13566
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 7º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Os caminhos das catástrofes: o furacão Irma

Plano de aula de Ciências com atividades para 7º ano do Fundamental sobre os impactos de um furacão na fauna e na flora

Plano 04 de 6 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elka Waideman Martinez

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre esta aula select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: para esta aula deverá ser disponibilizado aos alunos acesso às notícias de jornais apontadas no contexto e mão na massa munindo os estudantes de informações para que pensem suas hipóteses.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o título da aula para a turma. Se você escolheu trabalhar este plano em sequência do CIE7_08VE03, relembre com eles o título da aula passada, no intuito de proporcionar esta fluidez de pensamentos.

CONTEXTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Apresente as informações deste slide aos alunos como um primeiro passo do contexto. Questione-os: vocês se lembram deste furacão? Lembram de algum outro?

Fonte da imagem deste slide: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-41172365.

Mais informações sobre furacões (significado e como se formam): https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/furacao.htm.

QUESTÃO DISPARADORA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Após a leitura da notícia e análise das imagens, apresente a questão disparadora para a turma como um contraponto à forma que abordamos até aqui sobre a importância e os impactos de um furacão para o meio.

MÃO NA MASSA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos.

Orientações: Realize com a turma em um único grupo a leitura da notícia do Jornal El País: https://brasil.elpais.com/brasil/2017/09/10/internacional/1505011745_119870.html?rel=mas. Destaque com eles sobre os pontos abordados como: evacuação da população humana das cidades a serem atingidas, sofrimento pela possibilidade de perdas de bens materiais, entre outros que lhe parecer conveniente durante a leitura. Apresente as imagens fornecidas nesta publicação: https://brasil.elpais.com/brasil/2017/09/12/album/1505218806_296425.html#foto_gal_1. Compare com os estudantes as imagens de antes e depois da passagem do furacão, ressaltando a força da devastação em cidades que ele provocou.

Em seguida, divida a turma em 4 grupos. Cada grupo trabalhará sobre um dos tópicos deste slide. Oriente os alunos, agora que eles têm informações sobre as mobilizações em torno de um furacão nas cidades, que criem hipóteses para algumas questões, refletindo sobre o impacto de um furacão sob outro ponto de vista do que o normalmente abordado na mídia. Para instigar os grupos, faça questionamentos como:

1. Quais medidas poderiam ser tomadas pensando na proteção de animais domésticos?

2. Quais as consequência para os animais silvestres?

3. Como a flora pode ser atingida?

4. Como podemos mobilizar a população sobre os danos ambientais?

Peça que registrem essas hipóteses e reflexões em uma folha, de forma que estejam preparados para posterior compartilhamento.

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Após a finalização da discussão nos pequenos grupos, forme uma roda com toda a turma. Peça que os grupos, em ordem de 1 a 4 (de acordo com as perguntas) compartilhem suas perguntas e suas hipóteses. Oriente a turma que ao ouvir as hipóteses de outro grupo, deem sugestões e reflitam sobre cada uma delas. Terminada a discussão geral, relembre a questão disparadora “Quais os possíveis impactos para a fauna e flora com a passagem de um furacão?” e inicie a construção de um parágrafo coletivo de forma a ter um registro sobre as reflexões da turma acerca do tema, pouco explorado pela mídia, mas tão importante para a manutenção das sociedades quanto às infraestruturas urbanas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: para esta aula deverá ser disponibilizado aos alunos acesso às notícias de jornais apontadas no contexto e mão na massa munindo os estudantes de informações para que pensem suas hipóteses.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o título da aula para a turma. Se você escolheu trabalhar este plano em sequência do CIE7_08VE03, relembre com eles o título da aula passada, no intuito de proporcionar esta fluidez de pensamentos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Apresente as informações deste slide aos alunos como um primeiro passo do contexto. Questione-os: vocês se lembram deste furacão? Lembram de algum outro?

Fonte da imagem deste slide: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-41172365.

Mais informações sobre furacões (significado e como se formam): https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/furacao.htm.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Após a leitura da notícia e análise das imagens, apresente a questão disparadora para a turma como um contraponto à forma que abordamos até aqui sobre a importância e os impactos de um furacão para o meio.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos.

Orientações: Realize com a turma em um único grupo a leitura da notícia do Jornal El País: https://brasil.elpais.com/brasil/2017/09/10/internacional/1505011745_119870.html?rel=mas. Destaque com eles sobre os pontos abordados como: evacuação da população humana das cidades a serem atingidas, sofrimento pela possibilidade de perdas de bens materiais, entre outros que lhe parecer conveniente durante a leitura. Apresente as imagens fornecidas nesta publicação: https://brasil.elpais.com/brasil/2017/09/12/album/1505218806_296425.html#foto_gal_1. Compare com os estudantes as imagens de antes e depois da passagem do furacão, ressaltando a força da devastação em cidades que ele provocou.

Em seguida, divida a turma em 4 grupos. Cada grupo trabalhará sobre um dos tópicos deste slide. Oriente os alunos, agora que eles têm informações sobre as mobilizações em torno de um furacão nas cidades, que criem hipóteses para algumas questões, refletindo sobre o impacto de um furacão sob outro ponto de vista do que o normalmente abordado na mídia. Para instigar os grupos, faça questionamentos como:

1. Quais medidas poderiam ser tomadas pensando na proteção de animais domésticos?

2. Quais as consequência para os animais silvestres?

3. Como a flora pode ser atingida?

4. Como podemos mobilizar a população sobre os danos ambientais?

Peça que registrem essas hipóteses e reflexões em uma folha, de forma que estejam preparados para posterior compartilhamento.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Após a finalização da discussão nos pequenos grupos, forme uma roda com toda a turma. Peça que os grupos, em ordem de 1 a 4 (de acordo com as perguntas) compartilhem suas perguntas e suas hipóteses. Oriente a turma que ao ouvir as hipóteses de outro grupo, deem sugestões e reflitam sobre cada uma delas. Terminada a discussão geral, relembre a questão disparadora “Quais os possíveis impactos para a fauna e flora com a passagem de um furacão?” e inicie a construção de um parágrafo coletivo de forma a ter um registro sobre as reflexões da turma acerca do tema, pouco explorado pela mídia, mas tão importante para a manutenção das sociedades quanto às infraestruturas urbanas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 7º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 7º ano:

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07CI08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano