9792
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Geometria

Plano de aula - Deduzindo informalmente o Teorema de Pitágoras com o uso de malhas quadriculadas e áreas

Plano de aula de matemática com atividades para 9 do Fundamental sobre deduzir informalmente o teorema de Pitágoras através do uso de malhas quadriculadas e manipulação com áreas.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Sebastião Rodrigues da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano (MAT9_14GEO02)

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Alguma rede social (Whatsapp, Facebook, etc.) régua e papel para anotações.
- Optativas: Calculadora e tesoura.

Aquecimento
- Pela rede social escolhida, inicie esse contato questionando se seus alunos e alunas lembram do significado de ângulos reto, agudo e obtuso e da soma dos ângulos internos de um triângulo qualquer.

Atividade principal
Para realizar a atividade principal desse sugira, para quem não tiver acesso a um papel quadriculado, novamente, fazer uma dobradura num papel A4 (ou outro retangular qualquer) de modo a construir um quadrado como já foi visto em outras ocasiões. Solicite que recortem o quadrado, meçam os lados com a régua e divida por 7 essa medida (pode usar uma calculadora) para que possam realizar a atividade do plano. Isso porque você terá que mandar fazer marcações, ainda que aproximadas dessa divisão sobre os lados do quadrado. Depois é só ir orientando as construções previstas no plano.

Discussão das soluções, sistematização e encerramento
- Na discussão das soluções, destaque a relação do triângulo retângulo com a área de quadrados, sistematize reforçando a fórmula do teorema de Pitágoras e encerre convidando seus estudantes a pesquisarem outras demonstrações desse teorema.
Nossa sugestão são os links:
https://www.youtube.com/watch?v=vjbRyVO8UV0&t=13s
https://www.youtube.com/watch?v=cWHAAk7l0iM&t=16s
Que traz aspectos históricos e uma demonstração só comparando áreas e sem usar cálculos.

Raio X
Ofereça a imagem do plano original e realize os questionamentos contidos lá.

Convite às famílias
Peça para que seus alunos envolvam seus familiares, próximos neste momento, e relatem suas explorações sobre os desenhos e links acessados.

Sugestão Enviada Por: Fabio Menezes


Código: MAT9_15GEO02

(EF09MA14) Resolver e elaborar problemas de aplicação do teorema de Pitágoras ou das relações de proporcionalidade envolvendo retas paralelas cortadas por secantes.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 9º ano:

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem a reconhecer as relações entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal; diferenciar ângulo inscrito de ângulo central; identificar transformações geométricas no plano; identificar as relações de semelhança entre figuras geométricas; identificar e reconhecer as relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo; utilizar os teoremas de Tales e de Pitágoras; reconhecer e identificar vistas ortogonais de figuras não planas.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas