9464
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Geometria

Plano de aula - Na janela o que é que tem

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Compreender as mudanças de direção e sentido, relacionando às habilidades de direita e esquerda.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Sonia Antunes Caregnato

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano MAT2_13GEO04

Recursos:
- Necessários: Um meio de comunicação com os alunos (WhatsApp, Google ClassRoom, ou envio das tarefas impressas pelos responsáveis); material do aluno.
Para este plano, foque nas etapas da Atividade principal e Discussão das soluções

Atividade principal
Realize uma conversa inicial pelo WhatsApp sobre as direções "direita/esquerda". Pergunte se sabem como ficam posicionados em relação a objetos e móveis, por exemplo. Este momento serve para levantar os conhecimentos prévios e perceber seus diferentes pontos de vista.
     - O que tem no lado direito de você? E no esquerdo?
     - O que tem ao lado esquerdo do seu quarto quando você está entrando nele?E do lado direito?
     - Quando você está saindo do seu quarto, as coisas que estavam do lado direito permanecem ou mudam? Por que você acha que isto acontece?

Depois peça que respondam à atividade principal. Ressalte que eles devem localizar o que for pedido, partindo primeiramente da posição de seu próprio corpo. As páginas com os desenhos utilizadas para a realização da atividade permitem explorar alguns conhecimentos, mas em relação aos conceitos direita/esquerda é possível discutir várias questões, pois num primeiro momento eles devem olhar para as páginas e indicar a posição de alguns elementos, e só depois estabelecer relação com elementos da própria página para definir direita/esquerda a partir de outras referências. Para isso, torna-se imprescindível que sejam exploradas bem ambas as páginas e os elementos da direita e esquerda que nela estão, para só então partir para as questões 2 e 3.
Você pode enviar estas questões junto com a atividade principal, entregue impressas aos responsáveis, ou poste na sua sala no Google Classroom. Você também pode fotografar as imagens dos slides 4,5 e 6, e enviar no grupo para os alunos. Encaminhe as imagens e os questionamentos junto com as consignas da tarefa. Os alunos podem fazer o registro por escrito ou usando o Google Documentos e compartilhar com você.

Discussão das soluções
As problematizações propostas para esta atividade são fundamentais para que os alunos relacionem os conceitos "direita/esquerda" a partir do próprio corpo como referência, mas sejam capazes também de fazer deslocamentos por meio de outras referências. Permita que eles socializem as respostas com a turma no grupo de WhatsApp. Há várias possibilidades de comparação por meio da análise das respostas deles, considerando os pontos de referência e os deslocamentos. Você pode enviar as perguntas para eles no grupo por mensagem ou gravar áudio, e eles podem responder da mesma forma. Se você não tiver acesso ao WhatsApp, você pode devolver a tarefa com as descrições que eles fizeram, inserindo as diferentes respostas e algumas perguntas comparativas que os façam pensar sobre a situação. Se estiver usando o Google Documentos, faça os comentários com estas questões.
     - Olhando para as imagens o que tem à direita? E à esquerda?
     - Você percebeu que as pessoas estão em diferentes posições? Que posições são essas?
     - Veja que se a pessoa deslocou-se da sua direita, a posição dela também mudou ou continua a mesma?

Encerramento
Encerre a atividade fazendo-os refletir que dependendo da posição que ocupam em relação aos desenhos, o sentido e direção também mudam. Retome os conceitos de direita/esquerda relacionando-os com as posições de outros objetos e pessoas. Use o texto do slide 8. Pode enviar este encerramento junto com a devolutiva da tarefa, ou escrevê-lo nos comentários.

Raio X
Esta atividade serve para avaliar a aprendizagem da aula. Encaminhe o documento impresso ou use o slide 9 apresentando a situação aos alunos e solicitando que a realizem, e depois que devolvam para você.

Convite às famílias
Convide a família a participar junto com os alunos da etapa da Atividade Principal. Você pode enviar um texto junto com a atividade ou um áudio no grupo da turma, solicitando o apoio dos responsáveis. Se desejar pode enviar as atividades complementares para ampliar a tarefa, propondo que os alunos desenvolvam junto com seus familiares.

Sugestão Enviada Por: Eliane Zanin


Código: MAT2_13GEO04

(EF02MA12) Identificar e registrar, em linguagem verbal ou não verbal, a localização e os deslocamentos de pessoas e de objetos no espaço, considerando mais de um ponto de referência, e indicar as mudanças de direção e de sentido.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 2º ano:

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem localização espacial, leitura e elaboração de plantas baixas, reconhecimento de figuras planas, sólidos geométricos e suas propriedades, problemas envolvendo formas geométricas e suas características.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas