13568
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 7º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Causas e consequências dos Tsunamis

Plano de aula de Ciências com atividades para 7° ano do Ensino Fundamental sobre Tsunamis

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fábio Henrique Boreli

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Esta aula prevê o uso de celulares pelos alunos, o que deve ser combinado previamente com a direção da escola.

Três cópias do texto disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AhdyE68UmKw34C66nj6VRvuU3xEsQK5UsHpvwuTxCjUh7ShrtFr9Pzac3VmX/atividade-para-impressao-os-tsunamis-cie7-14tu04.pdf.

Vídeo disponível em: https://bit.ly/1jK9KoE.

Reportagem alternativa (para o impedimento do uso do celular ou datashow) disponível em: https://abr.ai/2BU5mca.

Para aprender mais sobre o tema, consulte o seguinte documento com informações sobre Tsunamis: https://bit.ly/2wcJ6F8.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresente o tema da aula, explicando para os alunos que ao longo deste plano eles serão capazes de identificar a formação, ocorrência e consequência de tsunamis, como alterações na crosta terrestre, mortes e destruição de cidades e áreas litorâneas.

CONTEXTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia as notícias de jornal e pergunte aos alunos se eles conseguem identificar, pelas notícias, uma das principais causas de Tsunami no mundo. Espera-se que eles identifiquem que os terremotos podem provocar tsunamis.

QUESTÃO DISPARADORA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Pergunte aos alunos que outras causas podem provocar tsunamis no oceano, na opinião deles, e anote as ideias no quadro para retomá-las na etapa de sistematização.

MÃO NA MASSA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 34 minutos.

Orientações: Separe os alunos em três grupos. Entregue a cada grupo uma cópia do texto disponível neste link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AhdyE68UmKw34C66nj6VRvuU3xEsQK5UsHpvwuTxCjUh7ShrtFr9Pzac3VmX/atividade-para-impressao-os-tsunamis-cie7-14tu04.pdf. Peça que façam a leitura do texto que servirá de apoio para o próximo procedimento.

Faça a gestão do tempo para que esta etapa não ultrapasse o tempo de cinco minutos. Em seguida, peça que um ou dois alunos de cada grupo abram em seus celulares o vídeo disponível no seguinte link: https://bit.ly/1jK9KoE e que o assistam sem o áudio entre 0:35 e 3:14.

Na sequência, peça que, em seus cadernos, os alunos criem um texto narrativo para o vídeo exibido lendo para a classe os seus trabalhos finais. Outra opção seria os alunos gravarem os textos, em áudio, no seu celular para apresentá-los à turma. Faça a gestão do tempo e percorra a sala para sanar dúvidas e contribuir com ideias para os grupos. Esta etapa deve durar cerca de 22 minutos.

Caso não seja possível o uso dos celulares na escola, exiba no datashow o vídeo para os seus alunos. Se ainda assim não for possível utilizar este recurso, imprima uma reportagem sobre o Tsunami ocorrido no Japão em 2011 (Disponível em: https://abr.ai/2BU5mca) e leia-a para a classe, pedindo que façam uma sequência de desenhos com legendas, como em uma história em quadrinhos.

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 minutos.

Orientações: Entregue uma folha (disponível aqui https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Zd6Ccx7QQCcbFJY3mHjgjCMz2GwVbASwGcUzZYcaUsG5m9Ez25aGguSU9qCe/atividade-para-impressao-sistematizacao-cie7-14tu04.pdf) para cada aluno preencher e colar em seu caderno.

Leia para a sala o exemplo já preenchido dos terremotos (primeiro quadro do diagrama), e peça que eles completem os demais. Sorteie dois alunos para a leitura (dos três quadros que deverão ser preenchidos), de modo que seis alunos possam oferecer contribuição para a sistematização.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Esta aula prevê o uso de celulares pelos alunos, o que deve ser combinado previamente com a direção da escola.

Três cópias do texto disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AhdyE68UmKw34C66nj6VRvuU3xEsQK5UsHpvwuTxCjUh7ShrtFr9Pzac3VmX/atividade-para-impressao-os-tsunamis-cie7-14tu04.pdf.

Vídeo disponível em: https://bit.ly/1jK9KoE.

Reportagem alternativa (para o impedimento do uso do celular ou datashow) disponível em: https://abr.ai/2BU5mca.

Para aprender mais sobre o tema, consulte o seguinte documento com informações sobre Tsunamis: https://bit.ly/2wcJ6F8.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresente o tema da aula, explicando para os alunos que ao longo deste plano eles serão capazes de identificar a formação, ocorrência e consequência de tsunamis, como alterações na crosta terrestre, mortes e destruição de cidades e áreas litorâneas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia as notícias de jornal e pergunte aos alunos se eles conseguem identificar, pelas notícias, uma das principais causas de Tsunami no mundo. Espera-se que eles identifiquem que os terremotos podem provocar tsunamis.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Pergunte aos alunos que outras causas podem provocar tsunamis no oceano, na opinião deles, e anote as ideias no quadro para retomá-las na etapa de sistematização.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 34 minutos.

Orientações: Separe os alunos em três grupos. Entregue a cada grupo uma cópia do texto disponível neste link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AhdyE68UmKw34C66nj6VRvuU3xEsQK5UsHpvwuTxCjUh7ShrtFr9Pzac3VmX/atividade-para-impressao-os-tsunamis-cie7-14tu04.pdf. Peça que façam a leitura do texto que servirá de apoio para o próximo procedimento.

Faça a gestão do tempo para que esta etapa não ultrapasse o tempo de cinco minutos. Em seguida, peça que um ou dois alunos de cada grupo abram em seus celulares o vídeo disponível no seguinte link: https://bit.ly/1jK9KoE e que o assistam sem o áudio entre 0:35 e 3:14.

Na sequência, peça que, em seus cadernos, os alunos criem um texto narrativo para o vídeo exibido lendo para a classe os seus trabalhos finais. Outra opção seria os alunos gravarem os textos, em áudio, no seu celular para apresentá-los à turma. Faça a gestão do tempo e percorra a sala para sanar dúvidas e contribuir com ideias para os grupos. Esta etapa deve durar cerca de 22 minutos.

Caso não seja possível o uso dos celulares na escola, exiba no datashow o vídeo para os seus alunos. Se ainda assim não for possível utilizar este recurso, imprima uma reportagem sobre o Tsunami ocorrido no Japão em 2011 (Disponível em: https://abr.ai/2BU5mca) e leia-a para a classe, pedindo que façam uma sequência de desenhos com legendas, como em uma história em quadrinhos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 minutos.

Orientações: Entregue uma folha (disponível aqui https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Zd6Ccx7QQCcbFJY3mHjgjCMz2GwVbASwGcUzZYcaUsG5m9Ez25aGguSU9qCe/atividade-para-impressao-sistematizacao-cie7-14tu04.pdf) para cada aluno preencher e colar em seu caderno.

Leia para a sala o exemplo já preenchido dos terremotos (primeiro quadro do diagrama), e peça que eles completem os demais. Sorteie dois alunos para a leitura (dos três quadros que deverão ser preenchidos), de modo que seis alunos possam oferecer contribuição para a sistematização.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 7º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 7º ano:

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07CI15 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano