13569
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 7º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Ventilação Natural (Convecção Térmica)

Plano de aula de Ciências com atividades para 7º ano do Fundamental sobre

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: João Paulo Trindade dos Santos

Sugestão de adaptação para ensino remoto

 

Ferramentas sugeridas

Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.

Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.

 

Contexto e questão disparadora

Marque uma videochamada com a turma. Apresente o título da aula e faça os questionamentos propostos. Apresente os slides “contexto” e siga as orientações.

Se estiver utilizando a plataforma Zoom, você pode dividir a turma em pequenos grupos para facilitar a discussão. Se estiver utilizando outras plataformas, você pode criar grupos em aplicativos de mensagens para que os estudantes possam discutir sobre o que foi questionado.

Apresente a questão disparadora:

- Como você criaria um ambiente de ventilação natural?

Auxilie-os a refletir a respeito dela.

 

Mão na massa

Envie aos estudantes o texto “Arquitetura Bioclimática: Projetos que Trabalham com a Natureza”, disponível na aba “materiais e atividades”. Disponibilize, também, o texto “Ventilação cruzada? Efeito chaminé? Entenda alguns conceitos de ventilação natural”, Disponível em https://www.archdaily.com.br/br/886541/ventilacao-cruzada-efeito-chamine-entenda-alguns-conceitos-de-ventilacao-natural. Acessado em 18/05/2020.

Marque uma videochamada e motive uma discussão sobre os textos com as seguintes questões:

- O que é a Arquitetura Bioclimática?
- Onde ela é utilizada?
- O que vocês gostaram no texto? O que chamou mais a atenção?
- Qual a importância desse tipo de projeto para a sociedade?
- Qual obra do segundo artigo lhe chamou mais a atenção? Por quê?
- Onde está sendo aplicado o conceito de Bioclimática?
- Você imaginava que poderia existir esse tipo de estudo e preocupação sustentável na arquitetura?
- Você entendeu os conceitos de ventilação natural cruzada, ventilação natural cruzada induzida, efeito chaminé e resfriamento evaporativo?
- O que você tem a dizer sobre o artigo em geral? Qual o seu impacto para a sociedade?

Explique aos estudantes que eles deverão escolher um cômodo da casa e esboçar um projeto de ventilação natural. Envie o roteiro disponível na aba “materiais e atividades” para orientá-los nesse processo.

Veja as orientações disponíveis no slide “mão na massa”.

Sistematização

Marque outra videochamada com toda a turma. Siga as orientações disponíveis nos slides “sistematização” e dê espaço para que os estudantes compartilhem como foi esboçar o projeto e quais fatores foram levados em conta.

 

Convite às famílias

As famílias podem auxiliar com reflexões sobre a leitura proposta e as demandas do cômodo escolhido.

Sugestão Enviada Por: Fransueli Bahr


Código: CIE7_03M&E05

(EF07CI03) Utilizar o conhecimento das formas de propagação do calor para justificar a utilização de determinados materiais (condutores e isolantes) na vida cotidiana, explicar o princípio de funcionamento de alguns equipamentos (garrafa térmica, coletor solar etc.) e/ou construir soluções tecnológicas a partir desse conhecimento.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 7º ano:

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

MAIS AULAS DE Ciências do 7º ano:

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas