?

As perguntas a serem realizadas dependerão das concepções apresentadas pelos educandos. É importante salientar que os questionamentos desta seção não tem como intenção que os alunos cheguem às respostas exatas neste momento, mas que, através da mediação do professor, eles tragam seus conhecimentos prévios e sejam estimulados à discussão e à reflexão.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Apresente o slide para os alunos. Caso não seja possível, você pode imprimir imagens parecidas com as do slide e mostrar aos alunos. Ou seja, um ecossistema aquático e outro terrestre. Em seguida, realize questionamentos, como:

  • Observando as imagens, o que é um ecossistema?
  • Quais são os seres vivos encontrados nas imagens? E os elementos não vivos?
  • Os dois ambientes apresentados são iguais ou diferentes? Por quê?
  • Quem interfere de forma negativa nos ecossistemas? Quais as consequências?
  • Os ecossistemas são importantes para a existência da vida no planeta Terra? Por quê?

Após os questionamentos informe aos alunos que ecossistema é o nome dado ao conjunto de elementos vivos e não vivos que encontram-se em uma determinada região. Cite um parque ecológico e/ou um rio da região como exemplos de ecossistemas. Informe também que seres vivos são aqueles que apresentam um ciclo vital, portanto, nascem, crescem, podem se reproduzir, envelhecem e morrem, e que os elementos não vivos não apresentam esse ciclo, mas interferem no modo de vida de tais seres. Diga que os elementos não vivos abordados nesta aula são os naturais e os que elementos não vivos feitos pelo homem não serão registrados neste momento.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia a pergunta da Questão disparadora para os alunos. Pergunte novamente aos alunos o que significa a palavra seres vivos. Provavelmente, alguns alunos já dirão que são aqueles que apresentam um ciclo vital, portanto amplie o questionamento, solicitando que digam algumas diferenças entre as classificações dos seres vivos. Na sequência, questione se os seres vivos dependem dos elementos não vivos e pergunte se alguém sabe de que forma isso ocorre. Permita que os alunos digam suas percepções, viabilizando a troca de informações e verificando quais as concepções prévias que os alunos apresentam sobre o tema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 27 minutos

Orientações: Solicite aos alunos que formem duplas. Na sequência, entregue as imagens dos seres vivos e dos elementos não vivos (disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TJeJxzu4Y5XUnSevpqNxpTHYYqxcrpGaTeeCfVmgR53AgcpfPeT56urtWMjs/atividade-para-impressao-mao-na-massa-cie3-07tu05.pdf) e explique que os alunos deverão separá-los em dois grupos distintos: seres vivos e elementos não vivos.

Posteriormente, solicite que uma dupla se junte a outra, para que verifiquem a separação das imagens e observem se há alguma divergência. Caso isso ocorra, peça para que os alunos conversem e juntos cheguem a uma conclusão. Determine de 8 a 10 minutos para essa atividade.

Vale salientar que na relação de seres vivos encontram-se: arara, serpente, seres humanos, cavalo, plantas, fungos, microrganismos, árvores, peixe e coral. Na relação dos elementos não vivos estão: rochas, solo, sol, temperatura, água e ar. Na sequência, peça que os alunos estabeleçam relações entre os seres vivos e os elementos não vivos, e depois escrevam essas relações no papel. Por exemplo, as plantas precisam do solo para sustentar-se e absorver nutrientes, ou ainda, os seres vivos precisam do ar para respirar. Ao término do registro, proponha uma roda de conversa com os alunos promovendo a mediação sobre o tema, onde eles apresentarão suas anotações e serão promovidas aprendizagens neste momento de interação.

Alguns questionamentos que podem ser realizados, são:

  • Como o Sol interfere na relação de vida dos seres vivos? Por quê?
  • Por que a luz do Sol é importante para as árvores, plantas de forma geral?
  • O que o solo contém que é importante para os vegetais?
  • Os microrganismos estabelecem relações com outros seres vivos? Como?

Nessa última questão, destaque que os seres vivos também estabelecem relações com outros seres vivos, pois essa informação auxilia no conceito posterior sobre a cadeia alimentar. Realize outros questionamentos, conforme a participação dos alunos. Aproveite o momento para realizar intervenções sobre o assunto, destacando que os seres vivos precisam dos elementos não vivos para viver e que sem eles não existiria vida na Terra. Destaque algumas características que os seres vivos apresentam: ciclo vital, interagem entre em si, dependem dos seres vivos e dos elementos não vivos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Retome a Questão disparadora e verifique o que os alunos conseguiram compreender sobre as relações existentes entre os seres vivos e os elementos não vivos dentro do ecossistema. Na sequência, projete o slide, mas, se não for possível, reproduza-o no quadro. Entregue uma cópia deste material para cada um dos integrantes dos grupos (disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pnKCRvXe3XXaY8UkA7a92T33QNknZysDnw3eW5KtGsbBJV2KKrNSS8u3qX94/atividade-para-impressao-sistematizacao-cie3-07tu05.pdf).

Informe aos alunos que o mapa conceitual é utilizado para organizar e representar o conhecimento apreendido e que, de forma coletiva, vocês irão construir um sobre o assunto da aula. No início do mapa, é preciso colocar o que um ecossistema apresenta (seres vivos e elementos vivos). Posteriormente, serão colocados exemplos dessas divisões. Neste momento, aproveite para conferir a seleção dos grupos separados pelos alunos e saliente que nos seres vivos vocês escreverão exemplos e as características desse grupo. No grupo dos elementos não vivos serão colocados todos os que constam nas fichas.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide para os alunos, mas caso não seja possível escreva-o no quadro. Em seguida, verifique com os alunos se a construção do mapa conceitual está correto, se houve divergência ou acréscimo de informações.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 3º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03CI07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano