13572
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Diário : ler para conhecer o gênero

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Fundamental sobre gênero textual de diário

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Valéria Ap Rodrigues Da Silveira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp e e-mail para compartilhar os documentos do Google da atividade;
Google Docs (tutorial disponível aqui);
Material para a atividade: Imagem da atividade 1, disponível aqui; Imagens da atividade 2, disponíveis aqui; Textos disponíveis aqui; Trecho do livro, disponível aqui.

- Opcionais: Google Formulários (tutorial disponível aqui);
Padlet (tutorial disponível aqui).

Introdução
Compartilhe as imagens sugeridas nos slides de Introdução dos planos (imagens de diários e títulos de livros sobre diário), por WhatsApp ou e-mail. Depois, envie as perguntas da Introdução no grupo de WhatsApp para levantar os conhecimentos dos alunos sobre o assunto.

Desenvolvimento
Compartilhe o texto proposto no slide. Você pode criar um formulário com as perguntas sobre o texto sugeridas no plano. Conte, em áudio, a síntese da história de Anne Frank, e envie a foto dela. Envie pelo e-mail ou pelo WhatsApp o trecho do livro “Nossa rua tem um problema”. Em seguida, você pode criar um mural no Padlet com duas colunas para que cada aluno coloque suas impressões: antes da leitura e depois da leitura. Procure colocar no mural as principais perguntas propostas na orientação do plano, incluindo a opinião deles sobre o texto. Outra opção é criar um documento no Google com as colunas e compartilhar com os alunos por e-mail ou WhatsApp.

Fechamento
Faça uma lista com os alunos dos motivos que teriam para começar a escrever num diário pessoal. Pergunte pelo WhatsApp e peça que cada aluno responda por áudio ou por escrito. Depois, organize as respostas num quadro-síntese para ser consultado pelos alunos posteriormente.

Convite às famílias
Convide os familiares a realizarem a leitura dos livros indicados ou assistirem ao filme. Você também pode sugerir que eles ajudem a criança a criar um diário.

Sugestão Enviada Por: Priscila Almeida


Código: LPO3_02SQA03

(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.

(EF03LP12) Ler e compreender, com autonomia, cartas pessoais e diários, com expressão de sentimentos e opiniões, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero carta e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 3º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas