Usina solar
8º ano
Objetivos de aprendizagem
Reconhecer o processo de produção de energia elétrica em usinas solares e discutir vantagens e desvantagens desta fonte alternativa
de obtenção de energia elétrica em relação ao meio ambiente.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF08CI06) Discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais, e como esta energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola.
Professor-autor: Luciana Francisco
Mentor: Denise Curi
Especialista: Leandro Holanda
Sobre este plano:
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, encontram-se orientações e uma proposta de uma atividade para trabalhar com os alunos uma das habilidades de Ciências contempladas nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Este é considerado o sexto plano de aula e faz parte de um conjunto de aulas relacionadas ao Uso consciente de energia elétrica. Para saber mais sobre as temáticas desenvolvidas, consulte também as aulas CIE8_05ME01, CIE8_05ME02, CIE8_05ME03, CIE8_05ME04 e CIE8_05ME05.
Existem usinas que obtêm energia elétrica da energia solar. Esta forma de energia pode ser obtida por usinas termossolares, que utilizam espelhos para focalizar a luz do Sol permitindo, por exemplo aquecer a água. Assim o vapor d'água gira as turbinas, o que gera energia elétrica. A energia solar também tem sido utilizada em aquecedores que são dispositivos que absorvem a luz solar e aquecem a água em residências. Embora isso não forneça energia elétrica, reduz o consumo.
Em outras usinas de energia solar, a luz do Sol pode ser aproveitada por meio de painéis coletores. Estes painéis são compostos de células fotovoltaicas que convertem a luz solar em forma direta de energia elétrica.
Outras informações podem ser obtidas nos links abaixo e complementam o tema desta aula, caso julgue necessário, acesse antecipadamente.
Materiais necessários: Datashow (ou slides impressos), cópias das reportagens e instruções (slide 6), materiais reciclados e papelão (solicite aos alunos que tragam antecipadamente para a atividade), retalhos de papéis, tinta guache, pincéis, fita adesiva, cola líquida, cola quente, tesoura e cronômetro.
Código: CIE8_05M&E06
(EF08CI06) Discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais, e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola.
AULA 02
AULA 03
AULA 04
AULA 05
AULA 07
AULA 08
AULA 10
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes