Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o título da aula aos alunos. Esclareça possíveis dúvidas que impeçam a compreensão do título, por exemplo a compreensão de que tanto a luz quanto o som se propagam em ondas pelo espaço.
CONTEXTO
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Provoque os alunos, mostrando-os esse slide, a pensarem sobre os nossos próprios hábitos e como eles sofrem interferência com mudanças no ambiente. Faça perguntas como: “Vocês imaginam que esses ambientes estão silenciosos?”; “Acham que a atividade de um deles seria influenciada se tivesse mais barulho?”; “Acham que a atividade de um deles seria possível caso tivesse mais luz?”; “E se não tivesse luz nenhuma, influenciaria algum desses momentos?”.
QUESTÃO DISPARADORA
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente a questão disparadora aos alunos. Caso lhe pareça conveniente esclareça a origem das ondas sonoras e luminosas como advindas da atividade humana e não da natureza.
MÃO NA MASSA
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Esta atividade está dividida em dois tempos, sendo o primeiro de 20 minutos e os 10 minutos restantes necessários ao segundo (próximo slide).
Divida a sala em dois grandes grupo, sendo que um trabalhará com a pesquisa sobre o boto-cor-de-rosa e outro com a tartaruga-cabeçuda. Esses dois grandes grupos ainda poderão ser subdivididos em grupos menores, garantindo a participação de todos os alunos, caso haja material e acesso a diferentes dispositivos com internet a todos eles. Nesse primeiro momento os grupos deverão pesquisar sobre os principais hábitos de vida desses animais construindo um mapa mental.
Para facilitar a organização e a otimização do tempo, sugerimos um modelo que poderá ser entregue aos alunos para preenchimento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zbFym3J55WskVSDEkMes9f6FZMjqP3tWnF4Cm58P85jFv4KR67aYdjZq9eBg/atividade-para-impressao-mapa-mental-cie7-08ve01.pdf .
Sobre esse material e as instruções para uso: o hexágono deverá conter o nome ou uma outra representação, como o desenho, do animal ao qual o grupo está pesquisando. As setas pontilhadas dizem respeito, cada uma, a um dos hábitos de vida contidos no slide, a saber: onde vivem, o que comem, como se comunicam e caçam, como se reproduzem, como nascem os filhotes, se há migração ou não. Por fim, as elipses deverão ser preenchidas com o conteúdo que encontrarem a respeito daquele hábito. Oriente os alunos da necessidade de anotarem suas informações de forma clara, para que ao consultarem o mapa, compreendam com facilidade as informações contidas nele.
A pesquisa que os alunos devem realizar poderá ser feita através de dispositivos com internet e nesse caso é necessário orientar os alunos sobre como utilizar de boas palavras-chave para as procuras. Atente-se nesse momento a importância de ao menos duas informações: como nascem os filhotes da tartaruga-cabeçuda e sobre a comunicação e caça (uso do sonar) pelos botos-cor-de-rosa.
Caso não seja possível o acesso à internet pelos alunos na escola, você poderá imprimir materiais que contenham essas informações, conforme disponibilizamos abaixo:
http://www.tamar.org.br/tartaruga.php?cod=18
http://www.tamar.org.br/interna.php?cod=90
http://www.tamar.org.br/interna.php?cod=96
https://www.hipercultura.com/boto-cor-de-rosa/
https://www.portalsaofrancisco.com.br/animais/boto-cor-de-rosa
MÃO NA MASSA
Orientações: Nesta segunda parte, apresente esse slide aos alunos falando muito brevemente sobre as poluições sonora e luminosa e apresentando as figuras como situações cotidianas no nosso mundo. Em seguida, peça aos alunos que encontrem no seu mapa mental informações sobre os hábitos de vida do seu animal e pontos de interferência relacionados a esses tipos de poluição.
MÃO NA MASSA
Orientações: Nesta segunda parte, apresente esse slide aos alunos falando muito brevemente sobre as poluições sonora e luminosa e apresentando as figuras como situações cotidianas no nosso mundo. Em seguida, peça aos alunos que encontrem no seu mapa mental informações sobre os hábitos de vida do seu animal e pontos de interferência relacionados a esses tipos de poluição.
SISTEMATIZAÇÃO
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Ao final das atividades, peça que os grupos compartilhem seus achados com a turma, de forma que todos conversem sobre as possíveis consequências das poluições sonora e luminosa nos hábitos do boto-cor-de-rosa e da tartaruga-cabeçuda. Oriente a discussão para que toquem os dois pontos importantes mencionados no Mão na Massa: como nas nascem os filhotes da tartaruga-cabeçuda e sobre a comunicação e caça (uso do sonar) pelos botos-cor-de-rosa. Ajude os alunos a responderem de forma conjunta ao final da discussão à questão disparadora, explicitando a influência da luminosidade das praias na desova e nascimento das tartarugas-cabeçudas e nas ondas sonoras dos motores de barcos influenciando a utilização do sonar dos botos para comunicação e caça. Utilize os materiais sugeridos no início da aula para ampliar a discussão.