Relação entre o movimento de rotação da Terra e os fusos horários
8° Ano
Objetivos de aprendizagem
Relacionar os fusos horários com o movimento de rotação da Terra.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF08CI13) Representar os movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano, com a utilização de modelos tridimensionais.
Professor-autor: Francisco Wanderley Diógenes Peixoto
Mentor: Roseday Santos Nascimento
Especialista: Leandro Holanda
Sobre este plano </title>
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar. Este plano tem relação com o plano CIE8_11TU01. Sugiro avaliar a possibilidade de articular ambos.
Sobre esta aula: Esta aula tem como objetivo relacionar os fusos horários com o movimento de rotação da Terra. Professor, para aprofundar um pouco mais sobre a temática da aula, fica a sugestão de pesquisa:
Material necessário para a seção mão na massa:
Opção 1: Se a escolha for simular o movimento de rotação manualmente:
- Bola de isopor com 20 cm de diâmetro;
- Pedaço de arame com cerca de 40 cm ou espeto fino com o mesmo tamanho;
Opção 2: Se a escolha for simular o movimento de rotação com motor de passo:
- Bola de isopor com 20 cm de diâmetro;
- Pedaço de arame com cerca de 40 cm ou espeto fino com o mesmo tamanho;
Código: CIE8_11T&U02
(EF08CI13) Representar os movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano, com a utilização de modelos tridimensionais.
AULA 04
AULA 05
AULA 07
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes