13560
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 7º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Luz e Som: como os animais aquáticos reagem às nossas ondas

Plano de aula de Ciências com atividades para 7º ano do Fundamental sobre o impacto das poluições sonora e luminosa nos hábitos de animais aquáticos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elka Waideman Martinez

Luz e Som: como os animais aquáticos reagem às nossas ondas

7º Ano

Objetivos de aprendizagem

Identificar o impacto das poluições sonora e luminosa nos hábitos de animais aquáticos.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF07CI08) Avaliar como os impactos por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alterações de hábitos, migração etc.

Professor-autor: Elka Waideman Martinez

Mentor: Rossana Ichii Chida

Especialista: Juliane Marques de Souza

Sobre esta aula: Esta aula não faz parte de uma sequência específica.

 

Materiais necessários para a aula: Para esta aula será necessário garantir acesso dos alunos a algumas informações a serem pesquisadas. É interessante ter acesso à internet, mas caso não seja possível, sugerimos um material para impressão e que deverá estar à disposição dos alunos. Também estará disponível para impressão um modelo de mapa mental (disponível aqui: https://docs.google.com/document/d/1PXi98mR4kg-XVJAd1X7ioc8hQrzR8Jn-L8eTl1YORq8/edit). Recomendamos a leitura dos materiais abaixo antes da aula, enriquecendo o momento das discussões entre os grupos, tanto focando nas questões propostas como nas consequências das poluições sonoras e luminosas no geral.

 

Materiais de apoio:

http://tamar.org.br/interna.php?cod=106

http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/comunicacao/downloads/artigobotos.pdf

https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/fiscalizacoes-em-pontos-com-poluicao-sonora-serao-intensificadas-em-santarem.ghtml

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2015/11/barulho-em-sao-paulo-faz-sabias-passarem-cantar-de-madrugada.html

https://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/iluminacao-das-cidades-impede-visao-de-estrelas-afeta-saude-do-ser-humano-2946949


Código: CIE7_08V&E01

(EF07CI08) Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 7º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 7º ano:

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas