13555
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 7º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Vantagens e desvantagens dos combustíveis

Plano de aula de Ciências com atividades para º ano do Fundamental sobre uso dos combustíveis no nosso dia a dia

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Sândira de Oliveira Barbosa

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre esta aula select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Nesta aula será utilizada a metodologia “Rotação por estações”. A metodologia prevê a criação de um circuito dentro da sala de aula, com atividades diferentes em cada canto da sala, sendo os alunos organizados em grupos, cada um dos quais realiza uma tarefa, de acordo com os objetivos do professor para a aula planejada. Podem ser realizadas atividades escritas, leituras, pesquisas online ou offline, entre outras. O planejamento desse tipo de atividade não é sequencial, e as tarefas realizadas nos grupos são de certa forma independentes, mas funcionam de forma integrada para que, ao final da aula, todos tenham tido a oportunidade de ter acesso ao mesmo conteúdo sob diferentes formas de aprendizagem.

Materiais necessários para a aula: Projetor, notebook ou TV e aparelho de DVD, celulares ou tablet, caixa de som ou fone de ouvido, papel pardo e canetinha hidrográfica colorida, cola de papel, tesoura, esquema para completar, disponível no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RWMWGFSJcxb5qAnQd2vyS8uGDpHBURJge3Whz7hqfvjNuUmKMaq5b3rPbdHm/atividade-para-impressao-esquema-cie7-05me04.pdf

Observação: Caso resolva utilizar o celular dos alunos, peça com antecedência, autorização para a coordenadora ou diretor/diretora.

Materiais de apoio:

https://www.todamateria.com.br/combustiveis-fosseis/

https://www.significados.com.br/combustivel-fossil/

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/combustiveis.htm

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Projete o slide, ou escreva no quadro o tema da aula, e leia para os alunos. Comente com os alunos que, durante o decorrer da aula, eles irão discutir as vantagens e as desvantagens dos combustíveis mais usados.

CONTEXTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o slide ou imprima (disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JTPrYFFv8r2d8GYXh7s3GURQGTgJTWWgtMurJncKS8sGvSG3XMHBRbjTypMb/atividade-para-impressao-contexto-cie7-05me04.pdf) e cole no quadro. Leia o texto introdutório para os alunos de forma a instigá-los. Peça aos alunos que observem a imagem e reflitam sobre as perguntas feitas por Mariana: “O que é um carro flex?”; “Qual a vantagem do carro flex em relação a outros modelos”. Neste momento não precisa responder as perguntas, pois as respostas serão encontradas no decorrer da aula.

QUESTÃO DISPARADORA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Projete ou escreva no quadro e leia a questão disparadora “Quais as vantagens e as desvantagens do uso dos combustíveis no nosso dia a dia?” Peça aos alunos para pensarem sobre a questão disparadora e reflitam se os combustíveis só trazem vantagens para a nossa vida.

MÃO NA MASSA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Forme 4 grupos de alunos. Distribua 4 mesas nos cantos das salas. Fixe nas mesas as instruções para cada atividade, disponível no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Wm8BX3D5ZeP3CBrh5dcb7zsyWMymYByUFND3NAbTEE2VDa4rTqcYuFzeeuq9/atividade-para-impressao-mao-na-massa-cie7-05me04.pdf. Entregue uma folha de papel pardo e os 3 esquemas com os temas: gasolina, diesel e etanol: vantagens e desvantagens, para cada grupo, disponível no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RWMWGFSJcxb5qAnQd2vyS8uGDpHBURJge3Whz7hqfvjNuUmKMaq5b3rPbdHm/atividade-para-impressao-esquema-cie7-05me04.pdf e peça que, ao final do circuito, colem os esquemas no papel pardo, para apresentação dos trabalhos para a turma. Direcione os grupos para cada mesa numerada (números de 1 a 4).

Na mesa nº 1, peça aos alunos que escrevam ou, se preferirem, colem palavras que acham que têm a ver com o tema da aula em cada esquema entregue pelo professor.

Na mesa nº 2, peça para formarem, pelo menos, três frases relacionadas ao tema da aula, conforme seus conhecimentos, anotando no papel pardo.

Na mesa nº 3, utilize um notebook ou TV e DVD ou até mesmo o celular do aluno, para que eles possam assistir o vídeo disponível no link https://bit.ly/2wSj5KU até 4:40 minutos.

Na mesa nº 4, disponibilize um notebook ou peça para os alunos trazerem celulares ou tablets para pesquisarem sobre o tema e escrever as vantagens e desvantagens da gasolina e do etanol. Para isso passe o endereço site https://bit.ly/2wNT5R6.

Caso não seja possível utilizar computadores ou celulares, imprima o texto do site indicado para a 4ª mesa e disponibilize para os alunos. Caminhe pela sala e observe o desenvolvimento das atividades pelos alunos e se for necessário, fique mais próximo do grupo que tiver dificuldade ou da atividade que presumir que seja mais difícil, garantindo o acompanhamento dos alunos que precisam de mais atenção.

Após todos terem passado por todas as mesas forme uma roda de conversa e discuta sobre as vantagens e desvantagens dos combustíveis. Favoreça a discussão fazendo perguntas como: Qual atividade vocês tiveram mais dificuldades? O que descobriram sobre as vantagens e desvantagens dos combustíveis? Qual o combustível menos poluente? Qual o mais poluente?

Observação: Estabeleça um tempo de 7 minutos para cada atividade. Após este tempo os alunos deverão trocar de mesa.

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Com a sala em círculo, retome a questão disparadora “Quais as vantagens e as desvantagens do uso dos combustíveis no nosso dia a dia? Peça aos grupos que apresentem seus esquemas com seus apontamentos e colem no quadro. Retome a questão do contexto: O que é um carro flex? Qual a vantagem desse carro em relação a outro modelo? Ouça as respostas dos alunos e se for necessário explique melhor sobre o assunto, especificando as vantagens desse modelo, para isso, anteriormente, acesse o link https://bit.ly/2QkZuff e leia sobre o assunto. Ao final da aula espera-se que os alunos consigam discutir sobre as vantagens e desvantagens dos combustíveis no nosso dia a dia.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Nesta aula será utilizada a metodologia “Rotação por estações”. A metodologia prevê a criação de um circuito dentro da sala de aula, com atividades diferentes em cada canto da sala, sendo os alunos organizados em grupos, cada um dos quais realiza uma tarefa, de acordo com os objetivos do professor para a aula planejada. Podem ser realizadas atividades escritas, leituras, pesquisas online ou offline, entre outras. O planejamento desse tipo de atividade não é sequencial, e as tarefas realizadas nos grupos são de certa forma independentes, mas funcionam de forma integrada para que, ao final da aula, todos tenham tido a oportunidade de ter acesso ao mesmo conteúdo sob diferentes formas de aprendizagem.

Materiais necessários para a aula: Projetor, notebook ou TV e aparelho de DVD, celulares ou tablet, caixa de som ou fone de ouvido, papel pardo e canetinha hidrográfica colorida, cola de papel, tesoura, esquema para completar, disponível no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RWMWGFSJcxb5qAnQd2vyS8uGDpHBURJge3Whz7hqfvjNuUmKMaq5b3rPbdHm/atividade-para-impressao-esquema-cie7-05me04.pdf

Observação: Caso resolva utilizar o celular dos alunos, peça com antecedência, autorização para a coordenadora ou diretor/diretora.

Materiais de apoio:

https://www.todamateria.com.br/combustiveis-fosseis/

https://www.significados.com.br/combustivel-fossil/

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/combustiveis.htm

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Projete o slide, ou escreva no quadro o tema da aula, e leia para os alunos. Comente com os alunos que, durante o decorrer da aula, eles irão discutir as vantagens e as desvantagens dos combustíveis mais usados.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o slide ou imprima (disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JTPrYFFv8r2d8GYXh7s3GURQGTgJTWWgtMurJncKS8sGvSG3XMHBRbjTypMb/atividade-para-impressao-contexto-cie7-05me04.pdf) e cole no quadro. Leia o texto introdutório para os alunos de forma a instigá-los. Peça aos alunos que observem a imagem e reflitam sobre as perguntas feitas por Mariana: “O que é um carro flex?”; “Qual a vantagem do carro flex em relação a outros modelos”. Neste momento não precisa responder as perguntas, pois as respostas serão encontradas no decorrer da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Projete ou escreva no quadro e leia a questão disparadora “Quais as vantagens e as desvantagens do uso dos combustíveis no nosso dia a dia?” Peça aos alunos para pensarem sobre a questão disparadora e reflitam se os combustíveis só trazem vantagens para a nossa vida.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Forme 4 grupos de alunos. Distribua 4 mesas nos cantos das salas. Fixe nas mesas as instruções para cada atividade, disponível no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Wm8BX3D5ZeP3CBrh5dcb7zsyWMymYByUFND3NAbTEE2VDa4rTqcYuFzeeuq9/atividade-para-impressao-mao-na-massa-cie7-05me04.pdf. Entregue uma folha de papel pardo e os 3 esquemas com os temas: gasolina, diesel e etanol: vantagens e desvantagens, para cada grupo, disponível no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RWMWGFSJcxb5qAnQd2vyS8uGDpHBURJge3Whz7hqfvjNuUmKMaq5b3rPbdHm/atividade-para-impressao-esquema-cie7-05me04.pdf e peça que, ao final do circuito, colem os esquemas no papel pardo, para apresentação dos trabalhos para a turma. Direcione os grupos para cada mesa numerada (números de 1 a 4).

Na mesa nº 1, peça aos alunos que escrevam ou, se preferirem, colem palavras que acham que têm a ver com o tema da aula em cada esquema entregue pelo professor.

Na mesa nº 2, peça para formarem, pelo menos, três frases relacionadas ao tema da aula, conforme seus conhecimentos, anotando no papel pardo.

Na mesa nº 3, utilize um notebook ou TV e DVD ou até mesmo o celular do aluno, para que eles possam assistir o vídeo disponível no link https://bit.ly/2wSj5KU até 4:40 minutos.

Na mesa nº 4, disponibilize um notebook ou peça para os alunos trazerem celulares ou tablets para pesquisarem sobre o tema e escrever as vantagens e desvantagens da gasolina e do etanol. Para isso passe o endereço site https://bit.ly/2wNT5R6.

Caso não seja possível utilizar computadores ou celulares, imprima o texto do site indicado para a 4ª mesa e disponibilize para os alunos. Caminhe pela sala e observe o desenvolvimento das atividades pelos alunos e se for necessário, fique mais próximo do grupo que tiver dificuldade ou da atividade que presumir que seja mais difícil, garantindo o acompanhamento dos alunos que precisam de mais atenção.

Após todos terem passado por todas as mesas forme uma roda de conversa e discuta sobre as vantagens e desvantagens dos combustíveis. Favoreça a discussão fazendo perguntas como: Qual atividade vocês tiveram mais dificuldades? O que descobriram sobre as vantagens e desvantagens dos combustíveis? Qual o combustível menos poluente? Qual o mais poluente?

Observação: Estabeleça um tempo de 7 minutos para cada atividade. Após este tempo os alunos deverão trocar de mesa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Com a sala em círculo, retome a questão disparadora “Quais as vantagens e as desvantagens do uso dos combustíveis no nosso dia a dia? Peça aos grupos que apresentem seus esquemas com seus apontamentos e colem no quadro. Retome a questão do contexto: O que é um carro flex? Qual a vantagem desse carro em relação a outro modelo? Ouça as respostas dos alunos e se for necessário explique melhor sobre o assunto, especificando as vantagens desse modelo, para isso, anteriormente, acesse o link https://bit.ly/2QkZuff e leia sobre o assunto. Ao final da aula espera-se que os alunos consigam discutir sobre as vantagens e desvantagens dos combustíveis no nosso dia a dia.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 7º ano :

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

MAIS AULAS DE Ciências do 7º ano:

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07CI05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano