Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para um melhor aproveitamento, utilize o plano “A influência das florestas no clima brasileiro” antes desta aula.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o título com a turma e promova uma breve discussão para verificar o que os estudantes entendem por ar puro.
Contexto
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Apresente a reportagem “Poluição mata mais de 100 mil pessoas por ano no Brasil, diz relatório” disponivel em https://www.bbc.com/portuguese/geral-41692503. Motive uma breve discussão sobre os conceitos abordados no vídeo. Questione-os sobre o que é poluição. Como ela pode ser tão crucial à vida humana? O que causa a poluição do ar? O que podemos fazer para reduzir a poluição do ar?
Questão disparadora
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia a questão disparadora com a turma.
Mão na massa
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Organize a turma em pequenos grupos, de 3 a 5 estudantes. Explique à turma o que é um mapa conceitual e auxilie a elaboração de um. A turma pode ser orientada a realizar uma pesquisa sobre as causas, efeitos e medidas que podem ser tomadas para reduzir a poluição do ar, ou podem ser oferecidas algumas informações para que os grupos organizem o mapa. Depende da maturidade de cada turma.
Algumas páginas que podem auxiliar a pesquisa, além do texto disponível no material de apoio:
http://educacao.globo.com/biologia/assunto/ecologia/poluicao-do-ar.html
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/desmatamento-poluicao-ar.htm
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Organize a turma para que cada grupo possa compartilhar seu mapa conceitual. Retome os pontos levantados sobre as medidas que podem ser tomadas para reduzir a poluição, em especial as relacionadas à preservação da cobertura vegetal. Finalize a aula com uma breve discussão sobre os conceitos levantados.
Para saber mais acesse: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142016000100113