13568
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 7º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Causas e consequências dos Tsunamis

Plano de aula de Ciências com atividades para 7° ano do Ensino Fundamental sobre Tsunamis

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fábio Henrique Boreli

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Sobre este plano 2. Título da aula 3. CONTEXTO 4. QUESTÃO DISPARADORA 5. MÃO NA MASSA 6. SISTEMATIZAÇÃO Materiais e Atividades
download Baixar plano

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Esta aula prevê o uso de celulares pelos alunos, o que deve ser combinado previamente com a direção da escola.

Três cópias do texto disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AhdyE68UmKw34C66nj6VRvuU3xEsQK5UsHpvwuTxCjUh7ShrtFr9Pzac3VmX/atividade-para-impressao-os-tsunamis-cie7-14tu04.pdf.

Vídeo disponível em: https://bit.ly/1jK9KoE.

Reportagem alternativa (para o impedimento do uso do celular ou datashow) disponível em: https://abr.ai/2BU5mca.

Para aprender mais sobre o tema, consulte o seguinte documento com informações sobre Tsunamis: https://bit.ly/2wcJ6F8.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresente o tema da aula, explicando para os alunos que ao longo deste plano eles serão capazes de identificar a formação, ocorrência e consequência de tsunamis, como alterações na crosta terrestre, mortes e destruição de cidades e áreas litorâneas.

CONTEXTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia as notícias de jornal e pergunte aos alunos se eles conseguem identificar, pelas notícias, uma das principais causas de Tsunami no mundo. Espera-se que eles identifiquem que os terremotos podem provocar tsunamis.

QUESTÃO DISPARADORA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Pergunte aos alunos que outras causas podem provocar tsunamis no oceano, na opinião deles, e anote as ideias no quadro para retomá-las na etapa de sistematização.

MÃO NA MASSA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 34 minutos.

Orientações: Separe os alunos em três grupos. Entregue a cada grupo uma cópia do texto disponível neste link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AhdyE68UmKw34C66nj6VRvuU3xEsQK5UsHpvwuTxCjUh7ShrtFr9Pzac3VmX/atividade-para-impressao-os-tsunamis-cie7-14tu04.pdf. Peça que façam a leitura do texto que servirá de apoio para o próximo procedimento.

Faça a gestão do tempo para que esta etapa não ultrapasse o tempo de cinco minutos. Em seguida, peça que um ou dois alunos de cada grupo abram em seus celulares o vídeo disponível no seguinte link: https://bit.ly/1jK9KoE e que o assistam sem o áudio entre 0:35 e 3:14.

Na sequência, peça que, em seus cadernos, os alunos criem um texto narrativo para o vídeo exibido lendo para a classe os seus trabalhos finais. Outra opção seria os alunos gravarem os textos, em áudio, no seu celular para apresentá-los à turma. Faça a gestão do tempo e percorra a sala para sanar dúvidas e contribuir com ideias para os grupos. Esta etapa deve durar cerca de 22 minutos.

Caso não seja possível o uso dos celulares na escola, exiba no datashow o vídeo para os seus alunos. Se ainda assim não for possível utilizar este recurso, imprima uma reportagem sobre o Tsunami ocorrido no Japão em 2011 (Disponível em: https://abr.ai/2BU5mca) e leia-a para a classe, pedindo que façam uma sequência de desenhos com legendas, como em uma história em quadrinhos.

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 minutos.

Orientações: Entregue uma folha (disponível aqui https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Zd6Ccx7QQCcbFJY3mHjgjCMz2GwVbASwGcUzZYcaUsG5m9Ez25aGguSU9qCe/atividade-para-impressao-sistematizacao-cie7-14tu04.pdf) para cada aluno preencher e colar em seu caderno.

Leia para a sala o exemplo já preenchido dos terremotos (primeiro quadro do diagrama), e peça que eles completem os demais. Sorteie dois alunos para a leitura (dos três quadros que deverão ser preenchidos), de modo que seis alunos possam oferecer contribuição para a sistematização.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Esta aula prevê o uso de celulares pelos alunos, o que deve ser combinado previamente com a direção da escola.

Três cópias do texto disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AhdyE68UmKw34C66nj6VRvuU3xEsQK5UsHpvwuTxCjUh7ShrtFr9Pzac3VmX/atividade-para-impressao-os-tsunamis-cie7-14tu04.pdf.

Vídeo disponível em: https://bit.ly/1jK9KoE.

Reportagem alternativa (para o impedimento do uso do celular ou datashow) disponível em: https://abr.ai/2BU5mca.

Para aprender mais sobre o tema, consulte o seguinte documento com informações sobre Tsunamis: https://bit.ly/2wcJ6F8.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresente o tema da aula, explicando para os alunos que ao longo deste plano eles serão capazes de identificar a formação, ocorrência e consequência de tsunamis, como alterações na crosta terrestre, mortes e destruição de cidades e áreas litorâneas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia as notícias de jornal e pergunte aos alunos se eles conseguem identificar, pelas notícias, uma das principais causas de Tsunami no mundo. Espera-se que eles identifiquem que os terremotos podem provocar tsunamis.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Pergunte aos alunos que outras causas podem provocar tsunamis no oceano, na opinião deles, e anote as ideias no quadro para retomá-las na etapa de sistematização.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 34 minutos.

Orientações: Separe os alunos em três grupos. Entregue a cada grupo uma cópia do texto disponível neste link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AhdyE68UmKw34C66nj6VRvuU3xEsQK5UsHpvwuTxCjUh7ShrtFr9Pzac3VmX/atividade-para-impressao-os-tsunamis-cie7-14tu04.pdf. Peça que façam a leitura do texto que servirá de apoio para o próximo procedimento.

Faça a gestão do tempo para que esta etapa não ultrapasse o tempo de cinco minutos. Em seguida, peça que um ou dois alunos de cada grupo abram em seus celulares o vídeo disponível no seguinte link: https://bit.ly/1jK9KoE e que o assistam sem o áudio entre 0:35 e 3:14.

Na sequência, peça que, em seus cadernos, os alunos criem um texto narrativo para o vídeo exibido lendo para a classe os seus trabalhos finais. Outra opção seria os alunos gravarem os textos, em áudio, no seu celular para apresentá-los à turma. Faça a gestão do tempo e percorra a sala para sanar dúvidas e contribuir com ideias para os grupos. Esta etapa deve durar cerca de 22 minutos.

Caso não seja possível o uso dos celulares na escola, exiba no datashow o vídeo para os seus alunos. Se ainda assim não for possível utilizar este recurso, imprima uma reportagem sobre o Tsunami ocorrido no Japão em 2011 (Disponível em: https://abr.ai/2BU5mca) e leia-a para a classe, pedindo que façam uma sequência de desenhos com legendas, como em uma história em quadrinhos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 minutos.

Orientações: Entregue uma folha (disponível aqui https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Zd6Ccx7QQCcbFJY3mHjgjCMz2GwVbASwGcUzZYcaUsG5m9Ez25aGguSU9qCe/atividade-para-impressao-sistematizacao-cie7-14tu04.pdf) para cada aluno preencher e colar em seu caderno.

Leia para a sala o exemplo já preenchido dos terremotos (primeiro quadro do diagrama), e peça que eles completem os demais. Sorteie dois alunos para a leitura (dos três quadros que deverão ser preenchidos), de modo que seis alunos possam oferecer contribuição para a sistematização.

Slide Plano Aula
  • Para o professor
  • Documento

    Atividade para impressão - Os Tsunamis - CIE7_14TU04

  • Documento

    Atividade para impressão - Sistematização - CIE7_14TU04

  • Documento

    Rascunho do plano de aula de Ciências - CIE7_14TU04


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULA 01

A dinâmica das Placas Tectônicas

AULA 02

Como os vulcões são formados

AULA 03

Formação, ocorrência e consequência dos Terremotos.

AULA 05

Abalos Sísmicos e Placas Tectônicas

AULAS DE Terra e Universo do 7º ano :

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Estufa de plantas

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Principais características do ozônio

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo A atmosfera varia suas características

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Atmosfera - O ar que nos cerca

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo As principais características do ozônio

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Envolvidos por todos os lados: pressão atmosférica

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo A atmosfera se move

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Gases do efeito estufa

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo O equilíbrio térmico e a vida na Terra

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo O efeito estufa em outros planetas

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Principais características do ozônio

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo O papel da camada de ozônio

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Ozônio e os Raios Ultravioletas

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Do que a atmosfera é feita: os componentes do ar

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Diferentes partes: as camadas da atmosfera

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo O efeito estufa terrestre

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo A atmosfera e a vida na Terra

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo A natureza muda a atmosfera

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo As ações humanas afetam a atmosfera

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo O que é o efeito estufa?

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Atividades humanas e a intensificação do efeito estufa

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Como o Mundo se organiza diante das mudanças climáticas

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Impacto da Camada de Ozônio nos seres vivos e na economia

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Doenças de pele e a camada de ozônio

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo O papel da camada de ozônio

MAIS AULAS DE Ciências do 7º ano:

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Calor

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Temperatura e Calor

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Máquinas

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Máquinas Hidráulicas

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Os biomas brasileiros: caracterização

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Descobrindo a vacina

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Estufa de plantas

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Principais características do ozônio

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Sensação térmica

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

A tecnologia na produção das vacinas

7º ano / Ciências / Terra e Universo

A atmosfera varia suas características

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Atmosfera - O ar que nos cerca

7º ano / Ciências / Terra e Universo

As principais características do ozônio

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Construção de um forno caseiro

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Materiais condutores e isolantes térmicos

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Bioma Cerrado

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Imunização: a vacina no organismo

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Epidemias: fatores ambientais e vacinação

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Envolvidos por todos os lados: pressão atmosférica

7º ano / Ciências / Terra e Universo

A atmosfera se move

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Calorias dos Alimentos

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Identificar e definir bioma

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Mapeando os biomas brasileiros

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Bioma Amazônia

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Gases do efeito estufa

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07CI15 da BNCC

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Como os vulcões são formados

7º ano / Ciências / Terra e Universo

A dinâmica das Placas Tectônicas

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Causas e consequências dos Tsunamis

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Abalos Sísmicos e Placas Tectônicas

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Formação, ocorrência e consequência dos Terremotos.

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Ciências 1º ANO Ciências 2º ANO Ciências 3º ANO Ciências 4º ANO Ciências 5º ANO Ciências 6º ANO Ciências 7º ANO Ciências 8º ANO Ciências 9º ANO

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades
  • Formação

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann