13565
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 9º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Balanceamento de Equações Químicas

Plano de aula de Ciências com atividades para 9º ano do Fundamental sobre interpretação de equações químicas e resolver o seu balanceamento estequiométrico.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: João Paulo Trindade dos Santos

Balanceamento de Equações Químicas

9º ano

Objetivos de aprendizagem

Interpretar equações químicas e resolver o seu balanceamento estequiométrico.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EFO9CI02) Comparar quantidades de reagentes e de produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre suas massas.

Professor-autor: João Paulo Trindade dos Santos

Mentor: Denise Curi

Especialista: Leandro Holanda

Sobre esta aula: Para o pleno desenvolvimento desse plano, é essencial que os alunos tenham construído e desenvolvido habilidades

referente aos três planos, anteriores, desta unidade, sobre reações de combustão, lei da conservação das massas (Lavoisier) e lei das proporções constantes (Proust).

Este plano tem por objetivo possibilitar que os alunos observem e resolvam o balanceamento de equações químicas através da utilização de modelos de bolas de isopor (representando moléculas) e da análise de dados. Para isso, eles receberão duas atividades que serão desenvolvidas no mão na massa. As atividades a serem impressas estão disponíveis nos links a seguir:

Atividade para impressão 1 - <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/W2Ur5MxSuPs8ZZcxPSQKxcaKVYuKVvY2R5qQzSVauvekrAcTN3pE5hYwkee9/atividade-para-impressao-construindo-modelos-cie9-02me04.pdf>.

Atividade para impressão 2 - <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZPVcn82TjqEuPnGzrQbahNE4d69HvnQCmjU3JWnPaSn5SyahTy47Awqx7DX5/atividade-para-impressao-equacoes-cie9-02me04.pdf>.

O gabarito das atividades podem, também, ser acessados nos links a seguir:
Gabarito da atividade 1 - <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kxzuS8gwMyzZSwBG293bQsK2G7SHmpvj4gzxQvajATqCjud9CQbv2HPsYM3y/resolucao-da-atividade-construindo-modelos-cie9-02me04.pdf>.

Gabarito da atividade 2 - <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VGUd2nGnNGq6bmgxVGcqeNanRhDSJu2AErdbGr8aGp945Y9BAKM52CS8qEA9/resolucao-da-atividade-equacoes-cie9-02me04.pdf>.

O professor deverá providenciar os modelos de bolas das moléculas dos reagentes de acordo com as instruções disponíveis neste link:  <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TumB3UNnSqVsUEz5ttyneETYy5qvvWT7bqwN7krD4JREZMa56cP7uazrfXRa/instrucoes-para-o-professor-mao-na-massa-cie9-02me04.pdf>.

Além disso, se houver possibilidade de usar computadores, o professor pode apresentar um jogo simulando o balanceamento de equações químicas. O jogo apresenta três níveis de dificuldade, modelos de moléculas em 3D e também diversas equações para balanceamento. O simulador pode ser acessado através do link <https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/balancing-chemical-equations>. Acesse o link, inicie com a Introdução e escolha em ferramentas a balança, que facilita a visualização do balanceamento das equações. Depois você pode propor um desafio escolhendo Jogo. O simulador é autoexplicativo e muito simples de usar.

Materiais necessários para a aula: 12 bolas de isopor de 15 mm (por grupo), 1 bola de isopor de 25 mm (por grupo), 6 bolas de isopor de 35 mm (por grupo) 8 bolas de isopor de 50 mm (por grupo), palitos de churrasco, fita adesiva ou cola quente, tinta nas cores vermelho, azul, laranja e verde pincel.


Código: CIE9_02M&E04

(EF09CI02) Comparar quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 9º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas