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Plano de aula > Ciências > 4º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Aquecimento do chocolate

Plano de aula de Ciências com atividades para 4º ano do Fundamental sobre a transformação ocorrida no chocolate por meio do aquecimento

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabiane de Sant'Ana Leite

 

Sobre esta aula select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula:

  • Barras de chocolate, proporcionais à sua turma;
  • Refratárias de vidro;
  • Uma colher de pau, para mexer;
  • Microondas ou fogão.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o título para a turma. Comente que nesta aula os alunos farão uma experimentação muito interessante. Permita um ambiente de curiosidade e entusiasmo, fazendo perguntas do tipo: “Quem gosta de chocolate?”. Seja breve na apresentação do tema para os alunos, assim não antecipará as etapas de sua aula.

CONTEXTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Assista com os alunos ao vídeo explicativo de como derreter chocolate (disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ky4GXoxxBJs) e em seguida abra uma breve discussão sobre os questionamentos mencionados no slide.

Faça outras perguntas do tipo: “Alguma vez vocês guardaram o chocolate no bolso ou em algum lugar e ele derreteu? Como foi?”

Permita que seus alunos se expressem, de forma a contribuir com experiências já vividas por eles. Aproveite para comentar sobre a atividade que irão realizar, sem dar a dica do que acontecerá na aula.

Caso você não consiga projetar o vídeo, utilize o passo a passo a seguir para o derretimento do chocolate:

Coloque alguns pedacinhos de chocolate em barra num pote que possa ser usado em microondas. Deixe aquecer por aproximadamente 3 minutos. Durante este processo, observe se o chocolate vai derretendo, caso não esteja na textura de derretido, mexa um pouco com a colher e volte a aquecê-lo por aproximadamente 2 minutos, até encontrar a textura desejada.

Apresente para seus alunos o resultado da experiência.

QUESTÃO DISPARADORA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia a questão disparadora para a turma, de maneira que possam refletir sobre a possibilidade do derretimento implicar no sabor, na forma, na textura e no cheiro do chocolate. Deixe-os livres para dar hipóteses.

MÃO NA MASSA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Oriente seus alunos para este momento da aula, em que prepararão o chocolate para o experimento de derretimento. Explique que deverão observar atentamente todas as características do produto, principalmente o sabor. (Eles vão adorar!)

Tome todas as precauções possíveis em relação à utilização de fogão e microondas e, principalmente se há algum aluno que apresente algum tipo de restrição alimentar. Neste caso, consulte a família e a direção da escola para que o objetivo da aula seja alcançado, sem prejudicar o aluno.

Reúna a turma na cozinha da escola, ou se for utilizar microondas, leve-o para a sala, de maneira que possa ser visualizado por todos os alunos. De preferência em um semicírculo, fale brevemente sobre do que é feito o chocolate, os tipos e como é consumido e conhecido mundialmente.

Distribua alguns pedacinhos de chocolate para a turma, antes de ser derretido, para que seus alunos vejam, sintam a textura, dureza e sabor do chocolate. Peça para que anotem todas as características observadas. Deixe-os provar.

No vídeo do slide “Contexto”, há diferentes métodos de derretimento do chocolate, se optar pelo método do microondas, siga o passo a passo, conforme o vídeo explica. Fique atento para os cuidados com o calor das refratárias e o uso do microondas, para não ocasionar acidentes.

Material de apoio:

http://www.casadechocolates.com.br/curiosidade/mitos-e-curiosidades-sobre-o-chocolate-C14447.html

MÃO NA MASSA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Fale com seus alunos sobre o resultado obtido com o derretimento do chocolate. Mostre ao grupo como ficou. Permita que provem e percebam o sabor, a textura. Deixe que apontem diferenças e semelhanças sobre o chocolate antes e o depois do derretimento.

Questione seus alunos sobre o resultado obtido com o experimento::

  • Qual o aspecto do chocolate, agora?
  • Será que o gosto do chocolate mudou?
  • Quais características foram modificadas?

Aproveite este momento para deixar que os alunos provem e confirmem que o gosto continua o mesmo, porém a textura, cor e dureza foram modificados.

Material de apoio:

http://cientistabeta.com.br/2016/03/29/fantastica-ciencia-do-chocolate/

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Sistematize o experimento estabelecendo uma tabela comparativa entre o “antes e depois” do chocolate. Peça aos alunos que escrevam as características observadas no início da aula, com o chocolate ainda duro e depois do experimento realizado. Em seguida a conclusão com base na transformação reversível.

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Finalize a aula e, após a conclusão do experimento, mencione que este tipo de transformação se refere à uma transformação reversível, pois o chocolate mantém suas propriedades apesar da forma e textura terem sido modificadas. Aproveite para dizer que ele pode voltar a ficar durinho se for colocado na geladeira. Por isso é reversível. Utilize, também, o registro final na tabela para compor a finalização de sua aula. Não deixe de saborear com seus alunos ao finalizar a aula, o chocolate!

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula:

  • Barras de chocolate, proporcionais à sua turma;
  • Refratárias de vidro;
  • Uma colher de pau, para mexer;
  • Microondas ou fogão.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o título para a turma. Comente que nesta aula os alunos farão uma experimentação muito interessante. Permita um ambiente de curiosidade e entusiasmo, fazendo perguntas do tipo: “Quem gosta de chocolate?”. Seja breve na apresentação do tema para os alunos, assim não antecipará as etapas de sua aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Assista com os alunos ao vídeo explicativo de como derreter chocolate (disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ky4GXoxxBJs) e em seguida abra uma breve discussão sobre os questionamentos mencionados no slide.

Faça outras perguntas do tipo: “Alguma vez vocês guardaram o chocolate no bolso ou em algum lugar e ele derreteu? Como foi?”

Permita que seus alunos se expressem, de forma a contribuir com experiências já vividas por eles. Aproveite para comentar sobre a atividade que irão realizar, sem dar a dica do que acontecerá na aula.

Caso você não consiga projetar o vídeo, utilize o passo a passo a seguir para o derretimento do chocolate:

Coloque alguns pedacinhos de chocolate em barra num pote que possa ser usado em microondas. Deixe aquecer por aproximadamente 3 minutos. Durante este processo, observe se o chocolate vai derretendo, caso não esteja na textura de derretido, mexa um pouco com a colher e volte a aquecê-lo por aproximadamente 2 minutos, até encontrar a textura desejada.

Apresente para seus alunos o resultado da experiência.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia a questão disparadora para a turma, de maneira que possam refletir sobre a possibilidade do derretimento implicar no sabor, na forma, na textura e no cheiro do chocolate. Deixe-os livres para dar hipóteses.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Oriente seus alunos para este momento da aula, em que prepararão o chocolate para o experimento de derretimento. Explique que deverão observar atentamente todas as características do produto, principalmente o sabor. (Eles vão adorar!)

Tome todas as precauções possíveis em relação à utilização de fogão e microondas e, principalmente se há algum aluno que apresente algum tipo de restrição alimentar. Neste caso, consulte a família e a direção da escola para que o objetivo da aula seja alcançado, sem prejudicar o aluno.

Reúna a turma na cozinha da escola, ou se for utilizar microondas, leve-o para a sala, de maneira que possa ser visualizado por todos os alunos. De preferência em um semicírculo, fale brevemente sobre do que é feito o chocolate, os tipos e como é consumido e conhecido mundialmente.

Distribua alguns pedacinhos de chocolate para a turma, antes de ser derretido, para que seus alunos vejam, sintam a textura, dureza e sabor do chocolate. Peça para que anotem todas as características observadas. Deixe-os provar.

No vídeo do slide “Contexto”, há diferentes métodos de derretimento do chocolate, se optar pelo método do microondas, siga o passo a passo, conforme o vídeo explica. Fique atento para os cuidados com o calor das refratárias e o uso do microondas, para não ocasionar acidentes.

Material de apoio:

http://www.casadechocolates.com.br/curiosidade/mitos-e-curiosidades-sobre-o-chocolate-C14447.html

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Fale com seus alunos sobre o resultado obtido com o derretimento do chocolate. Mostre ao grupo como ficou. Permita que provem e percebam o sabor, a textura. Deixe que apontem diferenças e semelhanças sobre o chocolate antes e o depois do derretimento.

Questione seus alunos sobre o resultado obtido com o experimento::

  • Qual o aspecto do chocolate, agora?
  • Será que o gosto do chocolate mudou?
  • Quais características foram modificadas?

Aproveite este momento para deixar que os alunos provem e confirmem que o gosto continua o mesmo, porém a textura, cor e dureza foram modificados.

Material de apoio:

http://cientistabeta.com.br/2016/03/29/fantastica-ciencia-do-chocolate/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Sistematize o experimento estabelecendo uma tabela comparativa entre o “antes e depois” do chocolate. Peça aos alunos que escrevam as características observadas no início da aula, com o chocolate ainda duro e depois do experimento realizado. Em seguida a conclusão com base na transformação reversível.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Finalize a aula e, após a conclusão do experimento, mencione que este tipo de transformação se refere à uma transformação reversível, pois o chocolate mantém suas propriedades apesar da forma e textura terem sido modificadas. Aproveite para dizer que ele pode voltar a ficar durinho se for colocado na geladeira. Por isso é reversível. Utilize, também, o registro final na tabela para compor a finalização de sua aula. Não deixe de saborear com seus alunos ao finalizar a aula, o chocolate!

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