13564
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 5º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - A cobertura vegetal e a qualidade do ar atmosférico

Plano de aula de Ciências com atividades para Plano de aula de Ciências com atividades para [ANO] do Fundamental sobre do Fundamental sobre influência da cobertura vegetal na qualidade do ar atmosférico.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fransueli Bahr da Silva de Góes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para um melhor aproveitamento, utilize o plano “A influência das florestas no clima brasileiro” antes desta aula.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o título com a turma e promova uma breve discussão para verificar o que os estudantes entendem por ar puro.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Apresente a reportagem “Poluição mata mais de 100 mil pessoas por ano no Brasil, diz relatório” disponivel em https://www.bbc.com/portuguese/geral-41692503. Motive uma breve discussão sobre os conceitos abordados no vídeo. Questione-os sobre o que é poluição. Como ela pode ser tão crucial à vida humana? O que causa a poluição do ar? O que podemos fazer para reduzir a poluição do ar?

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia a questão disparadora com a turma.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Organize a turma em pequenos grupos, de 3 a 5 estudantes. Explique à turma o que é um mapa conceitual e auxilie a elaboração de um. A turma pode ser orientada a realizar uma pesquisa sobre as causas, efeitos e medidas que podem ser tomadas para reduzir a poluição do ar, ou podem ser oferecidas algumas informações para que os grupos organizem o mapa. Depende da maturidade de cada turma.

Algumas páginas que podem auxiliar a pesquisa, além do texto disponível no material de apoio:

http://educacao.globo.com/biologia/assunto/ecologia/poluicao-do-ar.html

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/desmatamento-poluicao-ar.htm

https://cetesb.sp.gov.br/solo/efeitos-da-poluicao/

https://escolakids.uol.com.br/poluicao-do-ar.htm

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Organize a turma para que cada grupo possa compartilhar seu mapa conceitual. Retome os pontos levantados sobre as medidas que podem ser tomadas para reduzir a poluição, em especial as relacionadas à preservação da cobertura vegetal. Finalize a aula com uma breve discussão sobre os conceitos levantados.

Para saber mais acesse: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142016000100113

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para um melhor aproveitamento, utilize o plano “A influência das florestas no clima brasileiro” antes desta aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o título com a turma e promova uma breve discussão para verificar o que os estudantes entendem por ar puro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Apresente a reportagem “Poluição mata mais de 100 mil pessoas por ano no Brasil, diz relatório” disponivel em https://www.bbc.com/portuguese/geral-41692503. Motive uma breve discussão sobre os conceitos abordados no vídeo. Questione-os sobre o que é poluição. Como ela pode ser tão crucial à vida humana? O que causa a poluição do ar? O que podemos fazer para reduzir a poluição do ar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia a questão disparadora com a turma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Organize a turma em pequenos grupos, de 3 a 5 estudantes. Explique à turma o que é um mapa conceitual e auxilie a elaboração de um. A turma pode ser orientada a realizar uma pesquisa sobre as causas, efeitos e medidas que podem ser tomadas para reduzir a poluição do ar, ou podem ser oferecidas algumas informações para que os grupos organizem o mapa. Depende da maturidade de cada turma.

Algumas páginas que podem auxiliar a pesquisa, além do texto disponível no material de apoio:

http://educacao.globo.com/biologia/assunto/ecologia/poluicao-do-ar.html

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/desmatamento-poluicao-ar.htm

https://cetesb.sp.gov.br/solo/efeitos-da-poluicao/

https://escolakids.uol.com.br/poluicao-do-ar.htm

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Organize a turma para que cada grupo possa compartilhar seu mapa conceitual. Retome os pontos levantados sobre as medidas que podem ser tomadas para reduzir a poluição, em especial as relacionadas à preservação da cobertura vegetal. Finalize a aula com uma breve discussão sobre os conceitos levantados.

Para saber mais acesse: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142016000100113

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 5º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05CI03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano