9791
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Geometria

Plano de aula - Investigando áreas e ângulos em triângulos

Plano de aula de matemática com atividades para 9 do Fundamental sobre identificar o triângulo retângulo como o caso em que ocorre a igualdade da soma das áreas menores com a área sobre o lado maior (Hipotenusa)

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Sebastião Rodrigues da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano (MAT9_15GEO01)

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Alguma rede social (Whatsapp, Facebook, etc.) régua e papel para anotações.
- Optativas: Calculadora e tesoura.

Aquecimento
- Pela rede social escolhida, inicie esse contato questionando se seus alunos e alunas lembram das classificações dos triângulos quanto aos ângulos e lados. Complemente informando todas as definições.

Atividade principal
Faça uso do plano da atividade principal desse plano solicitando que usem o Geogebra (ou instalado no PC ou online pelo link https://www.geogebra.org/classic?lang=pt_PT) construindo um triângulo qualquer, depois quadrados a partir dos lados dos triângulos e os ângulos internos do triângulo.
Se ainda houver necessidade de algum estudante no manuseio do Geogebra, repasse o passo-a-passo contido no plano original, após, peça a todos que façam todos os movimentos previstos nele para fazer a discussão da exploração.

Discussão das soluções
- Na discussão das soluções, peça que alguns compartilhem seus resultados para que sirvam de comparação com os outros.

Sistematização e encerramento
- Faça uma sistematização destacando que a relação do teorema de Pitágoras serve apenas ao triângulo e que nos outros casos acontecem desigualdades:
Triângulo acutângulo: a² < b²+c²
Triângulo obtusângulo: a² > b²+c²
Triângulo retângulo: a² = b²+c²

Convite às famílias
Peça para que seus alunos envolvam seus familiares, próximos neste momento, e relatem suas explorações sobre os desenhos e links.

Sugestão Enviada Por: Fabio Menezes


Código: MAT9_15GEO01

(EF09MA14) Resolver e elaborar problemas de aplicação do teorema de Pitágoras ou das relações de proporcionalidade envolvendo retas paralelas cortadas por secantes.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 9º ano:

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem a reconhecer as relações entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal; diferenciar ângulo inscrito de ângulo central; identificar transformações geométricas no plano; identificar as relações de semelhança entre figuras geométricas; identificar e reconhecer as relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo; utilizar os teoremas de Tales e de Pitágoras; reconhecer e identificar vistas ortogonais de figuras não planas.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas