13558
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 4º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Microrganismos na produção de combustíveis

Plano de aula de Ciências com atividades para 4º ano do Fundamental sobre importância do uso de microrganismos em pesquisas e tecnologias associadas à fontes alternativas de energia.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Cristina Muñoz Franco

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos Google: Apresentações para quadro SQA
- Gravação de aulas: Loom ou Google meet.
- ferramenta de vídeo: Youtube.

Contexto e questão disparadora

Envie um bilhete para as famílias para que explorem essa página sobre a fabricação do biogás com as crianças (disponível aqui).

Faça uma videochamada, por Hangouts ou Zoom, com a turma, inserindo todo trabalho sugerido nos slides 2 e 3 do “contexto”. Compartilhe sua tela, mostrando as chamadas dos jornais e fazendo as perguntas sugeridas. Ouça atentamente seu grupo e convide todos a partilharem as ideias. Use os materiais complementares para partilhar pequenos textos com os alunos e enriquecer o tema da aula.

Caso você tenha aplicado as aulas 1 e 2 dessa sequência, retome as informações para enriquecer ainda mais o contexto.

Partilhe a “questão disparadora” e explique aos alunos que eles usarão um quadro SQA. Explique como funciona esse quadro e compartilhe-o com todos, para que a turma o veja na tela e o tenha no computador. Inicialmente, complete com as primeiras hipóteses levantadas. Faça um quadro para cada dupla e deixe-o nomeado.

Mão na massa

Ainda na videochamada, informe aos alunos que eles assistirão a um vídeo para enriquecer e embasar os conhecimentos sobre biocombustíveis (disponível aqui).

Após o vídeo, retome as aprendizagens. Faça as perguntas necessárias e vá completando o quadro SQA. você não deve preencher a última coluna.

Passe para o passo 2, o experimento, e explique aos alunos como ocorre a fabricação do biogás simples. Caso possua os materiais, você pode simular o experimento, caso contrário, utilize esse ou outro link para exemplificar o passo a passo para os alunos (disponível aqui).

À medida que mostrar o vídeo, faça paradas e indague os alunos. Complete o SQA com as respostas dadas pelas crianças até a coluna quero saber.

Sistematização

Ainda em videochamada, retome os documentos compartilhados. Copie e cole as primeiras partes do SQA, que você preencheu, para os documentos das duplas.
Peça para que as duplas se juntem, encontrem o próprio quadro e registrem na última coluna: “O que aprendi”. Retome o slide 6, discuta os conceitos registrados pelas crianças e corrija algum conceito errado.

Convite às famílias

As famílias serão convidadas a explorar um material com os alunos antes da aula, para instigar a curiosidade e dar maior embasamento às crianças.

Sugestão Enviada Por: Aline Soares Silva


Código: CIE4_05V&E05

(EF04CI06) Relacionar a participação de fungos e bactérias no processo de decomposição, reconhecendo a importância ambiental desse processo.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 4º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas