Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
Essenciais:
- Ferramentas para compartilhamento do link da reportagem, como grupo de Whatsapp, E-mail ou postagem no Google Classroom (tutorial disponível aqui);
- Ferramenta para compartilhamento de mensagens: grupo de Whatsapp, site de criação de fórum (disponível aqui) ou Google Classroom;
- Google Docs (tutorial disponível aqui);
- GoConqr (tutorial disponível aqui).
Contexto e questão disparadora
Encaminhe para os alunos a reportagem “Poluição mata mais de 100 mil pessoas por ano no Brasil, diz relatório” (disponível aqui) e questione-os (sugere-se a pergunta disponível no Google Classroom):
- Como a cobertura vegetal pode influenciar na qualidade do ar atmosférico?
Mão na massa
Informe que os alunos devem pesquisar, em livros ou sites confiáveis, sobre a poluição do ar. Após pesquisarem, devem produzir um mapa conceitual no GoConqr sobre as causas, efeitos e medidas que podem ser tomadas sobre a poluição do ar atmosférico, e compartilhar o projeto executado com os demais colegas da turma e com você.
Sistematização
Após todos os alunos apreciarem os mapas mentais uns dos outros, retome a questão disparadora da aula para respondê-la coletivamente, no Google Docs.
Convite às famílias
Sugira que pensem em espaços da cidade em que a família vai e sente que lá o ar é mais limpo. Por fim, podem refletir sobre como podem colaborar para diminuir a poluição do ar.